Qual é a diferença entre voz, fala e linguagem?

Você alguma vez já pensou na diferença que existe entre a sua voz, a sua fala e a sua linguagem?

A VOZ é o som produzido pelo ar que sai dos pulmões, atravessa a laringe, vibrando as pregas vocais. É o som com o qual o canto e as palavras são emitidas.

voz

A FALA é o som articulado e moldado pela garganta, dentes, língua, bochechas e lábios. É ela quem modula nossa voz, já que para falar, movimentamos cerca de uma dúzia de músculos da laringe.

Articulação dos fonemas - fala

A LINGUAGEM já é um conceito mais complexo. Trata-se do processo mental de elaborar, formular, compreender e interpretar a mensagem. Pode ser por gestos, sinais falados, escritos ou gesticulados, sons, símbolos ou palavras, que são usados para representar conceitos de comunicação, ideias, significados, pensamentos e sentimentos. É qualquer meio que sirva para exprimir sensações ou ideias. Agregado de palavras e métodos de combiná-los usados por uma nação, povo ou raça; idioma, língua, dialeto.

Linguagem

Unindo os três elementos: VOZ, FALA e LINGUAGEM, podemos dizer que o conteúdo emitido pela VOZ através da modulação da FALA trata-se da LINGUAGEM.

Se não soubéssemos falar em nenhuma língua, ainda poderíamos nos expressar e nos comunicar por meio de inúmeros e variados sons vocais, sons esses não-verbais, quer dizer, que não pertencem à comunicação falada. São eles:

  • chorar;
  • gemer;
  • gritar;
  • soluçar;
  • suspirar;
  • balbuciar;
  • rir;
  • gargalhar;
  • cantarolar;
  • dar estalos com a língua;
  • soltar sons lamentosos;
  • tossir;
  • bocejar;
  • roncar;
  • respirar ruidosamente;
  • espirrar;
  • soprar;
  • assobiar.

Para exemplificar melhor nossa capacidade de comunicação, podemos citar os surdos não oralizados, que utilizam de diversas formas de entonação de Voz e diferentes sinais de Linguagem para ser compreendidos.

A Linguagem por ser responsável pela compreensão e capacidade de compreender, nos torna capazes de enviar a mensagem desejada mesmo na ausência da fala e/ou da voz. A dificuldade de Linguagem, mesmo havendo capacidade vocal e articulatória para se comunicar, deixa as mensagens desconexas, sem sentido e o indivíduo não compreende ou não é compreendido, como por exemplo nas afasias de Wernicke.

Outro exemplo são os bebês, que através de vocalizações e expressões conseguem ter suas necessidades atendidas prontamente.

As diferenças entre VOZ, LINGUAGEM e FALA são claras e para que exista um bom desempenho entre elas faz se necessário o adequado desenvolvimento e funcionamento de todas para que juntas resultem na excelência da comunicação humana. Por isso profissionais da comunicação como fonoaudiólogos são imprescindíveis no acompanhamento, avaliação e tratamento daqueles que venham a apresentar dificuldades em qualquer um desses aspectos.

Texto produzido por DANIELA BORGES 

Fan Page Facebook – Linguagem por Daniela Borges

 

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página você encontrará sobre os mais diversos temas de Fonoaudiologia entre artigos, imagens e vídeos. Venha participar você também!

Curta Fonoaudiologia por Erica Sitta

*************************************************************************************************

Esse post foi publicado em Fala, Linguagem, Voz e marcado , , , por Erica Sitta. Guardar link permanente.

Sobre Erica Sitta

Sou Fonoaudióloga formada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Pós-graduada em Motricidade Orofacial; Atuação em Motricidade Orofacial em casos Odontológicos; Voz; Neurociência e processo de envelhecimento cerebral pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). Formação em Thai Massagem, Massagem com pedras frias e quentes e também em Bambuterapia. Pós-graduada em Biopsicologia: Ciência do corpo e da mente pelo Instituto Visão Futuro. Mestre em Ciências (Atuação em Saúde Coletiva) pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). Professora de Hatha e Tantra Yoga.

2 respostas em “Qual é a diferença entre voz, fala e linguagem?

  1. Bom dia gostaria de ter mais informações sobre sisgmatismo (ceseio) bem como exercícios a realizar.
    Obrigada terapeuta da fala Carla Gomes

    • Oi Carla, tubo bem?
      Eu ainda não escrevi sobre isso…
      Mas escreva-se no blog deixando seu e-mail no SEGUIR ao fim da página, assim… a cada novo post você receberá as novidades.

      Abraços
      Erica Sitta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s