Equoterapia e a Fonoaudiologia

Para entender como a Equoterapia pode auxiliar na evolução de nossos pacientes e como o fonoaudiólogo pode utilizar tal conhecimento em fonoterapia, precisamos primeiramente entender do que se trata.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde e educação, buscando promover e auxiliar no desenvolvimento geral de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais (esse conceito foi definido em 1999 pela ANDE – Associação Nacional de Equoterapia/ Brasil).

Equoterapia e Fonoaudiologia

Também chamada de Hipoterapia, ela estimula o desenvolvimento da mente e do corpo, complementando o tratamento de indivíduos com Síndrome de Down, Autismo, Paralisia Cerebral, Derrame, Esclerose Múltipla, Hiperatividade e crianças com dificuldade de concentração, entre outros.

O trabalho é realizado em lugares específicos, com animais preparados e treinados para esse objetivo, além de contar com a presença do treinador do cavalo durante a sessão. Essas sessões duram cerca de 30 minutos e geralmente acontecem uma vez por semana.

Andar a cavalo requer movimentos em três eixos: para cima, para baixo e para os lados, levando estímulos proprioceptivos e vestibulares ao praticante, levando ao desenvolvimento dos do controle postural e equilíbrio, estático e dinâmico.

equoterapia

Mas e o que a Fonoaudiologia tem a ver com essa história?

A produção da fala, que está intimamente ligada à expressão de linguagem, requer um tônus postural adequado, padrões de movimentação corretos, posicionamento muscular, controle respiratório, ritmo, coordenação. E todos esses aspectos são necessários também para cavalgar, o que nos mostra que Equoterapia tem tudo a ver com os objetivos da fonoterapia.

O fonoaudiólogo é inclusive um dos profissionais que fazem parte da lista da equipe multidisciplinar que trabalha junto ao treinador, orientando exercícios da sua área durante a sessão, de acordo com a necessidade de cada paciente, aproveitando a estimulação no meio ambiente e do cavalo, proporcionando uma terapia lúdica e prazerosa.

Equoterapia

Pode-se realizar exercícios articulatórios como jogar beijo e estalar a língua durante o movimento do cavalo, usar de onomatopeias e musicoterapia para estimulação da fala, da linguagem e enriquecimento do vocabulário. A Psicomotricidade é outro aspecto que o fonoaudiólogo pode trabalhar, já que o deslocamento do animal impõe ao praticante um movimento ritmado, repetitivo e simétrico.

Há cursos sendo oferecidos para profissionais da fonoaudiologia que quiserem se aventurar nessa área com maior profundidade. O contato com a natureza e com os animais amplifica o mundo do paciente e facilita o trabalho terapêutico.

Texto produzido por DANIELA BORGES 

Fan Page Facebook – Linguagem por Daniela Borges

 

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página você encontrará sobre os mais diversos temas de Fonoaudiologia entre artigos, imagens e vídeos. Venha participar você também!

Curta Fonoaudiologia por Erica Sitta

*************************************************************************************************

Fonte:

 www.tuasaude.com

brasilescola.uol.com.br

www.profala.com

ANDE- Brasil

2 respostas em “Equoterapia e a Fonoaudiologia

  1. Sou fonoaudiologa e trabalho com Equoterapia à mais de 5 anos!!!! Amo!!! Os resultados são incríveis! Já realizei palestras sobre a Equoterapia e a fonoaudiologia! #fonoaudiologiaeequoterapia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s