Erica Sitta

Captura de Tela 2020-02-20 às 10.59.31

” Fonoaudióloga, Mestre e fundadora do fonoonline Blog e do fonoonline EAD . Biopsicóloga, Instrutora de Yoga e apaixonada pela vida. Adora aprender e ensinar sobre o ser humano”.

Mini Currículo:

  • Fonoaudióloga formada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA).
  • Registrada pelo CRFA 2 – 15522
  • Pós-graduada em Motricidade Orofacial pela Universidade de São Paulo (FOB/USP).
  • Pós-graduada em Atuação em Motricidade Orofacial em casos Odontológicos pela Universidade de São Paulo (FOB/USP).
  • Pós-graduada em Voz pela Universidade de São Paulo (FOB/USP).
  • Pós-graduada em Linguagem de Adulto pela Universidade de São Paulo (FOB/USP).
  • Pós-graduada em Neurociência e processo de envelhecimento cerebral pela Universidade de São Paulo (FOB/USP).
  • Pós-graduada em Biopsicologia: Ciência do corpo e da mente pelo Instituto Visão Futuro.
  • Mestre em Ciências (Atuação em Saúde Coletiva) pela Universidade de São Paulo (FOB/USP).
  • Cursando MBA em Desenvolvimento Humano e Gestão de Projetos pela Unopar.

Curiosidades sobre Erica Sitta:

  • Já ensinou Fonoaudiologia para mais de 2.561.867 alunos. Começou sua trajetória em 2005 através de criar conteúdos relevantes neste Blog que inicialmente era chamado de “Fonoaudiologia por Erica Sitta” e que cresceu e deu início ao florescimento do ensino à distancia com o nome fonoonline.
  • O Fonoonline nasceu do crescimento exponencial de alunos interessados em assistir aos seus cursos, aliada a dificuldade de atender as mais diversas regiões deste imenso Brasil. Então o que era um lazer (escrever no blog) virou sua profissão (ensinar seus segredos aos fonoaudiólogos).
  • Além de alunos Brasileiros, ela também tem alunos estrangeiros : no Japão, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Peru, Argentina e outros, fazendo da fonoaudióloga Erica Sitta, uma profissional reconhecida mundialmente.
  • Recebeu o troféu Startup SP em 2019 pela maior Inovação do Ensino em Fonoaudiologia com a criação do fonoonline. Um local de aprendizado de Fonoaudiologia juntamente com áreas afins, incluindo educação de aspectos relevantes ao desenvolvimento profissional (carreira) ao qual ajuda o Fonoaudiólogo a construir, com autonomia, sua própria história de sucesso.
  • Como ela também tem formação extra-curricular em Tantra Yoga , Biopsicologia e é praticante experiente em Meditação, suas ideias vão além do convencional. Seu olhar clínico e educacional mostra a importância de atender a integralidade do paciente e não apenas as alterações explícitas fonoaudiológicas.
  • Apesar de ensinar Fonoaudiologia desde 2006, ela ensinou em paralelo, há 10 anos a prática de Yoga, o que fez sua didática ficar humanizada, entusiasmada, clara e dinâmica.

Contatos fonoonline:

40 respostas em “Erica Sitta

  1. Olá minha querida!!!

    Entrei aqui em seu blog, querendo ser a visita n° 1.001, mas quando fui ver já haviam 200 na minha frente!!! hehehe!

    Artigos muito interessantes que vc publicou! Vou tentar ler todos, ok?!?!?

    Mande notícias…

    Beijos!

    Fernando.

  2. Erica que lindo trabalho…seu Blog está muito gostoso de ler. Parabéns.
    É assim que a Fonoaudiologia deve ser sempre divulgada.
    Quero convidá-la a conhecer meu blog: http://www.fonopaula.blogspot.com
    Espero que goste!
    Erica você estará em Curitiba no Congresso de MO agora em Junho? Se for , me avise para que possamos nos conhecer!

    Abraços

    Paula Brito – Campinas

    • Oi Paula,
      Que honra ter agradado seu gosto através do meu blog.Fiquei muito feliz pelo seu recado.
      Visitei seu blog também e achei muito legal você ser Acupunturista… a Fonoaudiologia necessita de novos olhares e novas atitudes.
      Se quiser receber as atualizações do meu blog, que está disposto em educação continuada, basta apenas se cadastrar e receberá por e mail.
      Qualquer coisa, fique a vontade para entrar em contato tb por aqui.
      Abraço,
      Erica

  3. HOLA; Erica, mi nombre es adriana velez y tambien soy fonoaudiologa, tus publicaciones son realmente interesantes, por ese motivo te quiero pedir autorizacion para traducirlos al español y publicarlos en mi pagina de facebook, obvio que con la aclaración de que las publicaciones son tuyas y lo unico que yo realizo son las traducciones al español. Un gusto en compartir mi profesion con vos y espero tu respuesta!!!

    • Oi Adriana. Fiquei feliz pelo convite. Estou pensando em mais para a frente traduzir para o inglês e o espanhol. Me passe o seu contato e a página do facebook a qual deseja publicar que combinamos melhor.
      Abraço,
      Erica

  4. Muito legal Erica o seu trabalho, seu curriculum é vasto, também quero ser assim, mais aqui na minha cidade não tem muita coisa, bjs parabéns

  5. Olá Erica! Adorei o seu blog, parabéns!! Gostaria de saber mais sobre a relação da Fonoaudiologia e Estética Facial. Você tem experiência nessa área?
    Bjs

    • Oi Maria Carolina, obrigada po sua visita!
      Também adoro sobre este tema (estética), mas ainda não escrevi sobre o assunto 😦 . Assim que der, teremos um post sobre isso! Se quiser deixe seu endereço de e-mail para nos seguir (num local próprio ao final de qualquer publicação), que então, você será avisada sobre tudo o tivermos de novidades…
      Gde Abraço
      Erica Sitta

  6. Erica, meus parabéns por sua iniciativa. Eu moro atualmente em Moçambique – Africa. Me formei em Fonoaudiologia em 2011 e logo vim pra cá, não desenvolvendo meu aprendizado, já que trabalhei somente com execução de exames de audiometria ocupacional. Ao mudar de estado aqui mesmo em Moçambique, fui abordada por um projeto para realizar uma avaliação de disfagia em um menino de 3 anos com desnutrição severa. Não tinha nenhum material. Pedi a amigas da faculdade e uma delas me ajudou, as outras estavam ocupadas. Consegui materiais com fonos de portugal e avaliei e estou fazendo terapia nesse menino. A responsavel por este projeto é uma brasileira e ela adotou uma menina que está com problemas de fala e pra atendê-la precisei de material e como nossa classe é “super” unida não consegui nada até encontrar o seu blog. PARABÉNS MESMO!!! É de fonoaudiologas assim que precisamos, que são boas em seu trabalho e não tem medo de compartilhar seu conhecimento e materiais.
    BEIJOS E MUITO OBRIGADA

    • Oi Patricia! Seja Bem Vinda.
      Venho compartilhando o que sei por que enquanto eu fazia graduação percebi que era muito difícil encontrar algum livro ou site que ensinasse o que eu precisava; assim decidi compartilhar. Recebi em meu coração todo o seu carinho. Obrigada.
      Abraços
      Erica Sitta

      p.s. Não esqueça de cadastrar o seu e-mail ao final da página para receber todas as novas publicações.

    • Olá Patrícia, tudo bem?
      Você ainda está morando em Moçambique?
      Caso a resposta seja sim, gostaria de entrar em contato com você por e-mail ou WhatsApp.

      Atenciosamente,

      Thiago dos Santos

  7. Muito boa sua entrevista.Eu tenho uma filha que tem um problema na boca,quando ela sorrir parece que está chorando.ela tem 7anos e eu busco alguma solução.VC teria alguma para me enformar?desde já eu agradeço.

    • Oi Flávia.
      Seria interessante sua filha passar por uma avaliação fonoaudiológica com um profissional especializado em motricidade orofacial. Certamente , juntos, vocês saberão o que melhor fazer. 😉
      Abraços
      Erica Sitta

  8. Olá Erica,
    Parabéns pelo blog e pelas perspetivas inovadoras.
    Sou Terapeuta da Fala e Consultora de Imagem. Tal como falaste, eu também tenho ido atrás das minhas curiosidades, com o objetivo de ajudar os outros com as minhas aprendizagens. Despertou-me a atenção quando falaste em “maquilhagem energética”, pois seria um ótimo complemento para a minha formação de maquilhagem e até mesmo de mioterapia estética. Gostava de saber um pouco mais sobre o assunto. Será que me podes indicar algum sítio onde possa aprender mais sobre isso?
    Beijinho
    Susana Dias

    • Oi Susana, veja bem vinda!!!
      Entre nesse site (http://www.artedafeminilidade.com.br) e fale com a Lourdes, ela é a facilitadora desses cursos de maquiagem energética atualmente… Em sua grande maioria eles acontecem em Bauru-SP, porém ela também poderá lhe informar mais sobre o assunto em outras regiões.
      Obrigada por sua visita.
      Abraços
      Erica Sitta

  9. Boa tarde Erica,
    qual o papel do fonoaudiologo em um caso de disfagia oral leve ( engasga com liquidos e saliva), relacionada à hernia de hiato?

    • Oi Rosana. Obrigada por sua visita!
      O fonoaudiólogo poderá avaliar esta função (deglutição) além de outras como a mastigação e a respiração, desta forma relacionar o exame com outros achados clínicos ou encaminhamentos.

      Após esta avaliação, o profissional poderá lhe dar orientações e a traçar um plano terapêutico para a reabilitação (caso seja possível sem outras intervenções).

      Abraços
      Erica Sitta

  10. Olá Érica, comecei recentemente o curso de fonoaudiologia e estou encantada, e mais encantada ainda fico com seu blog, além de ser um ótimo instrumento de pesquisa, é de conteúdo extremamente necessário. Infelizmente não temos tantas coisas relacionadas à fonoaudiologia na internet, e é muito bom ter pessoas como você, com iniciativas para ajudar as futuras gerações de fonoaudiólogos.
    Um grande beijo, gratidão pelo trabalho.

    Sucesso e luz.

    • Oi Carina! Obrigada por sua visita!!!
      Fico imensamente feliz em saber que consegui ajudar em suas pesquisas. Aproveite tudo o que puder. Volte sempre!
      Abraços
      Erica Sitta

  11. Olá Erica, gostaria de saber se você sabe se já tem alguém trabalhando com o Tens para relaxamento laríngeo no RJ… sinto dores crônicas de laringe e atualmente voltei a estudar canto e tem me incomodado bastante… obrigado!

  12. Boa noite Érica tudo bem? Sempre visito seu site, aliás está de parabéns! Muito esclarecedor! Sou fonoaudióloga e leio seus artigos. Por acaso você teria algum acerca de fonoterapia em bebes até um ano para refluxo gastroesofágico? Já li vários mas nenhum fala exatamente da fonoterapia em si , só orientações. Obrigada. Abraços.

    • Oi Tania, que bom receber suas visitas… ❤
      Eu ainda não entrei no assunto bebês. Não tenho nada pronto, desculpe. Logo mais teremos!
      Abraços
      Erica Sitta

  13. Boa noite!! Parabenes pelo seu trabalho !! Vc pode me indicar um profissional de fono estetica em Santos? Nao consegui achar nenhum. Obrigado!!!

  14. Ola Erica, meu filho tem 4 anos e 3 meses, ha 1 mes atras ele comecou ter gagueira. Gostava de saber se voce se encontra ainda em Mocambique e como posso marcar uma consulta com voce. Obrigada

    • Olá Rosie. Obrigada por sua visita!
      Eu moro no Brasil, então ficaria difícil avaliar o seu filho. O fonoaudiólogo com especialização em Linguagem é um excelente profissional para você procurar ajuda.
      Abraços
      Erica Sitta

  15. Olá Dra. Erica Sitta, parabéns pelo seu trabalho, gostaria de saber se a senhora atende em algum local em São Paulo, estou muito interessada em fazer um acompanhamento pessoalmente com você em motricidade orofacial. Grata.

  16. Olá Érica! Sou fonoaudióloga e docente no curso de Fonoaudiologia. Incentivo sempre que meus alunos façam pesquisas em sites científicos. Porém sempre que eles buscam informações na sua página, aceito por achar altamente interessante a forma da escrita e, principalmente, sua preocupação com as referências. Os textos são bastante interessantes e o de eletroestimulação está muito bom! Deixo aqui minhas considerações no intuito de parabenizar seu trabalho. Agradeço sua contribuição na nossa linda e importante profissão! Parabéns!!!!
    Abraço,
    Karen

    • Oi Karen, que gostoso receber o seu elogio. Muito obrigada pelo carinho que você teve de entrar aqui e deixar seu lindo depoimento. Volte sempre!

      Abraço
      Erica Sitta

  17. Érica, boa noite!
    Gostaria de conhecer um pouco mais sobre a sua experiência com a Biopsicologia (O que é?) o Instituto Visão Futuro (como funciona essa pós-graduação?) e a Yoga. Sou médico, espírita, já fui vegetariano e abandonei. Em um dado momento, percebi que cuidar do meu pensamento e da minha mente, era muito mais salutar e benéfico para o meu espírito e para o meu corpo, do que restringir a ingestão de alguns alimentos. Busco caminhos que me auxiliem no autoconhecimento, e a alcançar algumas conquistas que me levem a me tornar um indivíduo melhor. Também, de dar um direcionamento na minha prática profissional, que se traduza em auxílio real, para que as pessoas se descubram como seres que trancesdem o seu corpo físico, e todas as consequências que vêm com essa descoberta.
    Agradeço-lho.
    Sérgio M. Ferreira.

Deixe um comentário