Qual a função da língua na mastigação?

A língua apresenta movimentos complexos durante a mastigação, fala e deglutição. Estes movimentos representam o resultado da ação combinada de seus músculos. Sua função na mastigação é levar o alimento para ser triturado pelos dentes (de um lado para o outro) e misturar o alimento com a saliva na boca.

Com a movimentação de língua trabalhamos a musculatura supra-hioídea (musculatura do pescoço) contribuindo para o fortalecimento e adequaçao de seu tônus.

Os músculos da língua responsáveis pela sua movimentação podem ser divididos em 2 grupos: músculos intrínsecos e extrínsecos.

Os intrínsecos estão situados no interior do órgão e alteram a forma da língua. São os músculos transverso, vertical, longitudinal superior e longitudinal inferior.

Os extrínsecos possuem origem fora da língua, e além de participarem de seus movimentos, elevam-na e a ancoram à mandíbula, ao processo estilóide e ao osso hióide. São eles: genioglosso, hioglosso e palatoglosso.

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta .

Bibliografia

Tasca EMT. Programa de aprimoramento muscular em fonoaudiologia estética facial (PAMFEF). Barueri: Pró-Fono; 2002.

Anúncios

18 respostas em “Qual a função da língua na mastigação?

  1. Pingback: Terapia mastigatória I – Compreenda os resultados da avaliação | Fonoaudiologia por Erica Sitta

      • Sim querida Camilly, você está correta, a língua tem esta função de levar nosso bolo alimentar até o esôfago, porém vejamos apenas pelo momento mastigatório, deixando de lado a deglutição, assim perceberemos que a função da língua é ajudar na trituração do alimento, contribuindo com a bochecha no movimento de posicionar o alimento abaixo dos dentes.

        Obrigada por sua visita e contribuição.
        Volte Sempre! 😉
        Erica Sitta

  2. “A língua é um órgão muscular revestido por mucosa e que exerce importantes funções na mastigação, na deglutição […] e na articulação das palavras”.

    Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DÂNGELO, J. G; FATTINI, C. A. Anatomia humana básica. 2 ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2011. p. 123.

    Sobre a anatomia e funções da língua citadas no trecho acima e estudadas nas aulas de Anatomia Humana, assinale a alternativa correta:
    A
    A língua é dividida em três partes por um septo fibroso mediano que se estende por todo o seu comprimento e se fixa superiormente no osso frontal.
    B
    Em cada metade da língua, divididas por um septo mucoso inteiro, há cinco conjuntos de músculos.
    C
    Os músculos extrínsecos da língua são o genioglosso, hioglosso, condroglosso, estiloglosso e esternocleidomastóideo.
    D
    A deglutição é iniciada voluntariamente na cavidade bucal e é realizada pelo movimento da língua, que empurra o bolo da cavidade bucal diretamente para o esôfago.
    E
    Os músculos intrínsecos da língua são o longitudinal superior, longitudinal inferior, transverso e vertical.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s