O que é normal a criança falar em cada idade?

A expectativa pela primeira palavra da criança é muito grande. Durante este processo, muitas dúvidas surgem: “meu filho está atrasado para falar?” e “meu filho fala errado. É normal?”. Cada criança tem um tempo de desenvolvimento. No entanto, algumas respostas são esperadas de cada idade.

“Se a criança não está dentro do padrão esperado é importante que os cuidadores procurem um fonoaudiólogo”. Além de ser indício de problemas de audição, os erros constantes e sem evolução também podem prejudicar o desenvolvimento escolar da criança, pois ela automatiza o jeito errado de falar e pode transferir para a escrita.

A seguir, confira como cada fase reage aos estímulos e o que uma criança deve falar em cada idade.

O que meu filho deve falar em cada fase

Etapas do desenvolvimento de fala

Entre 4 e 6 meses o bebê já começa a emitir sons guturais como “grrrr” ou “errrr”.

Dos 6 aos 8 meses alguns sons começam a ser balbuciados. Os mais comuns são “gugu”, “dada”, “baba”. Nesta fase também é possível perceber que eles começam a imitar a entoação da voz dos seus cuidadores.

Perto do primeiro ano a criança já consegue falar palavras simples do seu cotidiano, como água, papa, mamãe, papai.

Com um ano e oito meses a criança já é capaz de falar mais de 50 palavras e conhece exatamente o seu significado. É natural que eles fiquem mais falante a partir de agora.

Entre os 2 e 3 anos elas já têm um vocabulário de mais de 300 palavras e conseguem formar frases completas. Nesta faixa etária já devemos entender tudo o que a criança diz, mesmo que de forma errada.

Com 5 anos de idade a criança já deverá ter adquirido todos os sons da fala e não possuir mais erros e nem trocas dos fonemas.

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta

*************************************************************************************************

Bibliografia

Créditos de Imagem ao site Bolsa de Mulher

14 respostas em “O que é normal a criança falar em cada idade?

    • Obrigada pelo carinho!!!!
      Não deixe sua irmãzinha sem uma avaliação fonoaudiológica, leve ela para avaliar a fala com um profissional especializado em Linguagem e/ou também para fazer uma avaliação auditiva. Sempre bom estimular o quanto antes pudermos.
      Abraços
      Erica Sitta

    • Oi Cristina, obrigada por sua visita!
      Cada profissional segue aquilo em que acredita. As vezes, naquele caso, vale a pena esperar mais um pouquinho. Outras vezes é melhor iniciar o trabalho de reabilitação.
      Na minha opinião a avaliação é quem dirá o que fazer…

      Abraços
      Erica Sitta

  1. Pingback: Meu filho ainda não fala – O que fazer? | Fonoaudiologia por Erica Sitta

  2. ola!!! meu filho tem 4 anos e 7 meses e fala ainda sem pronuciar a letra R no meio da palavra, porem quando a palavra começa com a letra R ELA FALA MUITO BEM, outa ele troca o L por N isso é normal? gostaria d uma opiniao sua!! agradeço

  3. boa noit!! meu filho tem 4 anos e 7 meses e não pronucia a letra R no meio de uma palavra, pore, qndo a palavra s inicia com a letra R ele fala muito bem, outro, ele troca a letra L por N.isso é normal??

    • Oi Joana, obrigada por ter passado por aqui.
      Seria legal levar seu filho para fazer uma avaliação fonoaudiológica para compreender porque essa alteração de fala ainda está presente. Talvez seja algum comprometimento para cuidar rapidamente antes que se inicie a escrita. Fale a pena investigar.

      Abraços
      Erica Sitta

  4. Ola boa tarde eu sou professora e trabalho com crianças de 2 aninho na creche e tenho uma aluno e ela não fl muito bem água e falar abo e papai ela fala papa e o nome dos coleguinha tem dificuldade pra fala ela já fez 3 ano.

    • Oi Jackeline. Se a fala dela estiver alterada para a faixa etária, seria bom passar por uma avaliação fonoaudiológica para investigar o porque dessas trocas.
      Abraços
      Erica Sitta

  5. Boa tarde!
    Tenho um filho de 1 ano e 8 meses que só fala da, levei ele para fazer uma avaliação com um profissional fonodiologo, e a mesma disse que eu tinha que estimular em casa, pois nessa idade é muito difícil de fazer tratamento.
    Estou preocupado pois sei que o quanto antes melhor, em casa estimulamos com músicas e brincadeiras.
    Gostaria de saber se tem algum exercicios ou outra coisa que possamos fazer para o aprendizado mais rápido.

    • Olá Leandro. Foi uma ótima ideia a sua em já realizar a avaliação fonoaudiológica.

      Preste atenção nessas coisas:
      -> Tenha certeza que seu filho escuta bem. -> Depois tenha certeza de que ele tenha uma boa visão. Todos esses favores podem atrasar o desenvolvimento de fala.

      Se não houve nenhuma intercorrência na gravidez e nem no parto e a criança não possuir nenhuma alteração sindrômica. Logo mais seu filho começará a falar.

      Sugiro a estimulação ser feita com objetos simples e de fácil pronúncia. Por exemplo a maçã. Colocar a maçã em frente dele e repetir algumas vezes o nome da fruta de maneira lenta e clara. Fazer isso com todas as coisas possíveis, inclusive as partes do corpo durante o banho.

      Se tiver dúvidas sobre o desenvolvimento de seu filho, sugiro procurar outro fonoaudiólogo para nova avaliação.

      Abraços
      Erica Sitta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s