O que é Consciência Fonológica?

Consciência Fonológica é uma habilidade da Linguagem que consiste na capacidade de segmentar, de modo consciente, as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. Vejamos exemplos abaixo:

Palavra        Segmentada em silaba     Segmentada em fonema

VACA                 VACA                                 /v//a//k//a/

CHAVE               CHAVE                               /ʃ//a//v//e/

Consciência Fonológica

A Consciência Fonológica representa uma capacidade complexa em que a criança começa a identificar e a refletir que o discurso é constituído por um conjunto de frases, e que essas podem ser segmentadas em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas. É saber identificar a estrutura sonora das palavras, entender que uma mesma silaba ou um mesmo fonema pode estar presente em palavras diferentes.

O desenvolvimento da Consciência Fonológica parece não ser consensual, uma vez que não se desenvolve em todas as crianças numa mesma idade por depender de fatores intrínsecos e extrínsecos importantes como ter uma boa acuidade auditiva e cognitiva e boa exposição aos estímulos de linguagem.

Nos primeiros meses de vida essa habilidade já começa a se desenvolver, entre 3 e 4 anos de idade, a criança começa a apresentar uma sensibilidade às regras fonológicas de sua língua e reconhece as primeiras rimas e aliterações (repetições de fonemas idênticos ou parecidos em palavras diferentes) e aos 6 anos há um domínio quase que total dessa capacidade, vindo a desenvolvê-la mais no período da alfabetização.

Para que serve?

A Consciência Fonológica é fundamental para a alfabetização, já que os sons associados às letras são os mesmos sons da fala e é através do treino dessa habilidade que as crianças ganham essa sensibilidade.

Consciência FonológicaAtividades na fase pré escolar como produção de rimas e discriminação auditiva, são de extrema importância para que as crianças possam brincar com os sons das palavras e suas aliterações, favorecendo o vocabulário e a memória auditiva e aumentando tal consciência.

Consciência Fonológica_rima

A capacidade de pensar conscientemente sobre os sons da fala e suas combinações assume especial relevo para a aprendizagem da leitura e escrita, que é a aquisição mais importante nos primeiros anos de escolaridade da criança. De forma sucinta, pode dizer-se que esta complexa tarefa resulta da relação entre a escrita das palavras e a oralidade, o que implica a capacidade de identificar os sons da fala (fonemas) e manipulá-los, de forma a estabelecer a relação necessária entre eles e a sua representação ortográfica.

grafema e fonema
Ex.: Todas as imagens possuem o som que a cobra faz: /s/

Capovilla e Capovilla (2000) concluíram em seus estudos que o treino da Consciência Fonológica quando realizado precocemente pode ajudar na aquisição da leitura e escrita, diminuindo o insucesso escolar na aprendizagem da língua portuguesa.

Devemos concluir que um bom desenvolvimento da Consciência Fonológica diminui consideravelmente as dificuldades de aprendizagem e que para facilitar o desenvolvimento dessa habilidade é preciso realizar um trabalho pré escolar voltado para este objetivo. E no caso de crianças com necessidades educativas especiais, há a necessidade de desenvolver um trabalho individual de treino dessa capacidade afim de minimizar ou cessar suas dificuldades.

Texto produzido por DANIELA BORGES 

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5 respostas em “O que é Consciência Fonológica?

    • Oi Maria! Que notícia boa!!! Que mais artigos/posts maravilhosos possam aparecer e nos ajudar a crescer a nossa querida Fonoaudiologia!
      Obrigada por sua visita!
      Abraços
      Erica Sitta

  1. Olá!

    Obrigada pelo seu blog.
    E se uma criança com problemas de consciência fonológica mudar de país e consequentemente tiver que aprender uma segunda língua, com novos sons ( por exemplo, o francês) isso poderá complicar a sua consciência fonológica? O que é que aconselha nestes casos?

    Obrigada.

    • Olá FCD!!!
      Se nós levarmos em consideração que uma nova língua, por não ser reconhecida pelo cérebro como linguagem, ativa inicialmente o hemisfério direito e só depois é reconhecida pela linguagem localizada no esquerdo, eu indicaria um trabalho de estimulação de consciência fonológica através da música trabalhando os fonemas da nova língua a ser aprendida. A dificuldade na consciência fonológica poderá sim atrapalhar a aprendizagem do novo idioma, mas creio que o fator de podermos contar com as habilidades do hemisfério direito vai ajudar bastante.
      A disposição
      Beijinhos
      Daniela Borges

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