Ginástica Facial

Você sabia que praticar alguns exercícios faciais, como esticar a testa, contrair os lábios e o pescoço e levantar os olhos, pode ajudar a deixar os músculos do rosto mais tonificados, o semblante harmonioso e rejuvenescido, e, ainda, ameniza linhas de expressão e rugas?

Assim como o corpo precisa estar em forma, os músculos da face, do pescoço e do colo também necessitam de exercícios para continuar sempre firmes, irrigados e saudáveis. A gravidade, os fatores ambientais, os hábitos, a carga genética e o passar do tempo vão provocando nas estruturas do rosto um aspecto flácido e envelhecido.

Fique com seu rosto em forma!

A ginástica facial consiste de técnicas de automassagem, alongamento e reeducação do funcionamento da face, bem como exercícios específicos para cada musculatura facial e oral. Essas técnicas compõem a abordagem do tratamento com base na fonoaudiologia estética facial e de forma não invasiva ao qual promovem o rejuvenescimento progressivo do rosto.

QUER COMEÇAR A EXERCITAR O ROSTO E O PESCOÇO?

Então confira alguns exercícios para iniciantes que podem ser feitos em casa.

exercicios faciais

 

TESTA E SOBRANCELHAS
Posicione uma mão no sentido horizontal na testa, acima das sobrancelhas. Olhe para cima e tente levantar as sobrancelhas, impedindo com a mão que a testa levante, para não provocar vincos. Permaneça 3 tempos e volte lentamente. Repita 8 vezes.

OLHOS
Empurre as sobrancelhas para cima com os dedos médio e indicador de cada mão. Tente fechar os olhos, permanecendo 3 tempos e relaxe lentamente. Repita 8 vezes.

BOCHECHAS
Encha a bochecha de um lado só, permaneça 3 tempos e solte o ar lentamente. Repita 8 vezes e mude de lado.

BOCA
Pressione um lábio contra o outro para frente e para trás (como se estivesse espalhando batom). Repita 15 vezes.

PESCOÇO
Coloque a mão na horizontal sobre a testa. Pressione a testa para a frente contra a mão firme, fazendo força a partir do pescoço. Permaneça 3 tempos e relaxe lentamente. Repita 8 vezes.

QUEIXO
Posicione a mão fechada em punho abaixo do queixo. Tente abrir os dentes lentamente em 3 tempos, mantendo o lábio fechado e fazendo força oposta com a mão. Relaxe em 3 tempos e repita 8 vezes.

ATENÇÃO!!!
A fonoaudiologia enfatiza que “a forma de execução e as repetições de cada movimento precisam ser avaliadas e indicadas individualmente por um fonoaudiólogo estético facial”. E se você apresenta distúrbio da articulação da mandíbula, não deve realizar este exercício sem prévia avaliação.

*************************************************************************************************

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta

*************************************************************************************************

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s