Você sabia que a linguagem pode se dividir em 3 níveis?

Toda nossa vida em sociedade supõe um problema de intercâmbio e comunicação que se realiza fundamentalmente pela língua, sendo, portanto, o suporte de uma dinâmica social, que compreende não só as relações diárias entre os membros da comunidade como também uma atividade intelectual, que vai desde o fluxo informativo dos meios de comunicação de massa, até a vida cultural, científica ou literária.

Os níveis de linguagem dizem respeito ao uso da fala e escrita em uma determinada situação comunicativa. O emissor e o receptor devem estar em concordância para que haja entendimento. Assim sendo, cada ocasião exige uma linguagem diferente.

A estrutura em que a linguagem se apresenta está dividida em três níveis: Nível Fonológico, Nível Morfológico e Nível Sintático.

1. Nível Fonológico: Fonologia é o ramo da linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. O nível fonológico é o que diz respeito a sonoridade da língua, é o que nos possibilita diferenciar “FACA” de “VACA” ,por exemplo. Graças a Fonologia podemos reconhecer fonemas surdos e sonoros, fricativos e sibilantes, bilabiais, plosivos e todos os diferentes sons da nossa língua. Com o total domínio fonológico, o indivíduo torna-se capaz de analisar e refletir, de forma consciente, sobre a estrutura da linguagem oral podendo identificar,isolar, manipular, combinar e segmentar mentalmente os sons da fala em unidades distintas. É saber que juntando os fonemas /f/ /a/ /k/ e /a/ formamos a palavra FACA.

Faca e Vaca - diferença fonológica

2. Nível morfológico: Está relacionado ao estudo da palavra, é a nossa capacidade de analisar a função, estrutura, flexão, processos de formação e classificação das palavras. A Morfologia nos permite saber que a palavra “andar” indica uma ação (verbo), que a palavra “caneta” indica um objeto (substantivo) e que a palavra “bonito” indica uma característica (adjetivo). Nos permite também alterar o sentido das palavras adicionando prefixos e sufixos como por exemplo em felicidade e infelicidade. Embora não se trate diretamente do sentido das palavras, a morfologia pode evitar construções de frases com sentidos absurdos.

(in) felicidade

3. Nível sintático: Sintaxe é o estudo das frases, como elas são construídas e capazes de expressar o que se deseja dizer. Está relacionada a disposição das palavras nas frases, das frases no discurso e a combinação entre uma frase e outra para que haja um sentido. Ao emitir uma mensagem o emissor procura transmitir um significado completo e compreensível, para isso as palavras são relacionadas e combinadas entre si. O domínio da sintaxe é o que permite uma organização efetiva do discurso, evitando distorções. Como esse domínio se desenvolve por volta dos 3 anos e 3 anos e meio de idade, é comum ouvirmos de crianças com idade inferior a essa, frases como: “Eu di binquedo meu pa ti” quando deveria dizer: “Eu dei meu brinquedo para a tia”.

Entregar brinquedo

A língua funciona como um elemento de interação entre o indivíduo e a sociedade em que ele atua. É através dela que a realidade se transforma em signos pela associação de significantes sonoros a significados arbitrários, com os quais se processa a comunicação linguística. É, com efeito, na língua e pela língua que indivíduo e sociedade se determinam mutuamente. A sociedade não é possível a não ser pela língua; e pela língua também o indivíduo. O despertar da consciência na criança coincide sempre com o aprendizado da linguagem, que a introduz pouco a pouco como indivíduo na sociedade. Assim, a linguagem representa a forma mais alta de uma faculdade que é inerente à condição humana, a faculdade de simbolizar. Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo.

simbolizar

Texto produzido por DANIELA BORGES 

Fan Page Facebook – Linguagem por Daniela Borges

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta

*************************************************************************************************

Anúncios

8 respostas em “Você sabia que a linguagem pode se dividir em 3 níveis?

  1. Bom dia! Muito bom o post. Mas, o exemplo referente ao “atirei o pau no gato” pode ser considerado como questão de sintaxe, já que as palavras, mesmo mal pronunciadas, estão adequadamente posicionadas na frase?

    Grata

    Ana Mombach

    Enviado do meu iPad

    >

    • Obrigada Renata!
      Estou tentando atualizar sempre… 🙂
      Cadastre seu e-mail e receba as novidades na sua caixa de entrada.

      Tenha um bom dia!
      Abraços
      Erica Sitta

  2. No “Nível morfológico”, linha 3…A Morfologia nos “permiti” quando deveria ser a …nos “permite”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s