Fonoaudiologia no atendimento domiciliar

O conceito de “Home Care”, já se tornou uma realidade no Brasil, complementando o cuidado da população. No Brasil, home care foi regulamentado pela Anvisa por meio da Resolução nº 11 em 26.01.2006.

Este tipo de serviço se refere à organização de todo recurso de saúde fora do ambiente hospitalar, na forma de prevenção, tratamento ou reabilitação de um indivíduo também chamado de Assistência Domiciliar ou Internação Domiciliar; para paciente de média e alta complexidade.

idoso-home-care

A Assistência Domiciliar é o meio pelo qual acontece deshospitalização e disponibiliza ao paciente, orientação e acompanhamento por uma equipe interdisciplinar, a nível domiciliar, dentro dos critérios técnicos instituídos pelo médico responsável pelo caso no hospital e a operadora de saúde.

equipe-multidisciplinar

Exemplos: são pacientes após quadro de AVCE, AVCI, entre outras patologias, que são deshospitalizados com sonda para alimentação, cânula de traqueostomia e oxigênio entre outros cuidados.

O Atendimento Domiciliar em Saúde é diferente do serviço “Home Care ou Assistência e Internação Domiciliar”, nasce do conceito de conforto, comodidade e não da necessidade de deshospitalização. É pautado em cuidados especializados de baixa complexidade de saúde.

Terapia da escrita

Exemplos: atendimento fonoaudiológico de linguagem, voz ou motricidade orofacial em casa para crianças, cantor e etc.

O indivíduo não tem nenhuma limitação que impede o tratamento de consultório ou ambulatório; porém prefere ser atendido no conforto do seu lar e sua operadora de saúde reembolsa esse tipo de serviço ou realiza consulta particular.

O fonoaudiólogo tem encontrado muitos desafios e muitas oportunidades de atuação nesse nicho de mercado que vive um momento crescente de atuação, devido aumento da expectativa de vida e envelhecimento da população.

Texto produzido pela Fga Elizangela Aparecida Barbosa

 

Bibliografia

“Profissionais da Saúde & Home Care” Autora Elizangela Aparecida Barbosa, lançado no 22/10/ 2016 no último Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia realizado no Centro Convenções Rebouças em São Paulo.

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página você encontrará sobre os mais diversos temas de Fonoaudiologia entre artigos, imagens e vídeos. Venha participar você também!

Curta Fonoaudiologia por Erica Sitta

Curta fonoonline

*************************************************************************************************

Esse post foi publicado em Home Care e marcado , , , , por Erica Sitta. Guardar link permanente.

Sobre Erica Sitta

Sou Fonoaudióloga formada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Pós-graduada em Motricidade Orofacial; Atuação em Motricidade Orofacial em casos Odontológicos; Voz; Neurociência e processo de envelhecimento cerebral pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). Formação em Thai Massagem, Massagem com pedras frias e quentes e também em Bambuterapia. Pós-graduada em Biopsicologia: Ciência do corpo e da mente pelo Instituto Visão Futuro. Mestre em Ciências (Atuação em Saúde Coletiva) pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). Professora de Hatha e Tantra Yoga.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s