Eu devo usar cotonetes para limpar meu ouvido?

Cotonete

Há quem diga que é necessário e há quem diga que é melhor nem usar. Hastes de algodão, popularmente conhecidas como cotonetes, são objetos de higiene que costumam causar polêmica entre médicos, fonoaudiólogos e pacientes.

A regra básica para a higiene do ouvido é usar cotonete para a limpeza apenas na parte externa da orelha. Quando usado na parte interna, além do risco de lesões, estará empurrando a cera para o interior do ouvido.

Limpeza do pavilhão auricular

Outra maneira de fazer a limpeza é com uma toalha, preferencialmente após o banho.

Não é necessário usar o cotonete diariamente. O excesso de limpeza dos ouvidos aumenta o risco de um acidente com o cotonete, como uma escoriação ou até a ruptura do tímpano, podendo causar perda auditiva. Além disso, a cera é uma secreção protetora e até bactericida, sem a qual estaremos mais propensos a infecções de ouvido externo. Em crianças, assim como em adultos, não se deve nunca introduzir cotonetes ou outros objetos nos ouvidos. A limpeza deve ser feita com uma toalha macia (na parte externa do conduto auditivo e nas orelhas), onde você possa segurar ela enrolada em seu dedo mínimo para limpar até onde conseguir alcançar.

Limpar orelha com toalha

Algumas pessoas produzem muita cera e, nesses casos, deverão procurar por um otorrinolaringologista (ORL) para uma limpeza anual. O mais indicado é que seja logo antes do verão, pois o maior contato com a água da piscina ou do mar faz com que se produza mais cera, além de dar uma sensação de ouvido entupido.

Otoscopia com ORL

Em alguns casos, a falta de limpeza pode provocar o ouvido entupido e, nessas situações, um especialista deve ser procurado. Entretanto, a maioria das pessoas não precisa de uma limpeza específica feita por um profissional, basta tê-la feita em casa com os cuidados explicados acima.

Por outro lado, existem as pessoas que produzem pouca cera e que apresentam ouvidos muito secos. Essas pessoas sofrem de um sintoma muito incômodo que é a coceira crônica dos ouvidos, também conhecida como eczema. Neste caso é recomendada a lubrificação das orelhas com um pouco de óleo de gergelim.

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página você encontrará sobre os mais diversos temas de Fonoaudiologia entre artigos, imagens e vídeos. Venha participar você também!

Curta Fonoaudiologia por Erica Sitta

*************************************************************************************************

 

 

Esse post foi publicado em Audiologia, Saúde e marcado , , , , , , por Erica Sitta. Guardar link permanente.

Sobre Erica Sitta

Sou Fonoaudióloga formada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Pós-graduada em Motricidade Orofacial; Atuação em Motricidade Orofacial em casos Odontológicos; Voz; Neurociência e processo de envelhecimento cerebral pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). Formação em Thai Massagem, Massagem com pedras frias e quentes e também em Bambuterapia. Pós-graduada em Biopsicologia: Ciência do corpo e da mente pelo Instituto Visão Futuro. Mestre em Ciências (Atuação em Saúde Coletiva) pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). Professora de Hatha e Tantra Yoga.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s