Por que os profissionais da saúde vestem branco?

Tenho certeza que muitos já pararam para fazer a pergunta ”Por que os profissionais da saúde usam jaleco branco?”

Jaleco Branco

Para responder essa pergunta devemos voltar a idade média. Se você tivesse nascido há 700 anos, na Idade Média, ficaria surpreso com as roupas que os médicos usavam. A medicina que é uma das profissões mais antigas na área da saúde iniciou a transformação que virou moda.

Medicina na Idade Média

Naquela época, a Europa sofria com uma doença muito grave, a peste bubônica, que matou grande parte de sua população. Para se protegerem os médicos usavam um avental, luvas, máscara e chapéu, porém tudo escuro. A higiene não era o forte deles! Isso porque ainda não se sabia que a falta de limpeza era um fator de transmissão de doenças entre as pessoas. Assim, um médico que usasse um avental bem sujo era o preferido, pois a quantidade de manchas em sua roupa mostrava que ele já havia tratado muitos pacientes e, portanto, tinha muita experiência.

Roupa médica na Idade Média

No século XIX, descobriu-se a importância da higiene para se evitar doenças. Os médicos, então, passaram a usar jalecos brancos, que não escondem a sujeira, e a manter suas roupas limpas. Há outras medidas de higiene que fazem parte do cotidiano dos profissionais de saúde: lavar as mãos com frequência e esterilizar seus instrumentos de trabalho. Desse modo, é evitada a propagação de muitas doenças.

E a roupa branca dos médicos?

Além da descoberta no século XIX da higiene, há também o lado histórico. O uso do branco pelos médicos é um costume que vem desde a antiga Grécia. Os sacerdotes do templo de Asclépio (deus grego da Medicina) já se vestiam com roupas dessa cor para indicar pureza espiritual.

Medicina na Grécia Antiga

Hoje, o branco é associado à limpeza e à higiene, elementos fundamentáveis na prática da medicina. Além de facilitar a identificação de qualquer tipo de sujeira.

Outros profissionais da saúde abraçaram a tradição e incorporaram a utilização do branco em seus atendimentos.

Jaleco Branco

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta

*************************************************************************************************

Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , por Erica Sitta. Guardar link permanente.

Sobre Erica Sitta

Sou Fonoaudióloga formada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Pós-graduada em Motricidade Orofacial; Atuação em Motricidade Orofacial em casos Odontológicos; Voz; Neurociência e processo de envelhecimento cerebral pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). Formação em Thai Massagem, Massagem com pedras frias e quentes e também em Bambuterapia. Pós-graduada em Biopsicologia: Ciência do corpo e da mente pelo Instituto Visão Futuro. Mestre em Ciências (Atuação em Saúde Coletiva) pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). CRFa 2-15522 Professora de Hatha e Tantra Yoga.

12 respostas em “Por que os profissionais da saúde vestem branco?

  1. Olá Erica, tudo bem?Amo receber todas as suas informações, inclusive assisti uma entrevista sua, e você me surpreendeuainda mais. Admiro muito sua inteligência. Sou estudante de fonoaudiologia e ultimamente não estou conseguindo absorvermuita coisa das aulas, você tem alguma dica de como eu poderia ter um aproveitamento melhor? E também ser inteligente?Desde já agradeço seu retorno.

    Date: Tue, 9 Jun 2015 17:54:10 +0000 To: l_jane@hotmail.com

    • Oi Leide! Que fofa vc! rs
      Obrigada por sua visita!

      Ao meu ponto de vista, a inteligência também pode ser adquirida. Ler o máximo de livros e de assuntos variados te ajudará a abrir a mente para pensar criativamente.

      Se você está lendo e não está absorvendo a informação, alguma coisa pode estar acontecendo:

      1 – Você pode estar passando por algum stress mental e sua cabeça cheia de pensamentos não consegue acrescentar fonoaudiologia.

      2- Pode estar havendo algum tipo de comprometimento de memória a curto prazo. O que pode estar relacionado com sua alimentação e/ou a uso de algum medicamento.

      3- Você pode estar dormindo insuficientemente, por pouco tempo; ou de maneira comprometida, por alteração respiratória.

      Bom, existem infinidades de questões e respostas para este tipo de situação. Mas de maneira geral, vejo nas pessoas que passam por meus atendimentos, uma vida muito ansiosa e agitada. Minha dica para isto seria fazer aulas de Yoga, aprender a relaxar e a descansar, com isso tudo fluirá de maneira mais suave.

      Obrigada pelo carinho,
      Abraços
      Erica Sitta

  2. Essa coisa do médico usar branco, não o jaleco, a roupa em si, é coisa que só se vê, hoje em dia, no Brasil. Nos EUA e na Europa, médicos usam roupas normais e colocam só o jaleco por cima quando estão atendendo pacientes. Médicos de emergência nos EUA usam aquela roupa azul ou verde da cabeça aos pés como se vê em seriados como Grey’s Anatomy. Fora do hospital ou do consultório, contudo, todos usam roupas de cores variadas. No Brasil, não! A maioria dos médicos usa branco total, o tempo todo, até quando está de folga. Sapato branco, cinto branco e nada off-white ou cinza, branco puro mesmo. E sabe por quê? Porque médico no Brasil é muito arrogante! Eles querem que todo mundo veja, o tempo todo, que eles são médicos, a classe mais provilegiada da sociedade. Não estou “falando mal” dos médicos, não, ok?! Mas isso é uma realidade. Branco chama a atenção e branco total em todas as peças do vestuário mandam uma mensagem muito clara e simples: “veja, eu sou médico!”

  3. Olá Erica gostaria de saber como é o mercado de trabalho nessa área ? tenho muita vontade de cursar fonoaudiologia mas , tenho medo de formar e não emprego… obrigada.

    • Oi Luana. Eu adoro o que faço e se fosse para escolher um nova profissão, eu faria tudo de novo.

      Acredito que o mercado de trabalho comporte novos profissionais. Tem emprego para todos.

      Abraços
      Erica Sitta

  4. olá , boa tarde me chamo everton e adoreii o seu blog , eu vou prestar vstibular pra fono e gostaria de saber se a roupa adequada seria de cor branca. é o certo ?

    • Olá Everton,
      Que boa notícia! Boa sorte para você na Fonoaudiologia.
      Os profissionais podem usar branco, jaleco ou qualquer outro tipo de roupa colorida. Vai da faculdade ou clínica esse hábito de usar apenas roupa branca.

      Abraços
      Erica Sitta

  5. Sou barbeiro há 30 anos já uso camisa branca posso usar sapatos brancos também eu acho bacana a cor branca pra mim ela representa higiene !

  6. Olá! Minha mãe esteve internada na Santa Casa De Misericordia de Diamantina/MG, onde presenciei que os técnicos usavam calça jeans ou calça de cor preta. Achei um absurdo porque acredito que essa cor de roupa esconde possíveis sujeiras. Existe alguma lei que proíba esses trajes escuros em hospitais? Alguém pode me responder? Desde já agradeço pela atenção.

    • Olá Isabel. Para atendimento clínico não existe nenhuma proibição… apenas para tratamento cirúrgico e com exames invasivos é que existem roupas apropriadas.

Deixe um comentário