O que acontece na boca antes de engolir o alimento?

A saliva, que é uma combinação de secreções presente na cavidade bucal, proveniente de glândulas salivares principais (parótida, sublingual e submandibular) e acessórias, desempenha uma série de funções primordiais na homeostase bucal, contribuindo para a estabilidade do pH e flora orais.

Com contribuição imediata na preparação para que ocorra a digestão do alimento, a saliva tem ação na formação do bolo alimentar – agente facilitador da deglutição. Paralelamente, desempenha funções essenciais na atividade gustativa, onde, com sua capacidade como solvente, promove a solubilização do alimento e atua como meio de transporte das moléculas gustativas aos receptores (STRAIN, 1952).

OBS: Na presença de influências exógenas negativas tais como drogas antidepressivas, anti-hipertensivos, terapias antineoplásicas como radioterapia e quimioterapia, bem como doenças autoimunes como a síndrome de Sjögren, torna as glândulas secretórias salivares incapazes de funcionar satisfatoriamente com as consequências imediatas na percepção gustativa, assim como uma série de problemas como cáries desenfreadas, candidíase, friabilidade mucosal, disfagia, entre outros, que direta ou indiretamente acabam por alterar também esta sensibilidade (HEIDERICH, 1906).

A fase oral da deglutição (após a mastigação ter triturado o alimento) pode ser subdividida nos estágios de preparo, qualificação, organização e ejeção (YAMADA,2004).

O preparo do bolo alimentar é definido como: o tempo em que o alimento é insalivado e triturado pela mastigação. A percepção do bolo em seu volume, consistência, densidade, grau de umidificação e inúmeras outras características físicas e químicas que importam para adequada interação com o bolo alimentar é tida como a qualificação, que se inicia em associação com o estágio de preparo. No estágio de organização, este bolo é usualmente posicionado sobre o dorso da língua. As estruturas osteomúsculo-articulares, responsáveis pela morfofuncionalidade da boca, organizam-se para a ejeção que se cumpre pelo ajustamento das paredes bucais e projeção posterior da língua, gerando pressão propulsiva, conduzindo o bolo e transferindo pressão para a faringe (YAMADA, 2004) ocasionando, assim, a deglutição. 

Trajetória do Bolo Alimentar

Quando os alimentos são bem triturados pelos dentes, ajudam o trabalho do estômago e facilitam o processo digestivo.

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta .

Bibliografia

HEIDERICH, F., Die Zahl und die Dimension der Geschmacksknospen der Papilla vallata des Menschen in den verchiedenen Lebensaltern. Nachr. Ges. Wliss. Goettingen Math Phys Kl, v. 1, pp. 54-64, 1906.

STRAIN, J.C., The influence of complete dentures upon taste perception. J Prosthet Dent, v. 2, p. 60, 1952.

YAMADA, Elaine Keiko et al . A influência das fases oral e faríngea na dinâmica da deglutição. Arq. Gastroenterol.,  São Paulo,  v. 41,  n. 1, Mar.  2004 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-28032004000100004&lng=en&nrm=iso&gt;. access on  05  Mar.  2012.  http://dx.doi.org/10.1590/S0004-28032004000100004.

http://www.dentaria.com/artigos/ver/?art=78

2 respostas em “O que acontece na boca antes de engolir o alimento?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s