Você sabe o que é Maturidade Simbólica?

A linguagem constitui um instrumento social, utilizado em interações, visando a comunicação. Quando pensamos em comunicação rapidamente nos vem à mente a fala como meio. Mas anteriormente ao início da fala, a criança desenvolve a compreensão verbal e utiliza meios diferenciados para se comunicar, como a troca de olhares, a expressão facial e os gestos. Transforma ações reflexas que realizava quando bebê em esquemas motores que desencadeiam esquemas mentais, que permitem a condição de representação.

maturidade simbólica

É capaz de discriminar precocemente os sons da fala, mas também se baseia no conhecimento adquirido em experiências com objetos, ações e locais, levando a uma interação complexa entre as capacidades biológicas inatas e a estimulação ambiental.

A partir de ações sensório-motoras, a criança realiza novos esquemas e os reproduzem em diversas situações onde a complexidade é crescente. Ao conjunto dessas capacidades é que damos o nome de Maturidade Simbólica.

Para simplificar podemos exemplificar a maturidade simbólica como a capacidade da criança em imitar situações cotidianas em suas brincadeiras, como por exemplo pegar a boneca, colocar no colo e dar de mamar. Essa ação não só demonstra a repetição de uma ação assistida, como cria para a criança a noção de que um bebê precisa ser alimentado pelo adulto e de que mamadeira é um dos instrumentos utilizados para isso. Essas situações ocorrem todo o tempo, onde as representações do universo externo vão sendo adquiridas e simbolizadas na mente do indivíduo e auxiliam no processo de desenvolvimento da linguagem.

maturidade simbólica

Para que o sistema comunicativo seja funcional e desenvolva-se de forma adequada, o aparato biológico deve estar íntegro e o ambiente social e familiar da criança deve propiciar as devidas estimulações para a absorção de seus conhecimentos.

O desenvolvimento da comunicação é de natureza organizacional dependente do domínio cognitivo, neurobiológico e sócio – emocionais a partir do uso funcional da linguagem e desenvolvimento da pragmática. Pressupostos teóricos cognitivistas de Piaget descrevem o conhecimento como resultado da interação entre indivíduo e meio físico, partindo do conceito de que suas ações sobre o meio (objeto), é o que torna sua evolução possível, levando a uma compreensão de mundo cada vez mais sofisticada, com conceitos cada vez mais elaborados.

A relação entre linguagem e gestos tem despertado um grande interesse para fonoaudiólogos e muitos pesquisadores. As ações das crianças sobre os objetos enquanto brincam permite observar o modo que ela está organizando e construindo o conhecimento. Parece haver uma relação entre o desenvolvimento da linguagem e o jogo simbólico durante o desenvolvimento da criança.

São descritos 4 estágios de desenvolvimento de jogo simbólico:

Criança imitando falar ao telefone

 

 

Comunicação pré-simbólica – entre 9 e 12 meses, com a utilização de gestos e vocalizações. Nessa fase a criança pode gesticular que está a falar ao telefone e vocalizar o que parece ser uma conversa.

 

Símbolos – entre 13 e 20 meses, com a utilização de gestos associados a objetos. Aqui a criança pega o objeto dando a ele a funcionalidade correta, ou seja, no caso de um copo de brinquedo ela o pega e finge estar tomando um suco.

Brincando de comidinhaCombinações simbólicas – entre 20 e 24 meses, combinando gestos em esquemas gestuais simples e múltiplos e palavras em frases. Nesse período a criança poderá unir o uso dos objetos em mais de uma situação e utiliza da fala para elucidar melhor a brincadeira. Exemplo disso seria uma criança que pega o pratinho com o garfinho, mistura a comidinha no prato e leva o garfo a boca dizendo: “Que delícia”.

Sequências simbólicas – a partir dos 28 meses, utilizando processos de gramatização da linguagem. Já nessa última etapa a criança une vários objetos e cria uma sequência de situações contando uma história. Ex: Ela pega a boneca, canta uma canção de ninar enquanto a balança no colo, relata que o bebê dormiu, coloca a boneca na cama, cobre com o cobertor dizendo que está frio e dá um beijo de boa noite no brinquedo dizendo “Durma com os anjos”.

Criança fazendo boneca dormir

As principais mudanças em relação ao uso de gestos ocorrem entre 20 e 28 meses, sendo que aos 20 meses não é observada uma grande diversidade de gestos e vocábulos, diferente dos 28 meses onde aparece um grande número de esquema durante a brincadeira. Crianças com 18 meses são capazes de interpretar espontaneamente gestos enquanto crianças de 26 meses são capazes de interpretar espontaneamente palavras. Até os 15 meses de idade a criança apresenta uso maior da comunicação não gestual, substituindo-a aos poucos pela comunicação verbal. O jogo torna-se mais complexo entre 12 e 36 meses, onde a criança é capaz de representar e sustentar diferenciados papéis no jogo durante a brincadeira.

O uso do jogo tem sido cada vez mais comum no processo de avaliação da linguagem, entretanto, os avaliadores devem prestar muita atenção a maneira de interagir com a criança, procurando estabelecer uma situação adequada e ao material utilizado. Os objetos escolhidos devem propiciar a criança a fazer transformações de objetos na sua brincadeira, já que este é um dos objetivos da avaliação. O jogo simbólico pode ser influenciado pelo conhecimento que a criança tem do objeto, ou seja, se este objeto fazia parte do cotidiano dela e se ela já havia o manipulado ou não.

A observação desse tipo de processo pode auxiliar em avaliações de crianças que não apresentam linguagem verbal ou apresentam fala ininteligível.

Texto produzido por DANIELA BORGES 

Fan Page Facebook – Linguagem por Daniela Borges

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta

*************************************************************************************************

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s