Para quê serve a tosse?

De acordo com o dicionário, tosse é: uma expiração brusca e barulhenta, involuntária ou voluntária, de ar contido nos pulmões.

Tosse

Ou seja, a tosse pode ser um reflexo natural do aparelho respiratório que surge como consequência de um processo irritativo, que muitas vezes é tida como benéfica, pois ajuda a expulsar secreção ou corpos estranhos da cavidade que esteja irritando ou obstruindo essa via de passagem do ar.

QUAIS OS TIPOS DE TOSSE?

A principal distinção que se usa fazer, porque ela tem implicações diagnósticas e terapêuticas importantes, é entre a tosse seca, sem eliminação de substâncias, e a tosse produtiva, que se acompanha da eliminação de muco ou catarro.

Tosse

Além disso, existem tosses contínuas e intermitentes, de predomínio pela manhã ou à noite e as relacionadas ou não ao exercício físico, etc. Cada um desses dados, associados a outros sintomas do quadro clínico, podem ter valor diagnóstico importante.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA TOSSE?

As causas da tosse são muitas e praticamente inumeráveis. Entre as mais comuns encontram-se o enfisema pulmonar (quase sempre associado ao tabagismo), a bronquite crônica, a asma, as infecções de garganta ou dos pulmões, a sinusite, as alergias, o refluxo estomacal, tumores, corpos estranhos, causas psicogênicas, etc.

Tosse

Nos não-fumantes, a tosse crônica quase sempre (mais de 90% dos casos) é devido à asma, ao refluxo gastroesofágico ou ao gotejamento pós-nasal (secreção do nariz, que fica gotejando na garganta, indo na direção dos pulmões).

Os fumantes costumam ter uma forte tosse seca que geralmente resulta na expectoração.

A tosse psicogênica pode ser usada por razões psicológicas ou sociais, como quando as pessoas tossem antes de fazer um discurso, e pode aumentar de frequência em situações em que o indivíduo esteja mais ansioso. Todos nós conhecemos pessoas que tossem ou limpam a garganta como meio de receber atenção ou de aliviar seu nervosismo.

QUAIS SÃO AS COMPLICAÇÕES POSSÍVEIS DA TOSSE?

As complicações da tosse podem ser agudas ou crônicas.

As agudas incluem o desmaio, quando as tosses são muito prolongadas; diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro e pressão intratorácica aumentada. Também pode haver insônia, vômitos, dor peitoral e ruptura de uma bolha pulmonar causando pneumotórax. Em outros casos severos a tosse pode causar fadiga dos músculos intercostais inferiores e inflamação do tecido conjuntivo entre o esterno e as costelas.

As complicações crônicas podem resultar até mesmo em hérnias abdominais ou pélvicas, por aumento da pressão intra-abdominal. Em mulheres com prolapso do útero a tosse pode ocasionar micção involuntária, o que é um fator de embaraço social. A defecação também pode ocorrer durante a tosse.

COMO A TOSSE PODES SER TRATADA?

O tratamento de base da tosse é o tratamento da doença que a esteja causando. Por isso, um médico (clínico geral, pneumologista ou alergologista) deve ser consultado para investigar este sintoma.

Avaliação da Tosse

 

TOSSE NAS REFEIÇÕES

A presença de alguns desses sintomas, como a tosse, pigarros e /ou engasgos podem estar relacionados à aspiração laringotraqueal, que é caracterizada como a entrada parcial ou total de alimentos na via respiratória (pulmão), podendo existir risco de pneumonia e, também, morte por asfixia. Alguns pacientes podem apresentar quadro de aspiração silenciosa, que é à entrada de alimento ou saliva nas vias aéreas, atingindo os pulmões, sem a presença desses sinais clínicos. Para esse tipo de tosse você deve procurar um Fonoaudiólogo.

Tosse e engasgo

ENTÃO PRESTE ATENÇÃO NA SUA TOSSE E PROCURE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL SE PRECISAR!!!

 

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta

*************************************************************************************************

Bibliografia

ABC.MED.BR, 2012.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s