CIRURGIA ORTOGNÁTICA vs FONOAUDIOLOGIA

A cirurgia ortognática é realizada para a correção das desproporções maxilomandibulares, proporcionando melhora na estética facial e estabelecendo uma harmonia entre as estruturas anatômicas, possibilitando mudança das características miofuncionais orais que encontram-se alteradas.

A cirurgia ortognática proporcionará ao paciente uma melhora na estética facial e na harmonia entre as estruturas anatômicas, possibilitando mudança das características miofuncionais orais.

O espaço intra- oral, o tamanho e a forma dos ossos sofrerão mudanças que, consequentemente , modificarão a posição dos tecidos moles, provocando alterações nas funções estomatognáticas.

O tratamento fonoaudiológico proporcionará adequação da musculatura perioral, postura global, propriocepção, sensibilidade, mastigação, deglutição, respiração e da articulação da fala.

Antes de pensar sobre a atuação fonoaudiológica, é muito importante ressaltar a integração da equipe composta pelo cirurgião, ortodontista e fonoaudiólogo, para que ocorra um diagnóstico e planejamento interdisciplinar na fase pré-cirúrgica.
Quando o fonoaudiólogo participa da equipe multidisciplinar na fase pré-operatória, fazendo o diagnóstico e colaborando no planejamento cirúrgico, o prognóstico será melhor. Sendo assim, muitas vezes o tratamento fonoaudiológico pode não ser necessário no pós operatório.

PRÉ-OPERATÓRIO

O tratamento fonoaudiológico na fase pré-cirúrgica é voltado à conscientização dos padrões alterados, retirada de hábitos parafuncionais e adequação da musculatura e das funções estomatognáticas, quando houver condições anatômicas, ou quando as alterações musculares forem importantes. Ainda nesta fase, é importante destacar que a participação do fonoaudiólogo no planejamento cirúrgico pode melhorar o prognóstico do paciente.

O acompanhamento deve começar de um a dois meses antes da cirurgia. Porém, o início do tratamento varia de acordo com cada caso, sendo que às vezes, o tratamento pré-cirúrgico se restringe às orientações, cuidados pós-cirúrgicos e conscientização.

As orientações estão relacionadas à alimentação, higiene bucal e cuidados pós-cirúrgicos. Os cuidados pós-cirúrgicos aconselhados são em relação à postura de repouso de lábios e de língua.

PÓS-OPERATÓRIO

* Tratamento durante o uso do bloqueio intermaxilar:
O bloqueio intermaxilar é necessário para a cicatrização óssea. Por isso o trabalho na fase pós-cirúrgica realizado durante o bloqueio intermaxilar é reduzido, limitando-se à sensibilidade, relaxamento e posturas de lábios e língua.

* Tratamento após a retirada do bloqueio intermaxilar:
Após a retirada do bloqueio intermaxilar, deve ser realizada nova avaliação. Assim, poderá haver comparação do pré e pós-operatório e verificar o que continua alterado e o que melhorou espontaneamente após a relação maxilomandibular adequada. Se não houver melhora espontânea, adequa-se e automatiza-se o que apresentar-se alterado. O tratamento fonoaudiológico, após a retirada do bloqueio intermaxilar, tem como objetivo: reintroduzir gradativamente a alimentação sólida, adequar as funções estomatognáticas, adequar o tônus muscular e mobilidade e automatizar posturas de lábios e língua e trabalhar as sequelas sensitivas.

Exemplos de Cirurgias Ortognáticas

  • Sorriso Gengival

sorriso-gengival

  • Face Curta

face-curta

  • Face Longa

face-longa

  • Classe II

classe-2

  •  Mordida Aberta Anterior

mordida-aberta

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A finalidade do tratamento cirúrgico e ortodôntico é a de proporcionar ao paciente harmonia entre as estruturas anatômicas, melhora da estética facial e das funções estomatognáticas. E a colaboração da Fonoaudiologia é na adequação desta nova forma a sua função equivalente, bem como o ajuste de toda musculatura orofacial.

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta

*************************************************************************************************

Fotos: http://lucasecarol.com.br/

6 respostas em “CIRURGIA ORTOGNÁTICA vs FONOAUDIOLOGIA

  1. Eu fiz uma cirurgia ortignatica à uns 3 meses, e tenho tido refluxo, tem doido muito, oque fazer, e minha fala tbm ficou feia, parece ter um ovo na minha boca, por me ajude.

    • Olá Angelica.
      Muitos pacientes precisam fazer acompanhamento fonoaudiológico após a cirurgia para reabilitar as funções respiratórias, de mastigação, deglutição e fala. Aconselho você a fazer uma avaliação fonoaudiológica em Motricidade orofacial para compreender quais são suas alterações e como reabilita-las.
      Abraços
      Erica Sitta

  2. Olá, Descobri que tenho micrognatismo, porém já estava fazendo tratamento com aparelho dentário ( estou a um ano e meio) arranquei os pré-molares e o espaço que eles foram arrancados já está fechado. Acredito que isto não vai resolver meu problema de micrognatismo, só a cirurgia mesmo. Caso decida por fazer a cirurgia ortognática ainda é possível? ou por ter começado o tratamento para tentar corrigir com o aparelho, arrancado os pré-molares e o espaço já ter fechado é tarde para mim?

    • Oi Neiliandro, só um dentista poderá te dar essa resposta. Fonoaudiólogo trabalha com reorganização da musculatura com a nova forma dentária/facial ajustando também as funções orais como mastigar, deglutir e falar.

      Abraços
      Erica Sitta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s