Linguagem Escrita – o mundo das letras

A linguagem escrita é um tipo de linguagem verbal que surgiu a partir da necessidade de transformar os sons da fala (fonemas) em símbolos que pudessem ser expressos de outra forma que não apenas na oralidade.

Linguagem Escrita

Na Grécia antiga, as mensagens eram ouvidas por um mensageiro que viajava por quilômetros a cavalo para repetir a mensagem ouvida cara a cara ao receptor designado. Atualmente obtemos informações do outro lado do mundo quase que instantaneamente no momento em que acontecem. Essa velocidade de informações que temos hoje, só é possível graças ao desenvolvimento da escrita. A escrita é a representação do pensamento e da linguagem humana através de símbolos.

Velocidade de informação

Existem gritantes diferenças entre a linguagem oral e a linguagem escrita.

  • A linguagem oral necessita do contato direto com o falante, sendo ela espontânea e renovada constantemente, não sendo obrigatória uma regra culta para ser compreendida. Num bate papo com os amigos ou ao telefone, podemos alterar a maneira de falar o tempo todo, gírias podem ser aceitas e as entonações são compreendidas com maior facilidade.
  • Já a linguagem escrita não exige o contato direto entre escritor e leitor, sendo mais objetiva. Obedece a uma série de regras gramaticais, boa elaboração e vocabulário distinto. E por não apresentar entonação, para ganhar o sentido desejado é necessário o uso da pontuação adequadamente, caso contrário, uma frase escrita poderá receber significados diferentes que não necessariamente se enquadram na ideia que o escritor tentou passar.

Desenho de peixe

 

Há diferentes tipos de escrita, porque suas origens são diferentes. Inicialmente ela era figurativa, onde cada desenho representava um objeto ou uma ação. O desenho de um peixe, por exemplo, para indicar um peixe e o desenho de um pé para indicar a ação de andar.

 

O alfabeto só surgiu, quando a ideia de representação saiu da imagem para o som. Ao invés de desenhar os objetos e ações, começou-se a representar com símbolos os sons das palavras.

A escrita é um processo em constante evolução que acompanha o estilo de vida das sociedades, a tecnologia e a mudança de seus hábitos. Assim, é comum encontrar em textos antigos, palavras que estão em desuso atualmente e em textos novos, palavras acentuadas de forma diferente.

Palavras esquecidas

Embora a escrita precise de um maior cuidado para ser emitida e compreendida, hoje em dia, com o crescente uso da internet e bate papos virtuais, ela apresenta uma variação de linguagem produzida pela pressa em digitar. Por exemplo, quando usamos “vc” e “td” no lugar das palavras Você e Tudo, e quando utilizamos símbolos gráficos como os Emoticons, os famosos rostinhos que imitam as expressões faciais.

Essas mudanças, são a prova de que a linguagem escrita evolui o tempo todo de forma viva e ativa, sendo inventada e reinventada todos os dias.

Texto produzido por DANIELA BORGES 

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta

*************************************************************************************************

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s