Pragmática – a Linguagem no contexto social

Por ser um meio de comunicação social, a linguagem deve ser ajustada as pessoas e situações a qual está sendo dirigida. A Pragmática diz respeito a forma de utilização da linguagem que deve estar adequada ao tipo de mensagem que queremos expressar e ao público ou ambiente que queremos atingir.

“A Pragmática é a correta utilização da língua em diferentes contextos”.

Para que serve a Pragmática?

A pragmática está intimamente ligada com a capacidade de compreender e ser compreendido. É o que torna possível diferentes significados de uma mesma palavra dependendo do contexto.

 “Quero comer um doce”

“Quero comer um doce”

 

Na frase, “Quero comer um doce”, a palavra Doce é um substantivo que indica um alimento açucarado.

 

 

“Ela é um doce de menina”

“Ela é um doce de menina”

 

 

Já na frase “Ela é um doce de menina”, a palavra se torna um adjetivo que qualifica o sujeito.

 

 

É também o que torna possível transmitir a mesma mensagem de formas diferentes.

Se estou em uma biblioteca, onde deveria haver silêncio e alguém não pára de conversar, posso ir até a pessoa e pedir que fique em silêncio, como posso também dizer a seguinte frase: “Tem muito barulho aqui, não consigo me concentrar”. Em ambas as situações, haverá compreensão da intenção comunicativa.

Para ilustrar melhor, usaremos o exemplo de Schimidt (1993) que esteve no Brasil para aprender português. Ele nos conta que encontrava muita dificuldade em reconhecer quando e como acabar uma conversa ao telefone, e que, ao ouvir atentamente alguns telefonemas entre brasileiros, notou que foi usada a expressão “então tá” para terminar a ligação. A estas particularidades e expressões, tão importantes a naturalidade da linguagem, é que chamamos de Pragmática.

Pessoas conversando no telefone

Distúrbios Específicos da Linguagem, como o autismo por exemplo, apresentam déficit na capacidade Pragmática, tornando o discurso muitas vezes incoerente e a compreensão comprometida. Sendo a Pragmática o uso da linguagem no contexto social, a ausência dela causa grandes prejuízos na interação desses indivíduos dentro da comunidade.

Graças a nossas habilidades Pragmáticas, é possível aprender uma nova língua e entender suas peculiaridades, já que mudando o contexto, o meio inserido e as pessoas envolvidas na comunicação, o uso da linguagem deverá ser adaptado para que haja coerência e compreensão da mensagem.

Interação Comunicativa

Texto produzido por DANIELA BORGES 

Fan Page Facebook – Linguagem por Daniela Borges

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta

*************************************************************************************************

Esse post foi publicado em Linguagem e marcado , , , , por Erica Sitta. Guardar link permanente.

Sobre Erica Sitta

Sou Fonoaudióloga formada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Pós-graduada em Motricidade Orofacial; Atuação em Motricidade Orofacial em casos Odontológicos; Voz; Neurociência e processo de envelhecimento cerebral pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). Formação em Thai Massagem, Massagem com pedras frias e quentes e também em Bambuterapia. Pós-graduada em Biopsicologia: Ciência do corpo e da mente pelo Instituto Visão Futuro. Mestre em Ciências (Atuação em Saúde Coletiva) pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). Professora de Hatha e Tantra Yoga.

2 respostas em “Pragmática – a Linguagem no contexto social

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s