Como surgiu a Linguagem?

Antes da linguagem verbal, a comunicação entre os animais era basicamente com o uso de vocalizações e expressão corporal. Através de movimentos, posturas e gritos ou gemidos, eles sinalizavam sentimentos, necessidades e desejos.

Segundo estudos da teoria gestual, a linguagem evoluiu quando os macacos assumiram uma postura ereta e liberaram as mãos para a comunicação social, trazendo assim maior requinte e sofisticação a linguagem não verbal.

como surgiu a linguagem?

Com a necessidade da liberação das mãos para outras tarefas e aumentando o uso de vocalizações como gritos e gemidos de entonações diferenciadas, com o passar do tempo, mudanças nos órgãos fonoarticulatórios propiciaram a produção de diferentes sons e movimentos que foram ganhando significados e criando uma língua local.

Podemos dizer então que a linguagem é a evolução de gestos e vocalizações, devido a necessidade de expressão, juntamente ao desenvolvimento dos órgãos fonoarticulatórios.

E levando em consideração que os dois tipos de linguagem, verbal e não verbal, caminham juntas em seu desenvolvimento, isso justificaria a correlação entre a dominância manual e linguagem oral se localizarem ambas no hemisfério esquerdo do cérebro.

Hemisfério cerebralHoje em dia, nós entendemos como linguagem a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos.

A Linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos; onde há comunicação, há linguagem. Podemos usar inúmeros tipos de linguagens para estabelecermos atos de comunicação, tais como: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais (linguagem escrita e linguagem mímica, por exemplo).

Num sentido mais genérico, a Linguagem pode ser classificada como qualquer sistema de sinais que se valem os indivíduos para comunicar-se.

Texto produzido por DANIELA BORGES

 

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta

*************************************************************************************************

 

Esse post foi publicado em Linguagem e marcado , , , , , , por Erica Sitta. Guardar link permanente.

Sobre Erica Sitta

Sou Fonoaudióloga formada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Pós-graduada em Motricidade Orofacial; Atuação em Motricidade Orofacial em casos Odontológicos; Voz; Neurociência e processo de envelhecimento cerebral pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). Formação em Thai Massagem, Massagem com pedras frias e quentes e também em Bambuterapia. Pós-graduada em Biopsicologia: Ciência do corpo e da mente pelo Instituto Visão Futuro. Mestre em Ciências (Atuação em Saúde Coletiva) pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). Professora de Hatha e Tantra Yoga.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s