Aspectos a avaliar durante a mastigação

Para facilitar a análise da avaliação da mastigação (https://ericasitta.wordpress.com/2012/03/17/como-avaliar-a-mastigacao/), além da observação feita pelo profissional durante o processo de avaliação, também se recomenda a filmagem desse procedimento para todos os casos, a fim de se realizar uma análise mais detalhada posteriormente (https://ericasitta.wordpress.com/2012/03/13/detalhes-importantes-de-avaliacao-mastigacao/).

A seguir encontram-se os itens propostos para a avaliação e a descrição da forma de avaliação (Whitaker, Trindade Júnior, Genaro, 2009):

1. Alimentos testados
Sugere-se que a avaliação da mastigação seja realizada com pão ou biscoito tipo wafer, sendo o primeiro de custo baixo e de fácil aceitação entre os pacientes e o segundo apresenta um tempo maior de conservação, sem modificação de suas propriedades.

2. Tamanho do alimento

Sugere-se uma porção de 2cm ou ¼ de biscoito tipo wafer e, quando for utilizado o pão francês, recomenda-se o mini pão francês, cortando-se uma fatia da região central do pão, de 1cm de espessura e tomando-se ¼ desta fatia.

3. Preensão do alimento
Este aspecto refere-se ao início da mastigação, correspondendo à fase incisal da mesma, cabendo ao examinador observar o local da cavidade oral onde a incisão ocorre. Além disso, o paciente pode partir o alimento com as mãos antes de posicioná-lo entre os dentes, não ocorrendo, portanto, a fase incisal da mastigação.

4. Movimento mandibular
Deve ser avaliado por meio de palpação, percebendo-se a excursão da mandíbula, somado à observação visual.

5. Lado inicial da mastigação
Deve-se observar os movimentos mandibulares no primeiro ciclo mastigatório, em que a mandíbula deve estar lateralizada para o lado inicial e os dentes deste mesmo lado em oclusão.

6. Tipo mastigatório
Verifica-se todos os ciclos mastigatórios, identificando o número de ciclos realizados em cada lado (direito e esquerdo). Recomenda-se que este procedimento seja realizado posteriormente, a partir da análise da filmagem.

7. Musculatura perioral
Por meio da observação visual verifica-se a participação da musculatura perioral durante os ciclos mastigatórios.

8. Lábios
Deve ser observada a postura labial durante a realização da função mastigatória, verificando se os mesmos permanecem selados.

9. Tremor
Avaliado por meio de observação dos tecidos periorais durante a realização da função mastigatória, sendo necessário especificar em qual estrutura oral o mesmo ocorre.

10. Contração de Masseteres

Avaliada por meio de palpação digital, posiciona se os dedos bilateralmente na face do paciente na região dos músculos, enquanto o mesmo executa a função mastigatória.

11. Coordenação dos movimentos
A partir da visualização e análise da filmagem, observam-se os movimentos mandibulares de fechamento, lateralização e abertura, assim como os movimentos dos lábios e da língua quanto à precisão dos mesmos.

12. Escape anterior do alimento

Por meio de visualização, verifica-se a presença de acúmulo de alimento nas comissuras labiais, bem como o escoamento do mesmo entre os lábios.

13. Amassamento com a língua

A partir da visualização e análise da filmagem, verifica-se a presença de esmagamento do bolo alimentar com a língua contra o palato duro, notando se a movimentação vertical ou póstero-anterior da língua. Quando essa situação ocorre, em geral, os lábios encontram-se afastados.

14. Movimento de cabeça
Observa-se durante a avaliação direta e na análise da filmagem, se há compensação postural da cabeça durante a mastigação.

15. Local da trituração do alimento
A partir da visualização e análise da filmagem, nota-se o local da cavidade oral em que está ocorrendo a trituração do alimento.

16. Respiração durante a mastigação
Durante o exame direto ou na análise da filmagem, verifica-se o modo respiratório durante a função mastigatória, observando-se a coordenação entre essas duas funções.

17. Ruídos nas ATMs
Cabe lembrar que uma articulação saudável não apresenta ruídos. Assim, deve ser investigado, por meio da ausculta das ATMs com estetoscópio, a presença desse evento.

18. Tempo mastigatório
O tempo mastigatório, em segundos, será mensurado utilizando-se um cronômetro, o qual será acionado imediatamente no início da fase incisal e interrompido quando iniciar a primeira deglutição, observada pela elevação da laringe, característica do início da fase faríngea da deglutição, como manobra para proteção das vias aéreas.

19. Número de ciclos mastigatórios
Deve ser analisado por meio da filmagem, observando-se a quantidade de movimentos mastigatórios realizados durante a mastigação de um determinado alimento.

20. Formação do bolo
Em um segundo teste, o avaliador deve orientar o paciente a não deglutir o alimento triturado, já nos momentos finais da mastigação que antecedem a deglutição.

21. Presença de tosse, engasgo, dispnéia ou modificação na coloração facial
Estes aspectos devem ser observados durante a mastigação, o esperado é que o paciente consiga conter o bolo na cavidade oral até o momento da deglutição.

22. Dor durante a mastigação
Deve-se verificar durante a mastigação quaisquer modificações na expressão facial do paciente, bem como questioná-lo sobre a presença de dor ou desconforto em algum momento da realização desta função.

23. Teste de eficiência mastigatória
A verificação da trituração adequada do bolo alimentar pode ser realizada a partir do teste de eficiência mastigatória.

A Fonoaudiologia tem buscado objetividade nas avaliações que comprovem a efetividade da intervenção fonoaudiológica, incentivando os pesquisadores a investigarem as variações da normalidade para que, somente com estes dados, possa aplicá-los na prática clínica.

A função mastigatória desperta interesse de várias ciências como a Fonoaudiologia, Odontologia, Fisioterapia e Medicina. Sabendo, assim, que o fonoaudiólogo é o profissional apto para prevenir, diagnosticar e reabilitar as alterações das funções estomatognáticas, a mastigação torna-se parte importante da atuação deste profissional.

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta .

Bibliografia

Whitaker ME, Trindade Júnior AS, Genaro KF. Protocolo de avaliação da mastigação.Rev CEFAC, v.11, Supl3, 311-323, 2009

8 respostas em “Aspectos a avaliar durante a mastigação

  1. Pingback: Terapia mastigatória I – Compreenda os resultados da avaliação | Fonoaudiologia por Erica Sitta

  2. Pingback: Qual medida alimentar utilizo na avaliação da deglutição? | Fonoaudiologia por Erica Sitta

  3. Pingback: Fotos/Imagens sobre Mastigação | Fonoaudiologia por Erica Sitta

  4. Pingback: Testes – Parte 1 | Vida de Fisioterapeuta

Deixe um comentário