CONHEÇA A LARINGE

laringeA laringe é um tubo de formato irregular, sustentado por partes cartilaginosas irregulares articuladas que une a faringe à traquéia. A cartilagem é a responsável pela manutenção da abertura da luz da laringe, garantindo sempre a livre passagem do ar. Este órgão consiste em uma série de cartilagens, sendo que as maiores, a tireóide, cricóide e a maior parte das aritenóides, são do tipo hialino, enquanto que as demais, são do tipo elástico.

Localiza-se na região da garganta, entre a traqueia e a base da língua, da qual é separada pela epiglote, uma espécie de válvula que se fecha durante a deglutição e abre-se para permitir o fluxo de ar durante a respiração. Funciona como uma válvula que impede a passagem de ar durante a deglutição e também que alimentos entrem na via respiratória. Outra função importante da laringe é a produção do som.

A epiglote é um prolongamento que se estende da laringe em direção à faringe, apresentando duas faces: uma dorsal e uma ventral. Quando há o movimento de deglutição, a laringe sobe e há o fechamento da sua entrada pela epiglote, impedindo a penetração do alimento nas vias aéreas.

laringe

 

A mucosa deste órgão forma dois pares de pregas que fazem saliência na luz laringeana. O primeiro par superior forma as falsas cordas vocais, conhecidas também por pregas vestibulares. O segundo par inferior, formam as cordas vocais verdadeiras. Quando ocorre a passagem de ar pela laringe, esses músculos podem contrair-se, modificando a abertura das cordas vocais levando à produção de sons com diversas tonalidades.

Seu revestimento epitelial não é uniforme durante todo o órgão. Na face ventral e parte dorsal da epiglote, bem como nas cordas vocais verdadeiras, o epitélio pode sofrer atritos e desgastes, portanto neste local, o epitélio é do tipo estratificado pavimentoso não queratinizado. Nas outras regiões é do tipo respiratório, possuindo cílios que batem em direção à faringe. Sua lâmina própria é rica em fibras elásticas e estão presentes também, pequenas glândulas mistas (serosas e mucosas) e sua submucosa não é bem definida.

A cartilagem tireoidea, conhecida vulgarmente como “pomo de Adão”, é formada de cartilagem hialina, e tem forma semelhante à de um livro aberto para trás. Fixada a ela, e também ao osso hioide, está a epiglote. Esta funciona como uma espécie de “tampa”, evitando que substâncias líquidas e sólidas sejam encaminhadas para os pulmões. Abaixo da tireoide, e antes da traqueia, está a cartilagem elástica cricoide, ligada a esta primeira por uma membrana. As cartilagens aritenoides são móveis, possuem formato piramidal e estão articuladas à cricoide. Nestas se localizam as inserções das cordas vocais, influenciando a tensão destas, e de alguns músculos da glote. Já as cartilagens corniculada e cuneiforme estão unidas entre si, deslizando-se de acordo com as movimentações dos músculos da laringe. Essa última cartilagem, ainda, liga as aritenoides à epiglote.

Associados a estas estruturas cartilaginosas estão os músculos, exercendo a importante função de estreitar ou dilatar os canais responsáveis pela passagem do ar; e de distender e relaxar as cordas vocais.

Epiglote

As cordas vocais se encontram no interior da laringe, em dois pares. A dupla localizada na região superior é chamada de banda ventricular, ou cordas vocais falsas, sendo constituída de lâminas fibrosas. As inferiores, formadas por tecido fibroso, elástico e muscular, são as cordas vocais verdadeiras. Estas partem da tireoide, cada uma se ligando à aritenoide correspondente; formando um “v”, quando estão relaxadas como, por exemplo, quando respiramos.

Ao falarmos, as cartilagens aritenoides se movem, permitindo que as cordas vocais se estendam, permanecendo bem próximas. Assim, quando o ar é expirado, estas vibram, permitindo a formação de sons. A movimentação dos músculos da laringe, juntamente com a articulação das estruturas bucais, como lábios, língua, bochechas; permitem a modulação da voz e a linguagem falada.

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta

*************************************************************************************************

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s