Terapia: Estimulação de fonema – Grupo com /r/

Informações sensoriais

Para estas produções sugerimos a utilização das pistas já descritas para o /r/ e aquelas correspondentes à consoante que o precede.

Veja mais: https://ericasitta.wordpress.com/2013/11/18/estimulacao-do-fonema-r/

Este grupo /r/ pode conter algumas consoantes diferentes, tais como PR, KR, VR, TR, GR, FR, DR.

Grupo r

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Algumas sugestões para o desenvolvimento

– Quando uma criança não possui o /r/, iniciar por seu treinamento. Embora não seja o mais frequente, também podem ocorrer casos em que a criança encontra maior facilidade para utilização do /r/ no grupo, do que na sílaba simples, de forma que é sempre conveniente testar sua performance também nesse tipo de realização.

– Desenvolver a habilidade para efetuar articulações com espaço de tempo reduzido entre ambos. Pois o trabalho com diadococinesia (DDC), a habilidade para realizar repetições rápidas de contrações musculares opostas, permite trabalhar a maturação e a integração neuromotora. Ex.:

  • Produzir “te” “de” rápida e repetidamente;
  • Produzir “pe” “te” rápida e repetidamente;
  • Produzir “pe” “ke” ” te” rápida e repetidamente.

– Quando a criança possui o /r/, efetuar produções sucessivas do primeiro e segundo elementos do grupo. Iniciar a produção por fonemas de área articulatória opostas, pode facilitar essa produção. Ex.: CRA.

– Desenvolver a produção descrita acima de forma a reduzir o tempo entre elas.

– Produzindo o /k/ sem vocalizar, elevar a ponta da língua rapidamente, interrompendo a passagem do ar.

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Bibliografia

Spinelli VP, Massari IC, Trenche MCB. Temas em Fonoaudiologia. 9ª ed.
São Paulo: Loyola; 1989. Cap. Distúrbios Articulatórios.

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