OSTEOPATIA, o que é isso???

O significado da palavra é: osteo (osso) e patia vem de empatia), então seria uma empatia pelo osso. Mas, ao contrário do que sugere o nome, a Osteopatia abrange muito mais que apenas ossos.

Osteopatia

A Osteopatia é uma filosofia de tratamento que tem como objetivo um bom diagnóstico clínico, visando achar a causa do problema/doença/dor e por meio de técnicas manuais propiciar a liberação dos obstáculos para que o corpo possa exercer sua propriedade de auto-cura.

osteopatia nasceu nos Estados Unidos (através de uma frustração de um médico com a medicina da época Dr. Andrew Tayllor Still). Depois de anos de pesquisas e atendimentos  Dr. Still anunciou os princípios fundamentais da osteopatia  por volta de 1874. 

Dr. Still percebeu que com o toque das mãos era capaz de mudar a condição dos tecidos que tocava e isso acarretava em uma significante melhora na saúde das pessoas que assim eram tratadas. Ele criou então, a partir de seus estudos e pesquisas, uma série de manipulações  e manobras para avaliar e tratar o corpo.

A osteopatia no Brasil é uma especialidade da Fisioterapia, a qual tem-se formação completa em 5 anos de estudos (após cursar  a Faculdade de Fisioterapia). Hoje, muitos outros estudos já foram realizados conseguindo a comprovação da eficácia desta medicina.

Thiago Bermejo_ Osteopata*Foto com o Fisioterapeuta e Osteopata Thiago Bermejo

 

Mas como a Osteopatia funciona?

A Osteopatia se baseia em alguns princípios que são:

  • Lei da artéria ( o corpo precisa de uma boa condição sanguínea para que possa se reparar);
  • Estrutura governa a função ( uma estrutura em ordem mantém sua boa função). Porém o contrário também seria verdadeiro a função ruim pode danificar a estrutura criando um caminho inverso da auto-cura.
  • Auto-cura: o principal princípio da Osteopatia. Esse princípio nos diz que o corpo a capacidade de se auto curar e que nós já temos todos os substratos suficientes para que isso ocorra.
  •  Segmento facilitado: nada mais é do que, a região da saída do nervo quando muito estimulada por uma posição viciosa irá emitir estímulos excessivos para todo trajeto por onde este nervo percorrer.  Um exemplo é a dor ciática, bem comum entre nós.

A Osteopatia se preocupa também com o meio externo, que seriam as informações vindas do ambiente, captadas pelo nosso corpo gerando nele deformações e/ou alterações de função, além de posições viciosas estáticas (má postura).

Atuação

A Osteopatia pode ajudar o corpo a se restabelecer em diversas situações, como por exemplo:

– Dores Ciáticas e dores na coluna em geral,

– Problemas  viscerais e circulatórios,

– Em neonatos (refluxos irritações),

– Alterações posturais,

– Alguns problemas emocionais,

– DTM (Disfunção TemporoMandibular)

– Cefaléias (dores de cabeça)

– Neonatais – Traumas adquiridos pelo parto

– Liberação dos impulsos de Nervos Cranianos

– Relaxamento da musculatura da boca e do pescoço,

– Etc.

Todas essas situações, onde percebe-se uma disfunção ou um obstáculos à saúde, a Osteopatia pode intervir auxiliando o equilíbrio funcional.

Osteopatia

Relação da Osteopatia com a Fonoaudiologia

Os Osteopatas precisam que seus pacientes tenham normotonia lingual, pois a hipotonia ou hipertonia da língua interfere diretamente nas alterações cervicais e nas dores de cabeça. É imprescindível a adequação do tônus muscular orofacial.

Outra conduta Fonoaudiológica seria a reabilitação vestibulococlear. Os Osteopatas acreditam que o labirinto é um dos captadores de estímulos do meio exterior e se este estiver comprometido influenciará em alterações posturais no paciente.

A Osteopata trabalha com as passagens dos nervos cranianos e seus acessos, facilitando assim o trabalho motor do paciente para a terapia fonoaudiológica.

Conclusão

A união da interdisciplinariedade acarreta em grandiosos benefícios ao portador de dor e/ou alterações miofuncionais, havendo necessidade de orientações e encaminhamentos entre ambas profissões.

Texto produzido por Thiago Bermejo: https://www.facebook.com/thiago.bermejo?fref=ts

*************************************************************************************************

Mini Currículo:

  • Thiago  Bermejo  Andreo  é formado  em  Fisioterapia pela Universidade  do  Sagrado  Coração  (USC).  Especialista  em  traumatologia  e  Ortopedia  pela  USC. Especialista  em  Osteopatia  pelo  Instituto  de  Docusse  de  Osteopatia  e  Terapia  Manual  (IDOT). Com residência  em  aparelho  locomotor  pelo  Hospital  Lauro  de  Souza  Lima. Especialista  em  exercícios  resistido  para  classes  especiais  pela  (FMUSP). Docente  da  escola  de  Osteopatia  (IDOT).  Proprietário  e  clínico  da  MOBILIDADE em Bauru/SP.
  • Contatos: 
    • Celular: (14) 98119-1129
    • Clínica  Mobilidade: (14) 3021-0304
    • E-­mail: andreomobi@gmail.com
    • Site:  http://www.clinicamobilidade.com

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta

*************************************************************************************************

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s