Você já ouviu falar de “Erros de Representações Múltiplas na Fonoaudiologia?

Fonema é a menor unidade sonora do sistema fonológico de uma língua. Cada fonema tem a função de estabelecer uma diferença de significado entre uma palavra e outra como nos exemplos, faca – vaca ; canto – manto, onde se diferenciam apenas por um som.

Podemos dizer de uma forma simples que Fonema é o som da nossa fala, modulado pela articulação e Voz, que juntos formam as palavras.

articulação dos fonemas

No início da alfabetização, quando estamos reconhecendo as letras, utilizamos da oralidade, ou seja, dos fonemas, para nos apoiar. Por essa razão é que vale salientar a importância de que a criança esteja falando corretamente antes de ser alfabetizada, do contrário terá dificuldades em relacionar os sons aos seus grafemos (maneira como é escrito som) e poderá atrasar sua aprendizagem.

Todos os fonemas são representados por grafemas na nossa escrita. Porém, nem todo fonema é representado por um único grafema ou vice versa. Em alguns casos um mesmo som poderá ser representado por mais de uma letra, assim como em outros casos uma letra poderá representar mais de um fonema.

Vamos entender melhor:

O fonema /f/ é representado sempre pelo grafema F.

Ex.: Foca, café, alfinete.

fonema /f/      fonema /f/

O mesmo ocorre com outros fonemas como o /v/, /p/ e /m/.

fonema /v/  fonema /p/ fonema /m/

Já no fonema /s/, se incluirmos o arq fonema /s/, teremos um total de 9 formas de escrever um mesmo ponto de articulação!

fonema /s/

Vejamos exemplos abaixo as 9 formas de se escrever o fonema /s/:

9 formas de escrever o fonema /s/S – sapo, pensamento
SS – pássaro, assado
SC- piscina, nascer
C- cebola, cacique
Ç- caçador, moça
XC- exceto, exceção
SÇ- desça, cresça
X- extrato, expectativa (arq fonema s)
Z- feliz, paz (arq fonema s)

Ou seja: 1 fonema = 9 formas!!!

 

fonema /z/

 

A letra Z pode representar 2 fonemas:

Fonema /z/ =  zebra

Arq fonema /s/ =  nariz

Nessa caso, 1 letra = 2 fonemas

 

 

 

Outros exemplos:

Fonema /k/ representado de duas formas.

Ex.: Q – queijo; C- colega

 

Fonema /x/ – representado de duas formas:

Ex.: X – xerife;  CH – chafariz

 

Fonema /j/ – representado de duas formas:

Ex.: G – gelo;  J – jacaré

Os erros por representações múltiplas são aqueles em que o aluno não sabe qual letra utilizar para escrever determinado som de uma palavra. Os erros mais comuns ocorrem com os fonemas /s/ e /z/, por apresentarem mais representações que os outros. As perguntas mais comuns entre os alunos na hora de escrever são:

adulto em dúvida

 

 

  • É com S ou com Z?
  • É com SS ou com ç?
  • Começa com S ou com C?

 

 

Existem algumas regras que podem auxiliar os alunos à lembrar com qual letra ele deve escrever:

-> Toda letra S entre duas vogais representa o fonema /z/, como na palavra Casa.

Ex.: C A S A

Contudo, algumas representações independem de regras é apenas memorizando-as que diminuímos os erros. Por esse motivo a importância da leitura  constante é crucial para que essas memorizações aconteçam.

-> Outra dica relevante é que toda palavra derivada é escrita com a mesma regra da qual se derivou. Se Passagem se escreve com dois SS, o mesmo vale para a palavra Passageiro.

Ex.: P A S S A G E M = P A S S A G E I R O

O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para auxiliar nesse tipo de dificuldade. Por compreender, reconhecer e trabalhar todos os pontos articulatórios, suas diferenciações e suas nuances, e ainda apresentar conhecimento na área da aprendizagem da leitura e escrita. Ele poderá desenvolver meios e atividades que esclareçam e adaptem esse sistema, facilitando a diminuição dos erros ortográficos.

fonoaudiólogo

 

Texto produzido por DANIELA BORGES 

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4 respostas em “Você já ouviu falar de “Erros de Representações Múltiplas na Fonoaudiologia?

  1. Eu nunca parei de estudar, todas as culturas evoluem, geralmente p/ melhor do coletivo humano, mas como citado nessa boa matéria o que faz esse erro nos impressionar no hodierno está embasado na infinita distância que as pessoas se colocam diante da escrita e da leitura. A frase “O hábito é uma segunda natureza que anula a primeira! Que muitos atribuem a Blaise Pascal (1623-1662) , outros a Agostinho (354- 430) e, Eu a atribuo a Galeno (129 a 217). Na linha dessa frase seguiram, também Fritz Perls (1893 – 1970), Edgar Nahoum (born in1921 hj c/ 95 anos), Thomas Fuller, Anáis Nin, Émile Lacan, e muitos eminentes educadores/pensadores assim entendiam o “Hábito de ler e escrever” como sendo o caminho maior na evolução do saber.

  2. Olá Erica,
    Gostaria de sugerir apenas um adendo ao seu texto. Nem toda palavra se escreve da mesma forma que a palavra que a originou. Por exemplo: viajar é com /j/ e viagem com /g/. São raras exceções, mas existem.

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