Você está com problemas de memória? Venha compreender em qual tipo

Perda de memóriaChamamos de memória nossa capacidade de armazenar, manter e recuperar diferentes tipos de informações com certo controle voluntário e com rapidez. É um dos processos mais fascinantes da mente humana. E mais interessante ainda é que a maior parte de nossa memória é involuntária, ou seja, não conseguimos controlar.

Perda de memória

As informações armazenadas em nossa memória nos permitem compreender o mundo, lembrar padrões de estímulos e prestar atenção a tudo que acontece. Através da memória somos capazes de recuperar odores, sons, cores, palavras, imagens visuais, corporais, emoções, entre outros e relacioná-los entre si.

Por causa da memória você pode sentir o cheiro de café e relacioná-lo a imagem de uma bela mesa de café da tarde com sua avó e acionar a emoção que sentia quando tomava café da tarde na casa dela. É também a memória que nos permite aprender, seja decorar números, nomes ou entender conteúdos mais complexos.

Agora vejamos abaixo de forma simplificada, os tipos de memória descritos pela literatura:

Memória Sensorial – é onde armazenamos as primeiras impressões sensoriais por tempo breve. Ela permite uma breve repetição que nos ajuda a focalizar a atenção em algum fenômeno. Sucede em experiências do tipo: sentir um cheiro e lembrar-se de uma comida que gostamos, ficar lembrando uma voz ou um barulho específico.

Memória sensorial

Memória Imediata ou de Curto Prazo – esse tipo de memória é um instrumento utilizado pelo cérebro para armazenar uma informação rapidamente. Um exemplo é quando ficamos repetindo um número de telefone ou um endereço que utilizaremos em seguida.

Memória curto prazo

Memória Processual – a realização continuada de atividades nos permite armazenar sequencias de ações, sensações, emoções e demais imagens mentais. Essa capacidade de lembrar essas sequências de ações, sensações, emoções de forma consciente ou inconsciente é nossa Memória Processual. Por conta dela sabemos nos vestir, dirigir, andar de bicicleta. Quanto mais fazemos mais guardamos, mais aprendemos e menos precisamos pensar no como para executar as ações.

Memória processual

Memória de Longo Prazo – é com essa memória que guardamos nossas lembranças mais marcantes. Memórias essas que ficam conosco por tempo indefinido. Podem ser lembranças de prazer ou desprazer e são ativadas conforme as vivências do presente. Aqui podemos identificar traumas e reconhecer pessoas ou lugares como acolhedores.

Memória longo prazo

Memória Semântico – Narrativa – esse tipo de memória funciona como um armário onde guardamos de forma organizada os conceitos que aprendemos por cores, tamanhos, medidas, pessoas, estação do ano, etc. É através dela que podemos manter uma conversa, compreender a leitura, recontar histórias e transmitir cultura.

Memória Semântico

Memória operacional ou de trabalho – é dela que nos utilizamos para preencher formulários, executar exercícios de matemática, relembrar a parte da letra de uma música ou lembrar-se do que falou há cinco minutos numa conversação. Não é a toa que a chamamos de memória de trabalho. Também é dela que nos utilizamos para estudar para uma prova por exemplo.

Memória operacional

Embora seja incrível nossa capacidade de memorizar, é preciso lembrar que a memória não trabalha sozinha. Está diretamente ligada a nossa atenção, integridade dos sentidos e cognição. Vale salientar também que cada indivíduo pode obter maior desempenho em um tipo de memória do que em outro, podendo memorizar de forma mais eficiente certas coisas e apresentar maior dificuldade para lembrar de outras.

E você, tem algum problema de memória? Conte nos de qual tipo é esse problema!

Texto produzido por DANIELA BORGES 

Fan Page Facebook – Linguagem por Daniela Borges

 

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página você encontrará sobre os mais diversos temas de Fonoaudiologia entre artigos, imagens e vídeos. Venha participar você também!

Curta Fonoaudiologia por Erica Sitta

*************************************************************************************************

Bibliografia

Cancino, M.H.- Transtornos Do Desenvolvimento e Da Comunicação

2 respostas em “Você está com problemas de memória? Venha compreender em qual tipo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s