Ferramentas para expressão da sua voz e corpo

Em alguns casos, gosto de indicar que nosso orador faça alguma experiência com teatro ou expressão corporal, porque falar com um público exige comunicação verbal e não verbal. Neste nosso bate-papo, vou trazer tópicos para que você construa estratégias para trabalhar a fala corporal e verbal.

Assista a outras apresentações, veja o que lhe agrada ou não na apresentação que está assistindo. Não é porque quem palestrou é bom ou ruim, mas porque todos têm algo a nos ensinar. Há palestrantes motivacionais, analíticos, monótonos e por aí vai. Ser bom é muito relativo, pois depende de diversos fatores. As crianças aprendem por imitação e nós podemos pegar isso para nós também.

Quando coletar essas ideias, tente aplicá-las em seu momento de estudo, veja se cabem na sua proposta de tema. Às vezes somos convidados a sair da nossa zona de conforto.

Um treino para trabalhar as expressões é pensar na “Roda das Emoções” (alegria, medo, tristeza, raiva, surpresa, amor). Sorteie uma emoção e peça para falar uma palavra ou frase com essa emoção. Com este treino, você pode trabalhar articulação, pausas, inflexões, ênfase, velocidade de fala, expressão facial e corporal.

Outra dinâmica legal de fazer é pôr um papel cobrindo do nariz ao queixo e pedir para adivinhar as expressões que você está fazendo, analisando apenas seu olhar. Ou o contrário: você pede para ele fazer e você adivinha. Com isso, juntos, vocês podem analisar o que as expressões geraram em vocês e, assim, construir coerência na fala e na expressão.

Espero que tenham gostado da dica e venham conosco fazer um curso de oratória para aprofundar cada vez mais este tema.

Esse post foi publicado em Apresentação, Voz e marcado , , , , , por Erica Sitta. Guardar link permanente.

Sobre Erica Sitta

Sou Fonoaudióloga formada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Pós-graduada em Motricidade Orofacial; Atuação em Motricidade Orofacial em casos Odontológicos; Voz; Neurociência e processo de envelhecimento cerebral pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). Formação em Thai Massagem, Massagem com pedras frias e quentes e também em Bambuterapia. Pós-graduada em Biopsicologia: Ciência do corpo e da mente pelo Instituto Visão Futuro. Mestre em Ciências (Atuação em Saúde Coletiva) pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). CRFa 2-15522 Professora de Hatha e Tantra Yoga.

Deixe um comentário