Equoterapia e a Fonoaudiologia

Para entender como a Equoterapia pode auxiliar na evolução de nossos pacientes e como o fonoaudiólogo pode utilizar tal conhecimento em fonoterapia, precisamos primeiramente entender do que se trata.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde e educação, buscando promover e auxiliar no desenvolvimento geral de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais (esse conceito foi definido em 1999 pela ANDE – Associação Nacional de Equoterapia/ Brasil).

Equoterapia e Fonoaudiologia

Também chamada de Hipoterapia, ela estimula o desenvolvimento da mente e do corpo, complementando o tratamento de indivíduos com Síndrome de Down, Autismo, Paralisia Cerebral, Derrame, Esclerose Múltipla, Hiperatividade e crianças com dificuldade de concentração, entre outros.

O trabalho é realizado em lugares específicos, com animais preparados e treinados para esse objetivo, além de contar com a presença do treinador do cavalo durante a sessão. Essas sessões duram cerca de 30 minutos e geralmente acontecem uma vez por semana.

Andar a cavalo requer movimentos em três eixos: para cima, para baixo e para os lados, levando estímulos proprioceptivos e vestibulares ao praticante, levando ao desenvolvimento dos do controle postural e equilíbrio, estático e dinâmico.

equoterapia

Mas e o que a Fonoaudiologia tem a ver com essa história?

A produção da fala, que está intimamente ligada à expressão de linguagem, requer um tônus postural adequado, padrões de movimentação corretos, posicionamento muscular, controle respiratório, ritmo, coordenação. E todos esses aspectos são necessários também para cavalgar, o que nos mostra que Equoterapia tem tudo a ver com os objetivos da fonoterapia.

O fonoaudiólogo é inclusive um dos profissionais que fazem parte da lista da equipe multidisciplinar que trabalha junto ao treinador, orientando exercícios da sua área durante a sessão, de acordo com a necessidade de cada paciente, aproveitando a estimulação no meio ambiente e do cavalo, proporcionando uma terapia lúdica e prazerosa.

Equoterapia

Pode-se realizar exercícios articulatórios como jogar beijo e estalar a língua durante o movimento do cavalo, usar de onomatopeias e musicoterapia para estimulação da fala, da linguagem e enriquecimento do vocabulário. A Psicomotricidade é outro aspecto que o fonoaudiólogo pode trabalhar, já que o deslocamento do animal impõe ao praticante um movimento ritmado, repetitivo e simétrico.

Há cursos sendo oferecidos para profissionais da fonoaudiologia que quiserem se aventurar nessa área com maior profundidade. O contato com a natureza e com os animais amplifica o mundo do paciente e facilita o trabalho terapêutico.

Texto produzido por DANIELA BORGES 

Fan Page Facebook – Linguagem por Daniela Borges

 

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página você encontrará sobre os mais diversos temas de Fonoaudiologia entre artigos, imagens e vídeos. Venha participar você também!

Curta Fonoaudiologia por Erica Sitta

*************************************************************************************************

Fonte:

 www.tuasaude.com

brasilescola.uol.com.br

www.profala.com

ANDE- Brasil

Anúncios

3 respostas em “Equoterapia e a Fonoaudiologia

  1. Sou fonoaudiologa e trabalho com Equoterapia à mais de 5 anos!!!! Amo!!! Os resultados são incríveis! Já realizei palestras sobre a Equoterapia e a fonoaudiologia! #fonoaudiologiaeequoterapia

    • Tha, que bom te encontrar por aqui!!!
      Eu li um artigo que fala da importância da equoterapia na terapia de Apraxia de Fala Infantil, mas não achei nada publicado fora dos Estados Unidos… vc indica alguma literatura? Vc tem alguma experiência com isso? Beijo, saudade!
      Fernanda Maia (Fonoaudióloga)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s