Por que ouvir minha voz gravada é tão diferente daquela que sempre escuto?

Ouvindo a própria voz

Se você é daqueles que morrem de vergonha quando ouve a própria voz em algum vídeo de família e fica se perguntando se é isso mesmo que as pessoas por perto escutam quando você fala, fique calmo. Você não é o único. Quase todo mundo odeia ouvir a própria voz gravada. O lado bom é que existe uma resposta para isso.

A RESPOSTA

A resposta para esse verdadeiro mistério do dia a dia corresponde diretamente aos diferentes caminhos que o som leva para chegar ao ouvido interno (local onde compreendemos o som).

A maioria do som é ouvido como vibrações que viajam através do ar até chegarem aos nossos ouvidos. Quando você fala, essas vibrações viajam até lá não só a partir do ar, mas também através dos ossos da cabeça. Então, a maneira como você percebe a sua própria voz é uma combinação dessas duas vias (via aérea e via óssea), que, graças às ressonâncias da sua cabeça, é muitas vezes mais profunda do que uma gravação.

Como ouvimos nossa voz

Diferença entre via óssea e via aéreaE quando você ouve a sua voz gravada, em sua mensagem de correio de voz ou em uma entrevista, você está ouvindo a sua voz apenas a partir de vibrações que viajam através do ar (via aérea). Daí a diferença. Nem parece que somos nós que estamos falando.

E COMO OS OUTROS NOS OUVEM?

Agora prepare-se para o choque: os outros nos ouvem igual a voz da gravação pois eles só possuem a via aérea para nos compreender.

E POR QUE ODIAMOS NOSSA VOZ GRAVADA?

Odeio minha voz gravada

É basicamente o mesmo que acontece quando gostamos do que vemos no espelho, mas não nas fotos. O fato é que estamos acostumados com as nossas imperfeições, com nossas assimetrias no corpo. Isso tudo confunde nosso cérebro e nos faz gostar menos do que vemos e ouvimos quando não estamos acostumados com isso, nossa autopercepção que nos faz enganar.

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta

*************************************************************************************************

Esse post foi publicado em Voz e marcado , , , , , , por Erica Sitta. Guardar link permanente.

Sobre Erica Sitta

Sou Fonoaudióloga formada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Pós-graduada em Motricidade Orofacial; Atuação em Motricidade Orofacial em casos Odontológicos; Voz; Neurociência e processo de envelhecimento cerebral pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). Formação em Thai Massagem, Massagem com pedras frias e quentes e também em Bambuterapia. Pós-graduada em Biopsicologia: Ciência do corpo e da mente pelo Instituto Visão Futuro. Mestre em Ciências (Atuação em Saúde Coletiva) pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). Professora de Hatha e Tantra Yoga.

8 respostas em “Por que ouvir minha voz gravada é tão diferente daquela que sempre escuto?

      • Elisabeth é assim mesmo!!! Ainda mais na época a qual estamos em que a gravação ficou mais fácil com o uso do aplicativo WhatsApp, esse momento de perceber como é a voz gravada se tornou mais comum. Estranhamos muito.
        Abraços
        Erica Sitta

  1. Kkkkkk sou palestrante na casa espirita! Se as pessoas escutam aquela voz nasalada, parecendo um marreco , que eu escuto na gravação, estou lascada!!!! 😂😂😂😂😂😂Agora , o engraçado é que quando eu canto , dizem que a voz é bonita! Como assim ???

    • Oi Roseli,
      A voz cantada tem uma impostação vocal diferente daquela que habitualmente falamos. Além de algumas vezes a emoção também ser diferenciada.
      Grave sua voz cantada e venha comentar o que achou!!
      Abraços
      Erica Sitta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s