Linguagem Corporal, a comunicação além das palavras

A Linguagem pode ser dividida em dois tipos: Linguagem Verbal e Linguagem Não Verbal.

  • A Linguagem Verbal caracteriza-se pela expressão através da fala ou da escrita.
  •  Linguagem Não Verbal é a comunicação através de imagens, desenhos, música, sinais, expressões e gestos.

A Linguagem Corporal é um tipo de Linguagem Não Verbal, que se caracteriza pelas expressões corporais manifestadas de acordo com emoções e sentimentos.

Segundo as teorias da evolução, a linguagem não verbal foi a primeira forma de comunicação entre os animais. Posturas, movimentos, olhares e até mesmo a respiração, podiam indicar sinais de medo, perigo, dor, fome ou alegria. Em uma situação de disputa entre Babuínos, por exemplo, os macacos expressam sua agressividade com olhares zangados e batendo os pés no chão. Para indicar sua submissão, o perdedor expõe os dentes e a gengivas rosadas com um “sorriso de medo”.

Babuínos O corpo fala e não fala pouco. Quando os sentimentos e as emoções afloram, nosso comportamento físico se altera. Veja abaixo alguns exemplos de linguagem corporal com seus respectivos sentimentos e emoções:

RaivaRAIVA : A aparência e comportamento da Raiva são inconfundíveis: sobrancelhas são espremidas para formar um vinco, e pálpebras são apertadas. A cabeça é muitas vezes um pouco abaixada, como os olhos fixando os arredores a partir de uma testa franzida. A raiva está associada a situações irritantes, frustrantes ou desagradáveis. A tensão do rosto é geralmente associada com mais linguagem corporal para enviar um indicador claro da emoção para as pessoas ao redor. Como seres humanos, temos a capacidade de influenciar o humor dos outros. É uma sensação inconfundível quando há uma pessoa com raiva na sala, e todo mundo sente a tensão.

MedoMEDO: A expressão facial de medo caracteriza-se por olhos arregalados e sobrancelhas inclinadas para cima. A boca é geralmente aberta até certo ponto. O medo está intimamente enraizado ao instinto e indica um desejo de evitar ou escapar de alguma coisa. Um estudo científico feito em 2008 analisou a expressão de medo e os pesquisadores descobriram que, com ela, as pessoas respiram mais ar e podem rastrear alvos mais rapidamente, por causa dos olhos arregalados. Em geral, a expressão facial aumenta a nossa percepção sensorial. Exibir exteriormente o medo é realmente muito prático e auxilia o indivíduo a evitar uma situação aumentando a capacidade de seus sentidos.

confusãoCONFUSÃO: A expressão de confusão é muitas vezes determinada pelo enrugamento do nariz e testa, às vezes com uma sobrancelha levantada mais alta do que a outra. Os lábios tipicamente franzem também, embora a expressão de confusão tenda a ser mais acentuada em torno dos olhos e nariz. As origens do rosto confuso podem ser comparadas com nossos parentes vivos mais próximos, os chimpanzés. Confusão representa uma falta de compreensão, e a própria expressão é criada para um aumento dos nossos esforços em entender alguma coisa. Quando um chimpanzé, especialmente um mais novo, experimenta uma nova sensação, o olhar de surpresa ou confusão é muito semelhante ao nosso. Nós compartilhamos o desejo de compreender o mundo que nos rodeia, embora em um nível diferente.

VergonhaVERGONHA: Um olhar de vergonha é uma expressão facilmente e universalmente reconhecida. Normalmente inclui olhos desviados para baixo com uma aparência triste ou preocupada. A cabeça também é frequentemente posicionada em direção à boca, franzindo a testa. Quando simplificada, a vergonha está intimamente relacionada com a submissão. Nos primatas, depois que o indivíduo dominante conseguiu forçar o outro, o lado perdedor mantém seus olhos para baixo para reconhecer a perda e o fim do conflito. Em nossas sociedades mais complexas, a derrota pode ser classificada como pessoal ou competitiva. Pode ser que a derrota (e vergonha) que segue a perda de um jogo não corresponda às expectativas que você definiu para si mesmo, ou deixe de cumprir as normas que os outros criaram para você. Estes termos gerais se manifestam em infinitas formas, mas todos retornam ao simples sentimento de vergonha, que evoluiu a partir de admitir perdas.

O aspecto mais interessante da Linguagem Corporal é que muitas vezes não temos tanto controle dela como temos da linguagem verbal. Com a Linguagem Verbal, onde expressamos nossas idéias e desejos através da fala ou da escrita, podemos escolher o que vamos dizer e muitas vezes podemos omitir ou mentir sobre fatos e esconder nossas emoções.  A grande questão é que embora seja possível omitir uma verdade através das palavras, na linguagem corporal o contrário é mais comum, já que comunicamos 90% das nossas intenções por meio de posturas, gestos, movimentos e tom de voz.

A Linguagem Corporal pode ser uma aliada para melhor entender os desejos e sentimentos do outro, seja no campo pessoal ou profissional. As intenções ficam mais claras quando conseguimos realizar a leitura das expressões corporais durante a comunicação.

Linguagem corporalAgora você já sabe! Não basta apenas ouvir o seu paciente, é preciso observá-lo amplamente para que você possa, além de fazer um diagnóstico eficiente, descobrir que planejamento terapêutico seguir, levando em consideração as particularidades de cada indivíduo.

Texto produzido por DANIELA BORGES 

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta

*************************************************************************************************

Bibliografia

http://www.sorrisofm.com.br/nova/?p=13120

Deixe um comentário