Detalhes importantes de avaliação – mastigação

A eletromiografia, como método de avaliação, possibilita a coleta de dados objetivos, porém, nem sempre faz parte da prática clínica fonoaudiológica. Deste modo, uma maneira não instrumental de avaliação clínica da mastigação, que possa analisar individualmente cada aspecto e, ao mesmo tempo, avaliar a função mastigatória como um todo, de forma prática e padronizada pode-se ser adaptada pela utilização de gravação em vídeo.

Através da gravação dinâmica podem-se analisar os ciclos mastigatórios e realizar a efetivação de sua contagem, visto possuir imagem clara da movimentação mandibular.

Sugere-se que a filmadora esteja posicionada em tripé, sempre a mesma distância da cadeira (sem apoio para a cabeça) do paciente, que deverá estar sentado com apoio plantar de modo a não limitar seus movimentos (WHITAKER, TRINDADE JR, GENARO, 2009). Um painel que trace o plano horizontal e vertical deve ser posicionado atrás dele, servindo de referência em relação à postura corporal e dos órgãos que participam da mastigação (FELÍCIO et al., 2003).

Figura – Posicionamento ideal de um paciente a ser avaliado quanto à função mastigatória (WHITAKER, TRINDADE JR, GENARO, 2009).

Para uma coerente avaliação da mastigação a escolha pelo alimento oferecido é de grande importância, pois esta função o degrada em correlação a sua textura.  Oferecer a mesma categoria de alimento, facilita a observação da função mastigatória pelo seu maior tempo de conservação, sem modificação de suas propriedades (WHITAKER, TRINDADE JR, GENARO, 2009).

Além disso, existem parâmetros em relação ao tempo mastigatório, número e duração dos ciclos mastigatórios (ARRAIS, GENARO, SAMPAIO, 2004; MELO, ARRAIS, GENARO, 2006)  e  o alimento sendo padronizado ajudará nesta comparação.

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta .

Bibliografia

Whitaker ME, Trindade AS Junior, Genaro KF. Proposta de protocolo de avaliação clínica da função mastigatória. Rev. CEFAC. 2009;11(3):311-23.

Felício CM, Mazzetto MO, Bataglion C, Silva MAMR, Hotta TH. Desordem temporomandibular: análise da frequência e severidade dos sinais e sintomas antes e após a placa de oclusão. J Bras Ortodon Ortop Facial. 2003; 8(43):48-57.

Arrais RD, Genaro KF, Sampaio ACM. Função mastigatória em indivíduos normais: duração do ato e do ciclo mastigatório. In: Anais do 12º Simpósio internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo; 2004 nov. 23-24; Ribeirão Preto, SP. p. 788.

3 respostas em “Detalhes importantes de avaliação – mastigação

  1. Pingback: Como avaliar a mastigação? | Fonoaudiologia por Erica Sitta

  2. Pingback: Aspectos a avaliar durante a mastigação | Fonoaudiologia por Erica Sitta

  3. Pingback: Fotos/Imagens sobre Mastigação | Fonoaudiologia por Erica Sitta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s