CURSO ONLINE : Fonoaudiologia para repórter

No final da década de 80, houve grande mudança no formato dos telejornais, e aquele padrão mais estereotipado de apresentador, com voz impostada e certo distanciamento, foi sendo substituído pela necessidade de um profissional que utilizasse a comunicação de maneira natural, aproximando-se do público e marcando um estilo próprio de atuação. Passou-se a valorizar mais a característica pessoal do profissional, e com isso houve a exigência de que, além de tudo, o apresentador e o repórter fossem bons comunicadores. Contudo, comunicar-se bem e transmitir credibilidade não é algo tão fácil quanto parece ser, principalmente quando se está atuando diante das câmeras de televisão. O coração dispara gerando ansiedade, a respiração fica ofegante e a voz trêmula. Tudo isso pode acontecer porque estamos experimentando uma situação artificial de comunicação. Assim tornou-se imprescindível desenvolver as habilidades pessoais, e atenuar as dificuldades motivando a procura, cada vez mais importante, pelo profissional fonoaudiólogo neste contexto.

No início da década de 90, os repórteres que buscavam o atendimento fonoaudiológico nos consultórios ainda apresentavam, em sua maioria, queixas e/ou problemas vocais; muitos, porém, optavam por continuar o atendimento após a solução do problema, com a intenção de melhor se habilitarem para a atuação profissional. De lá para cá, cada vez mais esses profissionais procuram o atendimento fonoaudiológico sem queixas específicas, com o objetivo de desenvolver o melhor padrão de emissão profissional. Paralelo a este movimento, a atuação fonoaudiológica dentro das emissoras de televisão também cresceu. A atuação também ganhou maior abrangência, tratando da comunicação como um todo, adequando-se a postura, a expressão facial, uso de gestos, e privilegiando os cuidados com a voz em termos de saúde vocal e expressividade.

Com vistas a preparar o aluno e/ou o repórter para um desempenho vocal e comunicativo com espontaneidade, naturalidade e criatividade esse curso FONOAUDIOLOGIA PARA REPÓRTER ajudará muito o profissional a se destacar com um diferencial no mercado de trabalho.

fonoaudiologia-para-reporter

TEMAS ABORDADOS

AULA 1 (03/11/16) –  A relação entre a respiração e as emoções. A influência da alteração respiratória na postura corporal e no uso vocal. Técnicas para aprender a relaxar e controlar a ansiedade.

AULA 2 (10/11/16) –  Higiene vocal – dicas do que pode e do que não pode fazer para manter uma voz saudável (roupas, alimentação, hábitos, etc.). Aperfeiçoamento da dicção e da articulação da fala.

AULA 3 (17/11/16) – Recursos vocais para o telejornalismo: frequência, altura, intensidade, ressonância, ênfase, inflexão e pausas.

AULA 4 (24/11/16) – Recursos corporais para o telejornalismo: gestos, expressões faciais, movimentos de cabeça, posicionamento do microfone e postura corporal.

PÚBLICO

– Estudantes de Jornalismo e/ou Repórteres
– Estudantes de fonoaudiologia e/ou Fonoaudiólogos

INSCRIÇÃO

 Envie seu nome completo, número do celular com DDD e e-mail para o endereço de e-mail : fonositta@hotmail.com  aos cuidados de Erica Sitta, com o título :  inscrição fono repórter.

Você receberá um e-mail para validar sua compra e participação no curso. O valor do curso deverá ser pago no sistema PagSeguro. Este sistema possibilita o pagamento por boleto bancário ou parcelamento por cartão de crédito. Para confirmar sua participação o pagamento deve ser realizado até o dia 31 de outubro de 2016 ás 23h59.

INFORMAÇÕES BÁSICAS

 O curso acontecerá em 4 encontros mensais às quintas-feiras (1x na semana) de 1h30 cada. Iniciando a aula ás 19h30 e finalizando ás 21h. Todas as aulas serão online e ao vivo.

As aulas serão feitas por Hangouts. Essa sala permite que palestrante e alunos possam conversar e tirar dúvidas.

O link para participação da aula será liberado ás 19h00 de cada quinta-feira de curso. Você poderá recebê-lo por e-mail e/ou também por WhatsApp. A Fga Erica Sitta já estará na sala virtual a partir das 19hs. O aluno poderá chegar a qualquer momento, porém sendo ideal que chegue com 10 minutos de antecedência –  a aula começará ás 19h30.

Caso o participante perca uma das aulas, ele deverá entrar em contato por e-mail e nos avisar da falta.

O curso possuirá certificado de participação.

PALESTRANTE – Fga. Me Erica Sitta  

Fonoaudióloga. Pós-graduada em Motricidade Orofacial; em Fonoaudiologia aplicada a casos odontológicos; em Voz Falada e Cantada; em Linguagem de Adulto e em Neurociência – todas pela Universidade de São Paulo – (FOB/USP).

Pós-graduada em Biopsicologia: Ciência do corpo e da mente pelo Instituto Visão Futuro. Mestre em Ciências (Atuação em Saúde Coletiva) pela Universidade de São Paulo (FOB/USP).

Fonoaudióloga associada ao CURSO REPÓRTER TV com Arnaldo Ferraz.

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página você encontrará sobre os mais diversos temas de Fonoaudiologia entre artigos, imagens e vídeos. Venha participar você também!

Curta Fonoaudiologia por Erica Sitta

Curta fonoonline

*************************************************************************************************

 

2 respostas em “CURSO ONLINE : Fonoaudiologia para repórter

  1. Por favorSó vi o email agora quero é preciso fazero o curso se eu entrasse vcs sediam as aulas gravadas que já passou Fico no aguardo

    Enviado do Yahoo Mail no Android

    • Olá Daniela.
      O curso acontecerá em novembro. Ainda dá tempo de você se inscrever. Me envie seu e-mail por favor que eu lhe mando a inscrição. Ou você pode me enviar seus dados para fonositta@hotmail.com que entraremos em contato com vc.

      Abraço
      Erica Sitta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s