Terapia Fonoaudiológica nas Afasias

As afasias são transtornos adquiridos da linguagem devido a lesões cerebrais, afetando expressão, compreensão, leitura e escrita. A reabilitação visa aumentar as capacidades linguísticas e ajudar o paciente a se adaptar. Existem diversos tipos clínicos, como a afasia global, de Broca, de Wernicke, de condução, anômica, motora transcortical, sensorial transcortical e transcortical mista, cada uma com características específicas de expressão, compreensão e repetição. A evolução e prognóstico variam conforme a gravidade da lesão e outros fatores individuais.

O trabalho fonoaudiológico na terapia das afasias é altamente especializado e personalizado, adaptado às necessidades individuais de cada paciente. Algumas abordagens comuns incluem:

  • Avaliação inicial abrangente: O fonoaudiólogo realiza uma avaliação detalhada das habilidades linguísticas do paciente, incluindo expressão oral, compreensão auditiva, leitura e escrita. Isso ajuda a identificar o tipo específico de afasia e suas características únicas.
  • Estabelecimento de metas terapêuticas: Com base na avaliação inicial, são definidas metas terapêuticas específicas e realistas para melhorar as habilidades linguísticas do paciente. Essas metas podem incluir a melhoria da expressão oral, compreensão auditiva, habilidades de leitura e escrita, bem como a comunicação funcional no dia a dia.
  • Estimulação da linguagem oral: Isso pode incluir exercícios para melhorar a fluência, a gramática, a articulação e a prosódia da fala. Técnicas como repetição de palavras e frases, prática de conversação estruturada e uso de dicas visuais podem ser utilizadas para facilitar a expressão oral.
  • Estimulação da compreensão auditiva: São realizados exercícios para melhorar a compreensão de instruções verbais simples e complexas, conversas e histórias. Estratégias como o uso de pistas contextuais, perguntas de compreensão e prática de seguimento de instruções são comuns.
  • Estimulação da leitura: São utilizadas atividades para melhorar a habilidade de reconhecer e compreender palavras escritas, frases e textos. Isso pode incluir exercícios de decodificação fonética, reconhecimento de palavras familiares, compreensão de textos e prática de estratégias de compreensão de leitura.
  • Estimulação da escrita: São realizadas atividades para melhorar a habilidade de produzir texto escrito de forma clara e coerente. Isso pode incluir exercícios de escrita de palavras, frases e textos, prática de organização de ideias e revisão de texto para correção de erros gramaticais e ortográficos.
  • Uso de estratégias compensatórias: O fonoaudiólogo pode ensinar estratégias compensatórias para ajudar o paciente a lidar com dificuldades linguísticas, como uso de dicas visuais, gestos, comunicação alternativa e tecnologia assistiva.
  • Envolvimento da família: É importante envolver a família do paciente no processo terapêutico, fornecendo orientação e suporte para a prática de exercícios em casa e facilitando a comunicação eficaz no ambiente familiar.
  • Acompanhamento e reavaliação: O progresso do paciente é monitorado regularmente e as estratégias terapêuticas são ajustadas conforme necessário com base na resposta individual do paciente.

Essas são apenas algumas das abordagens comuns utilizadas pelo fonoaudiólogo na terapia das afasias. O tratamento é altamente individualizado e pode variar de acordo com a gravidade da afasia, as necessidades específicas do paciente e outros fatores.

Blog produzido pela Fonoaudióloga Fabiana Martins Ribeiro CRF-1: 8411 em parceria com a Fonoonline.

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Sobre Erica Sitta

Sou Fonoaudióloga formada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Pós-graduada em Motricidade Orofacial; Atuação em Motricidade Orofacial em casos Odontológicos; Voz; Neurociência e processo de envelhecimento cerebral pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). Formação em Thai Massagem, Massagem com pedras frias e quentes e também em Bambuterapia. Pós-graduada em Biopsicologia: Ciência do corpo e da mente pelo Instituto Visão Futuro. Mestre em Ciências (Atuação em Saúde Coletiva) pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). CRFa 2-15522 Professora de Hatha e Tantra Yoga.

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