PARE de RONCAR – Conheça os exercícios

O ronco e a Síndrome da apneia do sono tem sido muito discutido no Brasil e no mundo na atualidade. Este problema, além dos transtornos sociais e psicológicos, trás consequências físicas para o paciente (hipertensão, arritmias cardíacas e AVC).

ronco

A apneia do sono é a obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite, pela flacidez dos tecidos da garganta, impedindo a respiração por alguns segundos, varias vezes por noite, e o ronco é a vibração dos tecidos da garganta quando o ar passa.

O ronco é causado pela vibração dos tecidos da faringe quando o ar passa nessa região, o que é favorecido pelo relaxamento natural dessa musculatura durante o sono. Características anatômicas de certos indivíduos podem predispor ao problema, que tende a piorar com o aumento da idade (pelo aumento da flacidez na musculatura da garganta) e do peso (pelo acúmulo de gordura na região, que torna ainda mais difícil a passagem do ar).

postura de língua durante o ronco

causas do ronco

———– Sem obstrução do ar ————————————– Com obstrução do ar ———–

Acreditamos que a vibração dos tecidos da faringe ao longo dos anos também contribui para o aumento da flacidez da musculatura e, consequentemente, para o agravamento do ronco. Ou seja, uma pessoa que não tem apneia pode acabar desenvolvendo a doença se não fizer nada para combater o ronco.

Considerada um importante fator de risco para doenças cardíacas, a apneia obstrutiva do sono é caracterizada pela obstrução parcial ou total recorrente das vias aéreas durante a noite, que causa a parada da respiração por pelo menos dez segundos nos adultos. Estima-se que o ronco esteja presente entre 70% e 95% dos casos.

Causa do ronco

A Fonoaudiologia tem como um de seus objetivos o restabelecimento das funções respiratórias, mastigatórias, atos de deglutição e fala, visando o equilíbrio miofuncional desse sistema. O trabalho do fonoaudiólogo visa sobretudo prevenir, habilitar ou reabilitar estas funções.

O indivíduo que respira pela boca não consegue vedar os lábios devido ao tônus dos mesmos estar diminuído. O que também poderá apresentar hipotonia (fraqueza) dos órgãos fonoarticulatórios e um posicionamento incorreto de língua.

terapia para o ronco

Nestes casos, o tratamento fonoaudiológico tem como objetivo, principalmente, a conscientização da necessidade da adequação da respiração e do sono. Em um segundo momento, o trabalho muscular necessário será realizado através de exercícios que adequarão a tonicidade e postura dos órgãos fonoarticulatórios.

Através da realização de alguns exercícios, possivelmente há a redução do ronco e um rearranjo do sistema oral e com este equilíbrio, a prevenção do aparecimento da apneia obstrutiva do sono.

Dentre os principais exercícios, podemos citar:

– Abaixamento da parte de trás da língua.
– Elevação do céu da boca e da campainha (palato mole e úvula)
– Varrer o céu da boca com a língua de frente para trás.
– Fazer contra-resistência com dedo ou espátula contra a bochecha.

Exercício para bochecha

A terapia fonoaudiológica é indicada para roncos, apneias leves e moderadas. É importante que sejam descartadas obstruções nasais graves.

Para evitar qualquer tipo movimentação inadequada dos músculos orofaciais que possa causar desconforto, o paciente deve ter muita cautela ao realizar os exercícios. Por isso há a necessidade de acompanhamento de um profissional adequado, neste caso um fonoaudiólogo especializado na área de motricidade orofacial.

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página você encontrará sobre os mais diversos temas de Fonoaudiologia entre artigos, imagens e vídeos. Venha participar você também!

Curta Fonoaudiologia por Erica Sitta

*************************************************************************************************

2 respostas em “PARE de RONCAR – Conheça os exercícios

  1. Erica parabéns ! excelente artigo, muito objetivo e explicativo. Leio sempre seus posts, muito bons. Priscila Almeida

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s