Respiração como poder de cura para o nosso corpo

VOCÊ SABIA?

Que nossa maneira de respirar pode mudar nossa percepção da vida e é um caminho para o autoconhecimento e autocura?

Quando a respiração é perfeita, todo o resto se equilibra.

MANEIRAS DE SE RESPIRAR:

RESPIRAÇÃO LENTA: acalma, deixa a pessoa pacífica e compreensiva, produz clareza de pensamento. Ajuda a desenvolver uma percepção mais ampla de todos os fenômenos, aprofunda o autoconhecimento e a consciência universal. Diminui o ritmo das atividades biológicas e a temperatura tende a baixar.

Respiração lenta

RESPIRAÇÃO LONGA: dá poder de concentração e sintoniza a pessoa com o ritmo do universo; traz paciência, calma, tolerância, desenvolve uma visão profunda das coisas e a consciência do aqui e agora. A memória e a visão do futuro tornam-se mais extensas e claras.

Respiração longa

RESPIRAÇÃO PROFUNDA: gera harmonia entre todas as funções do corpo e, com isso, há mais satisfação, estabilidade emocional, confiança e capacidade de expressão. Facilita a meditação e o sentimento amoroso.

Respiração profunda

RESPIRAÇÃO RÁPIDA: excita, produzindo um estado mental instável. A pessoa muda de emoções bruscamente e tem reações inesperadas de ataque e defesa; torna-se mais subjetiva e egocêntrica, vê mais os detalhes que o todo, fica mesquinha.

Respiração rápida

RESPIRAÇÃO SUPERFICIAL: gera carência, já que não supre as necessidades orgânicas de oxigênio e isso se reflete no estado mental e emocional. A pessoa fica medrosa, volúvel, insegura, ruim de memória e de intuição. A angústia tem muito a ver com isso.

Respiração superficial

RESPIRAÇÃO CURTA: é dispersiva, traz impaciência, cria um ritmo irregular; a pessoa muda muito de ideia, tende à intolerância e ao mau humor. Custa-lhe adaptar aos ambientes, vive sempre em conflito e se apega mais aos detalhes que ao todo.

Respiração curta

Respirar de formas diferentes em exercícios específicos tem o propósito de nos ensinar novas formas de reagir às situações, nos dar possibilidades de liberdade de resposta e também de ampliar a consciência.

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página você encontrará sobre os mais diversos temas de Fonoaudiologia entre artigos, imagens e vídeos. Venha participar você também!

Curta FONOAUDIOLOGIA por ERICA SITTA

*************************************************************************************************

2 respostas em “Respiração como poder de cura para o nosso corpo

  1. Gostei muito desse artigo. Você poderia fazer outro que ensinasse exercícios para respirarmos de acordo com as formas citadas. Obrigada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s