Qual medida alimentar utilizo na avaliação da deglutição?

Durante a avaliação clínica da deglutição verifica-se o desempenho do sujeito quando testados alimentos de diferentes consistências. E para auxiliar na posterior análise dos dados, no que diz respeito ao tempo de trânsito oral, deve-se registar o exame em vídeo por uma filmadora.

Assim como diferentes consistências (líquido, pastoso grosso e sólido) devem ser consideradas a padronização e o volume.

Para a consistência de líquido (água) e pastoso grosso (água com espessante) sugere-se ofertar o volume de 10 ml e para  o alimento sólido sugere-se o biscoito tipo wafer, como salientado anteriormente (https://ericasitta.wordpress.com/2012/03/27/aspectos-a-avaliar-durante-a-mastigacao/).

Recomendado:

Líquido (10 ml de água): utilizar água filtrada, com medida aferida por meio de uma seringa de 10 ml, e posteriormente, colocada num copo plástico, devendo o próprio sujeito conduzir o copo com o volume de líquido para sua cavidade oral.

      

Pastoso Grosso (10 ml): para elaboração da consistência, coloca-se num copo plástico 30 ml de água filtrada adicionando 2g (1/5 do sachet) de pó de suco de fruta (preferência: dietético light)  para formulação do suco com sabor. Posteriormente,  engrossar esse suco com uma medida (utilizado o próprio medidor do fabricante, equivalente a 3g) de espessante instantâneo (sugere-se NUTILIS, da marca Support, comercializado no Brasil pela Support Produtos Nutricionais Ltda.), chegando a uma consistência final semelhante a um pudim. O volume da consistência pastosa deve ser ofertado a partir de uma colher descartável de sobremesa, compatível com 10 ml. A colher com o conteúdo pastoso deve ser oferecida ao sujeito, sendo que o mesmo possa conduzi-la para sua cavidade oral.

        

Sólido: para avaliação da consistência sólida, utiliza-se uma fatia de pão de água de 1 cm de espessura e, aproximadamente,4 cm de diâmetro. Ressalta-se que o pão oferecido deve ser confeccionado, impreterivelmente, no dia e período da avaliação e comprado sempre no mesmo estabelecimento comercial, ou opta-se por uma porção de 2cm ou ¼ de biscoito tipo wafer.

Os pacientes avaliados devem ser orientados a colocar o conteúdo líquido e pastoso na boca e degluti-lo somente após orientação verbal da avaliadora. Quanto ao alimento sólido ofertado pela avaliadora, o indivíduo deve conduzir o pedaço de pão/biscoito até sua boca, realizar a mastigação em suas diversas fases, seguida da deglutição voluntária do bolo alimentar.

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta .

Bibliografia

Whitaker ME, Trindade Júnior AS, Genaro KF. Protocolo de avaliação da mastigação.Rev CEFAC, v.11, Supl3, 311-323, 2009.

Tatiane Totta > http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-22042009-095806/pt-br.php

Uma resposta em “Qual medida alimentar utilizo na avaliação da deglutição?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s