BOCEJO

bocejoImagine um bocejo. Você alonga os maxilares, abrindo os lábios escancaradamente, toma fôlego profundo seguido por uma expiração mais curta e termina fechando a boca: ahhh… Você acaba de se juntar aos vertebrados do mundo inteiro num dos rituais mais antigos do reino animal.

O verbo inglês “yawn” (bocejar) deriva do inglês antigo ganien ou ginian, que significa abrir bastante. Mas além de escancarar a boca, o bocejo tem significativas características de fácil observação e análise.

VARIAÇÕES DE BOCEJO

Bocejo de nariz fechado: ao perceber o início do bocejo, aperte o nariz para fechá-lo. A maioria das pessoas diz que consegue executar bocejos de nariz fechado perfeitamente normais. Isso indica que a inspiração no início de um bocejo e a expiração no término dispensam as narinas – a boca oferece passagem de ar suficiente. Testemos agora algumas proposições sobre o papel da boca e da mandíbula.

bocejo com nariz fechadoBocejo de dentes cerrados: ao perceber o início do bocejo, cerre os dentes, mas inspire normalmente pelos lábios abertos e dentes apertados. Essa variante dá a sensação de ficar preso no meio do bocejo. Mostra que a abertura da boca é um componente essencial do complexo programa motor do bocejo; a menos que seja realizada, o programa não continuará até o fim. Além disso, revela que o boquejo é mais que respiração profunda porque, ao contrário da respiração normal, a inspiração e a expiração não podem ser tão bem realizadas através dos dentes cerrados quanto pelo nariz.

Bocejo nasal: essa variante testa a adequação da vias aéreas nasais para sustentar o bocejo. Ao contrário da respiração normal, que é igualmente bem realizada pela boca ou pelo nariz, o bocejo é impossível através apenas da inspiração nasal. Assim como o de dentes cerrados, o nasal fornece a sensação insatisfatória de ficar em meio ao bocejo. Inspiração pela boca é um componente essencial do padrão motor do bocejo. Já a expiração pode ser feita igualmente bem pelo nariz ou pela boca.

Bocejo

ATUAÇÃO
O movimento generalizado requer mais que manobras das vias aéreas e abertura da boca: os músculos faciais se alongam; a cabeça inclina-se para trás e os olhos se estreitam ou se fecham; há produção de lágrimas e saliva; no ouvido médio, as trompas de Eustáquio se abrem e são desencadeados muitos outros atos cardiovasculares, neuromusculares e respiratórios. Talvez o bocejo tenha componentes em comum com outros comportamentos. Por exemplo: uma espécie de “espirro lento” seria bocejo ou espirro seria um “bocejo rápido?” Os dois têm características respiratórias e motoras comuns – entre elas a abertura da boca, o fechamento dos olhos e a inclinação da cabeça.

CONTÁGIO
Já se sabe que a Natureza conspira para disseminar os bocejos. Simplesmente pensar neles os incita. A conhecida propriedade de “infectar” quem está por perto pode ser confirmada com observação cotidiana e experiências científicas.

bocejo

CURIOSIDADE
Estudos comprovam que bocejar provoca uma sensação prazerosa para grande parte das pessoas – o comportamento recebe a nota 8,5 numa escala de dez pontos (1 = ruim, 10 = boa).

E VOCÊ, FICOU COM VONTADE DE BOCEJAR ENQUANTO LIA ESSE TEXTO???

Qual sua nota para o bocejo?

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também! Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta

*************************************************************************************************

2 respostas em “BOCEJO

  1. Excelente artigo, Erica Sitta! Você já escreveu sobre o soluço e sobre o espirro?
    Criei a pasta “Erica Sitta” para guardar os seus artigos e mostrá-los para os meus pacientes. Grata por divulgar a nossa Fonoaudiologia com tanto empenho. Parabéns e mais sucesso para você! Beijo e até breve. Felomenia Pinho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s