Exercícios de Motricidade Orofacial para crianças

Durante todo o período da graduação, o estudante de Fonoaudiologia é orientado para utilizar o recurso lúdico nos atendimentos de crianças. Muitas vezes a orientação e reflexão sobre sua utilização inexistem, partindo do próprio aluno o impulso leigo de que, por estar atendendo crianças, atividades lúdicas em geral são indispensáveis.

O brincar é considerado uma possibilidade para conquistar o paciente e fazer com que ele encare o trabalho terapêutico com mais disponibilidade e sem resistências, mantendo sempre sua motivação.

Veja abaixo várias imagens para trabalhar exercícios com as crianças: morder lábio superiormorder lábio inferiorafilar a línguaalargar a língua

 

vibrar os lábiosboca de peixe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Língua para a direita          língua para a esquerda

inflar bochecha direita      inflar bochecha esquerda

alargar a língua      afilar a língua

inflar as bochechas    língua para cima

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta

*************************************************************************************************

 

20 respostas em “Exercícios de Motricidade Orofacial para crianças

  1. Olá, Erica! Estou achando fantástica sua página, aproveitando para dar uma atualizada e utilizando muito as imagens como auxílio em minhas terapias. Parabéns e muito obrigada!
    Simone Mosson

    • Oi Patrícia, tudo bem?
      Para receber novas publicações … basta você entrar no botão SEGUIR ao final da página. Cadastrar seu e-mail. E pronto!
      Abraços
      Erica Sitta

  2. Erica,muito grata pelo seu trabalho de compilar temas de total interesse para nós profissonais, ajudando muito na preparação de material!
    fga Silvia Wuo

  3. Ola, Erica. Parabéns pelo seu trabalho. Tenho uma dúvida. Meu filho quando está fazendo o exercício ele fica mordendo a língua o tempo todo. Ele tem 6 anos. Acho que é cacoete, meu pai é assim até hoje. Tem algum exercício que ele possa fazer?
    Desde já agradeço a atenção.

    • Olá Andreza, eu precisava saber como é esse hábito e como ele está interferindo em seus músculos faciais e bucais, bem como em funções relacionadas à isso. O bom seria mesmo ele passar por uma avaliação fonoaudiológica para ter um parecer.

      Abraço
      Erica Sitta

  4. Érica, seus post são maravilhosos. Amo tudo aqui!!!
    Tiro várias dicas daqui para as minhas terapias, e essas imagens já estou utilizando em terapia. Os pacientes adoram algo visual né? Fica até mais dinâmico e fácil para eles. Agora também estou utilizando o aplicativo amigofono pra passar exercícios para os meus pacientes, eu passo para eles e consigo ver a frequência com que eles fazem. Você já conhece? Eu to amando e os pacientes também.

    • Oi Yasmin, tudo bem?
      Ser fonoaudiólogo precisa de criatividade não é mesmo!? E sempre que encontramos terapias eficazes comemoramos de alegria!!!
      Eu não baixei esse APP ainda, vou ver. Obrigada pela dica.

      Abraços
      Erica Sitta

  5. Olá,adorei seu site!Comecei a fazer fonoaudiologia,porém tenho dúvidas sobre dois exercícios que minha fono me passou que representa três de suas imagens do site e elas são:bochechas infladas,inflar bochecha esquerda e inflar bochecha direita e vibrar os lábios.Minha fono mandou eu inflar as bochechas e ficar 10 segundos e desinflar.A outra inflar alternado e vibrar os lábios.Até aí,eu entendi,porém como deve estar a nossa mandíbula nesses casos?

    • Olá Jéssica, tudo bem?
      Ao inflar as bochechas vc poderá sentir um alívio de mordida, ao qual os dentes levemente se afastam (superior do inferior). Porém há pessoas que possuem apartamento dentário e elas podem continuar apertando os dentes mesmo inflando as bochechas.. mas não há necessidade disso para o exercício ser efetivo.

  6. Minha fono mandou eu inflar e desinflar de uma vez as bochechas com movimento leve de abertura de lábios.Como minha mandíbula deve estar?Ao inflar,cerrar a mandíbula e desinflar,abrir a mandíbula ou ao inflar ficar com ela parcialmente aberta e desinflar,abri-la um pouco mais?Aguardando respostas!!

    • Oi Jéssica, tudo bem? Inflar as bochechas com os lábios abertos deve ser um exercício bem difícil, pois como consegue reter o ar dentro da boca? Não sei qual é a finalidade desse exercício, mas a sua fono deve ter uma boa explicação.

Deixe um comentário