Sua ATENÇÃO é boa? Você irá se surpreender aprendendo todos os tipos de atenção que existem

A atenção não é um processo único, é um conjunto de coordenações em diferentes áreas cerebrais que trabalham para garantir o foco num determinado estímulo. E ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, existem vários tipos de atenção e cada um deles serve para um tipo diferente de atividade.

Vejamos os tipos descritos abaixo:

Atenção Focalizada – Nesse tipo de atenção o objetivo é o foco e a concentração em um limitado conjunto de estímulos, sejam palavras, números, cores, um desenho, etc. É dela que nos utilizamos para assistir um filme, escutar uma música, pensar em um problema de matemática e imitar e realizar ações ou procedimentos como ler, escrever ou compreender as palavras que escutamos.

Atenção Focalizada

Atenção Dividida – Para situações onde precisamos atender a diversos tipos de estímulos ao mesmo tempo é esse tipo de atenção que utilizamos. Um bom exemplo para entender como ela nos ajuda seria em uma festa, ou em uma sala de aula, conseguindo coordenar as ações necessárias para atender as atividades que precisam ser realizadas naquele momento. Cozinhar também é um ótimo exemplo, pois precisamos pensar na ordem a ser seguida, na receita, no forno com o bolo enquanto no fogão ainda está cozinhando o arroz, garantindo o sucesso dessa ação.

Atenção Dividida

Atenção Múltipla – Esse tipo de atenção se refere a nossa capacidade de manter uma interação de qualidade. Pense em uma criança pequena que precisa ao mesmo tempo interpretar expressões faciais, sons, objetos, entonação das palavras e tudo que envolve o ambiente físico que está inserida. E deve fazer tudo isso ao mesmo tempo. Quando adultos é dessa atenção que precisamos para conseguir num mesmo instante durante uma conversa, ouvir as palavras, interpretar o que se fala, inferir emoção e intenção ao que entendeu e relacionar tudo isso ao ambiente ou situação. Dessa forma evitamos ambiguidade, descoordenação e encontramos o sentido.

Atenção Múltipla

Atenção Executiva – É esse tipo de atenção que nos capacita diferenciar o que é certo ou errado na execução de tarefas comuns. É através dela que conseguimos sequencializar nossas ações para dançar, desenhar, dirigir um carro ou organizar uma agenda de trabalho.

Atenção executiva

Atenção Alternante – sem esse tipo de atenção nos perderíamos e deixaríamos várias tarefas pela metade. É graças a ela que conseguimos parar uma atividade, fazer outra e retornar naquela que estava antes do ponto em que havia parado. Ex: enquanto está lavando roupa, toca o telefone, vai atender e retorna para a lavanderia dando continuidade aquilo que estava fazendo.

Atenção Alternante

Atenção Mantida – é a capacidade de manter o foco por um tempo maior em uma mesma atividade mesmo que os estímulos externos estejam presentes. É dela que utilizamos para ler um livro, mesmo que o calor ou alguns ruídos ou barulhos incomodem. Esse tipo de atenção evolui com a idade e em crianças entre seis e oito anos, estima-se que o tempo de atenção mantida é de aproximadamente três minutos por ano de idade.

Atenção Mantida

É interessante saber que meninos costumam ser melhores em atividades que necessitam da atenção focalizada e meninas se dão melhor em atividades de atenção dividida, múltipla e alternante. Por essa razão dizemos que mulheres fazem várias coisas ao mesmo tempo, conversam mais e interpretam melhor as emoções, enquanto que homens não conseguem tais feitos e precisam de maior tempo de treino.

Nem todos têm as mesmas capacidades de velocidade, processamento, armazenamento e recuperação de informação, nem as mesmas experiências, história e ambiente. Se diferenciam nas habilidades, interesses e talentos. Fatores nutritivos e emocionais também interferem no desenvolvimento dessa habilidade cerebral que é a atenção.

Indivíduos com dificuldades em aprendizagem podem ou não apresentar problemas de atenção, já que várias outras habilidades estão envolvidas nesse processo. O importante em casos de alterações relacionadas a Atenção é saber quais as atividades que não estão sendo executadas corretamente, verificar qual o tipo de atenção necessária para uma boa execução e trabalhá-la em terapia.

Texto produzido por DANIELA BORGES 

Fan Page Facebook – Linguagem por Daniela Borges

 

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página você encontrará sobre os mais diversos temas de Fonoaudiologia entre artigos, imagens e vídeos. Venha participar você também!

Curta Fonoaudiologia por Erica Sitta

*************************************************************************************************

Bibliografia:

M.H.Cancino – Trantornos do Desenvolvimento e da Comunicação.

2 respostas em “Sua ATENÇÃO é boa? Você irá se surpreender aprendendo todos os tipos de atenção que existem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s