FIBROMIALGIA e a FONOAUDIOLOGIA

Fibromialgia é uma síndrome reumática de etiologia desconhecida, que acomete predominantemente mulheres, caracterizada por dor musculoesquelética difusa e crônica, além de sítios anatômicos específicos dolorosos à palpação, chamados de tender points. Frequentemente, estão associados outros sintomas, como a fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal e distúrbios psicológicos, como a ansiedade e depressão.

Tender Points

*Legenda: Tender points causam dores intensas quando pressionados.

Por vezes, o nível da dor é tão intenso, que interfere no trabalho, nas atividades de vida diária e na qualidade de vida dos pacientes. Ao abordar a questão das limitações funcionais decorrentes da fibromialgia e suas consequências sobre a qualidade de vida, torna-se necessário ampliar a perspectiva do impacto dos sintomas, pois as áreas afetadas se tornam tão importantes quanto a doença em si.

AVALIAÇÃO DA FIBROMIALGIA

A fibromialgia manifesta-se predominantemente em um de seus lados, embora o outro também seja sensível. São nove os pontos fundamentais de cada lado, portanto 18 no total, em que a dor pode instalar-se (veja na imagem):

Fibromialgia

1) na região subocciptal (atrás da cabeça);
2) no músculo trapézio (em cima do ombro e nas costas);
3) na região supraespinal;
4) na altura das vértebras cervicais;
5) na articulação condrocostal, onde a segunda costela se insere no osso esterno;
6) no joelho, especialmente na parte de trás do joelho;
7) no trocanter, área onde o fêmur se encaixa na bacia;
8) na região glútea;
9) do lado do cotovelo.

TRATAMENTO INTERDISCIPLINAR

Uma vez que os pacientes com fibromialgia apresentam, comumente, uma grande diversidade de sintomas, alguns trabalhos visam estudar a importância de uma abordagem conjunta de diferentes profissionais de saúde, com o objetivo de encontrar alívio dos sintomas.

O tratamento atual está voltado, principalmente, para a redução dos sintomas. A Fisioterapia tem um importante papel na melhora do controle da dor e no aumento ou manutenção das habilidades funcionais do paciente em casa ou no trabalho, assim como na redução de outros sintomas que lhe causam sofrimento.

Fibromialgia

O FONOAUDIÓLOGO deve prestar atenção aos sintomas referentes a:

  • Disfonia psicogênica (distúrbios de natureza psicológica, caracterizam-se principalmente por alteração vocal sem lesão estrutural laríngea ou doença neurológica);
  • Tontura e Zumbido;
  • Dificuldade na concentração (Por uma redução do fluxo sanguíneo cerebral);
  • Distúrbios da função oculomotora (Podem ocorrer em razão da disfunção nos mecanismos responsáveis pela sua regulação em consequência da diminuição
    do suprimento sanguíneo no labirinto);
  • Alterações vestibulococleares (Diversas doenças reumatológicas, pelas suas  manifestações e áreas de comprometimento, podem gerar alterações vestibulococleares importantes, sendo os testes otoneurológicos ferramentas importantes na confirmação dos distúrbios auditivos e/ou vestibulares e suas relações com o sistema nervoso central);
  • Dor de cabeça e na face (A fibromialgia leva a cefaleia e dor facial, além de tensões na nuca e ombros. A disfunção temporomandibular, que afeta a mandíbula e os músculos próximos também é comum em pessoas com fibromialgia);
  • Sensibilidade aumentada (Sintoma comum é a sensibilidade aumentada ou intolerância a ruído, toque, luz ou odor);
  • Articulação travada (Dificuldade de movimento. Frequentemente a dor é acompanhada por dificuldade de movimentar a região afetada, causando uma restrição do movimento completo).

ATENÇÃO
O procedimento de avaliação dos 18 pontos doloridos comuns à fibromialgia nem sempre leva em consideração as dores orofaciais, o que reforça a importância da atuação de uma equipe interdisciplinar para tratar o paciente de modo integrado.

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também! Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta

*************************************************************************************************

2 respostas em “FIBROMIALGIA e a FONOAUDIOLOGIA

  1. Eu tenho fibromialgia e faço tratamento a mais de 8:anos com medicamentos.
    Faço exercícios físicos.

    • Olá Neide. Obrigada por sua visita.
      Espero que seu tratamento seja o melhor caminho para o seu bem. Se tiver oportunidade , vá conhecer as aulas de yoga… são bem especiais para relaxar.
      Grande abraço
      Erica Sitta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s