Linguagem verbal – a comunicação com seus diversos detalhes

A linguagem verbal pode ser dividida em linguagem oral e linguagem escrita, ou seja, a linguagem verbal é a que se utiliza de palavras ou sons quando se fala ou quando se escreve. Uma comunicação verbal se referente à algum tipo de passagem ou troca de informações.

Para estabelecer uma comunicação verbal , são necessários os seguintes elementos: Emissor, Receptor, Contexto, Canal, Mensagem e Código.

Esquema da linguagem verbalEmissor: trata-se do indivíduo que deseja comunicar uma mensagem a alguém.

Receptor: refere-se ao indivíduo que deverá receber a mensagem comunicada pelo emissor.

Contexto: é o assunto que envolve a mensagem a ser comunicada, do que estarão conversando.

Canal: O meio pelo qual a mensagem será transmitida, via telefone, vídeo, email ou mesmo aérea como na comunicação verbal oral.

Mensagem: a ideia que deseja transmitir, o conteúdo a ser apresentado.

Código: os elementos lingüísticos e regras escolhidas e utilizadas de acordo com o conhecimento do emissor e do receptor para que a mensagem seja clara e compreendida. Trata-se da língua em sua modalidade oral ou escrita, dependendo do canal de transmissão da mensagem.

Níveis de Linguagem

Os níveis de linguagem referem-se ao uso da fala e da escrita em determinadas situações comunicativas. Emissor e Receptor devem concordar entre si para que haja uma compreensão adequada da comunicação, dessa forma existe uma linguagem diferente para cada ocasião.

Emissor e Receptor

Não utilizamos o mesmo nível de linguagem para conversar com nossos amigos e com nosso chefe. Assim como não utilizamos a mesma linguagem falada dentro de casa com os familiares ao dar uma palestra em uma empresa. No caso da linguagem escrita também alteramos a forma de acordo com o meio ou com o receptor. Num bate papo com colegas no whats app por exemplo, utilizamos uma linguagem menos formal. Já num e-mail enviado para profissionais do trabalho, a linguagem escrita é mais formal e obedece as regras gramaticais.

Linguagem Informal

Linguagem Informal

Podemos dizer então que a linguagem verbal deve estar de acordo com o contexto e meio em que o emissor e receptor se encontram, para que as combinações das palavras, entonações e vocabulário sejam empregadas adequadamente.

Existe ainda uma diferença entre cada indivíduo na forma de se comunicar. Se levarmos em consideração a língua como código lingüístico utilizado dentro de uma sociedade, podemos dizer que ela é comum a todos. Mas quando se trata da fala, que é o modo como a língua é utilizada, a história muda bastante, já que cada um tem seu modo de se expressar.

Fatores como idade, sexo, escolaridade, educação recebida, profissão, meio social em que vive, caráter, amizades e região onde mora, influenciam na forma de expressão. Um adolescente pode utilizar gírias que podem não ser expressadas ou compreendidas por seus avós.

Uso de gírias

Uso de gírias

Mulheres costumam utilizar entonações mais diversificadas do que homens na hora de se comunicar. Indivíduos com escolaridade mais elevada podem ter um vocabulário mais enriquecido. Certas profissões exigem formas de expressão mais ou menos formais e assim por diante.

Dessa forma, quando um paciente se apresentar é preciso observá-lo de acordo com todos os fatores apresentados, realizando uma avaliação mais justa e um atendimento mais adequado observando cada detalhe dessa comunicação em uma eficiente relação entre Emissor(terapeuta) e Receptor(paciente).

Texto produzido por DANIELA BORGES 

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta

*************************************************************************************************

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s