Terapia: Estimulação do fonema /r/

Informações sensoriais

Nota-se que o fonema /r/ é a forma anterior simples. Ex.: barata, parede…

fonema /r/ Tátil – Bordas da língua em contato com a face interna dos molares e parte do palato; ponta da língua tocando rapidamente os alvéolos dos incisivos superiores.

Visual –  Elevação da ponta da língua em direção aos alvéolos dos incisivos superiores.

Cinestésica – Movimento de deslocação rápida da ponta da língua em direção ao ponto de articulação.

*************************************************************************************************

Algumas sugestões para o desenvolvimento

– Desenvolver a propriocepção da ponta da língua.

– Treinar o afilamento da língua.

– Treinar o controle da contração e descontração dos músculos da língua.

– Exercitar a movimentação rápida de ponta de língua, produzindo as sílabas ” te” e “de” alternadamente.

– Desenvolver a sensação do ponto de articulação produzindo estalos de língua através do contato de sua ponta coma região alveolar. Esse movimento deve ser efetuado com a boca aberta, a fim de dificultar o contato do dorso da língua com o céu da boca.

– Produzindo de modo contínuo uma vogal, elevar sucessivamente a ponta da língua em direção ao ponto de articulação. Cuidar para que as bordas posteriores mantenham-se em contato com os molares, impedindo a saída de ar lateral. Fazer uso de vibrador acoplado a uma espátula, colocando-a a ponta da língua que deve estar em postura próxima à necessária para a produção do /r/.

foto-boquinha-letra-r-fraco

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta .

Bibliografia

Spinelli VP, Massari IC, Trenche MCB. Temas em Fonoaudiologia. 9ª ed.
São Paulo: Loyola; 1989. Cap. Distúrbios Articulatórios.

Imagem : http://fernandabertgalvao.wordpress.com/2011/01/04/alfabetizacao-pelas-boquinhas/

54 respostas em “Terapia: Estimulação do fonema /r/

  1. Olá ERICA ,ESTOU UTILIZANDO MUITO TUAS ATIVIDADES COM ESTIMULAÇÃO DOS FONEMAS. PARA MINHAS CRIANÇAS. TENHO UM MENINO DE 4 ANOS DE IDADE QUE VEIO PARA SER .SEM FALAR MADA SÓ MAMA, DEPOIS DE UM ANO DE TERAPIA UMA VEZ POR SEMANA ESTA FALANDO PRATICAMENTE TUDO ,NÃO FALA MAIS PORQUE A FAMILIA NÃO ESTIMULA. MESMO ASSIM OBRIGADO POR SUA AJUDA .MARLENE

    • Olá Marlene,
      Fico imensamente feliz em saber que meu trabalho está beneficiando suas terapias. Obrigada por sua visita.
      Precisando de ajuda é só falar!!!

      Abraço
      Erica Sitta

      • Boas, o meu irmão quando diz o /r/ Ex: parede, faz uma especie de “pagrede”, não sei explicar bem, mas é um problema comum acho eu. Será que me pode dar umas dicas em como ajuda-lo?

      • Oi Francisco. É muito difícil dar dicas sem conhecer o caso. Leve ele para fazer uma avaliação fonoaudiológica! Pq assim o profissional irá conseguir identificar qual é a causa dessa alteração e irá passar os exercícios adequados para a recuperação/adequação da fala de seu irmão.
        Abraços
        Erica Sitta

  2. Ola gostaria de técnicas para trabalhar o afinamento de ponta de lingua. Minha paciente nao produz o L muito menos R por nao conseguir ponta de língua. Obrigada

  3. Pingback: Terapia: Estimulação de fonema – Grupo com /r/ | Fonoaudiologia por Erica Sitta

  4. olá, Erica. tenho um paciente q n conseguia falar o r. Agora já o adquiriu isolado e nos grupos, porém, os grupos gr e cr ele não consegue de jeito nenhum. Já fiz de tudo, mas nada. Se vc puder me ajudar, ficarei muito grata! Karine

    • Olá Karine, obrigada por sua visita.
      Seu paciente tem deglutição adequada? Vejo que os fonemas /g/ e /k/(aos quais são difíceis para seu paciente produzir) possuem o mesmo ponto articulatório, e são de produção posterior. Talvez movimentos ântero-posteriores (de frente para trás) de língua ajudem. Mas dê importância para a deglutição, talvez ela esteja alterada. Devendo ser trabalhada anteriormente.
      Grande Abraço
      Erica Sitta

      • os fonemas /g/ e/k/, ele consegue pronunciar muito bem, mas qdo nos grupos, ele faz uma emissão como um “gargarejo”…e só tá faltando esses p ele receber alta, pois sua fala era bem prejudicada, já q ele trocava quase todos os fonemas. Sempre trabalhei exercícios miofuncionais, desde o início, bem como a matigação e a deglutição, mas ele não dá continuidade em casa, pois os pais são bem ausentes… É difícil, mas continuo tentando. Se tiver mais alguma dica, eu agradeço.
        Abraço
        Karine

  5. oi Erica, adorei seu site! Sou fonoaudióloga e estou atendendo um caso de um garoto 13 anos, possui desde os 2 anos e 8 meses IC e sempre realizou fonoterapia. Na sua lgg oral há ausencia do fonea lh (ex: Folha / foia)… percebi que ele vibra a lingua porém com a lingua no assoalho…estou trabalhando este ponto articulatório do /r/ vibrante. Ele não possui obstrução nasal. Teria algma sugestão para trabalhar esse fortalecimento da lingua? alguma massagem? obg

  6. Ola Erica, que bom contar com sua ajuda, meu filho tem 6 anos e meio nao fala de jeito nenhum o som do r e tbm tem dificuldades com outros fonemas, percebo que fala muito rapido e corta as palavras pelo meio, a boca dele parece meio flacida qdo fala, pois as vezes ate cospi um pouco ao falar ele tem bruxismo , vc acha que o bruxismo pode ter influencia na fala?? ele ta trocando os dentes, e tenho medo dele quebrar os dentes a noite, pois range bastanteee. vc acha que corre esse risco??? obgda ahhh atualmente nao esta na terapia de fono, mas ja fez por quase 02 anos com 02 profissionais diferentes

    • Oi Kenia! Obrigada por compartilhar sua história.
      – Sobre o bruxismo… aconselho procura profissional odontológica para avaliação e conduta quanto confecção de uma plaquinha miorelaxante que irá proteger os dentes prevenindo quebras ou desgaste.
      – Com a presença deste sintoma do apertar e ranger dos dentes … não deixaria de sugerir uma avaliação psicológica, pois, certamente existe um fator psicológico que impulsiona seu filho ao nervosismo e tensão. E o conhecimento desta origem levaria a diminuição ou sessar do hábito.
      – Sobre o fonema /r/… aconselho terapia fonoaudiológica com um profissional da area de Motricidade Orofacial para compreensão da alteração de fala, bem como sua reabilitação.

      Boa sorte,
      Qualquer esclarecimento, estou a disposição.
      Abraço.
      Erica Sitta

      • OLÁ ERICA ESTOU FAZENDO TUDO PARA AJUDAR UMA PACIENTE DE 10 ANOS COM SIGMATISMO LATERAL,PRINCIPALMENTE NO /S/ MAIS TODOS OS EXERCICIOS QUE UTILIZO ACHA MUITO CHATO E ACABA NÃO FAZENDO. O PIOR É FILHA DE UMA AMIGA COMO PODE ME AJUDAR.OBRIGAGO MARLENE

        Date: Sun, 28 Sep 2014 21:38:14 +0000 To: mmsfono@hotmail.com

  7. Olá Erica!! Gosto muito do seu site e de suas dicas…
    Esse fonema /r/ me da trabalho, viu? hehe
    Qual é a técnica que você acha mais eficaz na impostação deste fonema? Além de trabalhar tônus, fazer uma boa avaliação de frênulo etc…
    É a técnica de aproximação como você citou acima? Movimentação rápida de T e D?
    Tenho muitos casos, e as vezes essa técnica não da certo…
    Obrigada!!!

  8. Olá Erica!! Gosto muito do seu site e de suas dicas…
    Esse fonema /r/ me da trabalho, viu? hehe
    Qual é a técnica que você acha mais eficaz na impostação deste fonema? Além de trabalhar tônus, fazer uma boa avaliação de frênulo etc…
    É a técnica de aproximação como você citou acima? Movimentação rápida de T e D?
    Tenho muitos casos, e as vezes essa técnica não da certo…
    Obrigada!!

    • Oi Luana, obrigada por sua visita!!!
      Realmente a aquisição e fixação do fonema /r/ leva um certo tempo e muito trabalho. Mas não se esqueça que antes de trabalhar este som o paciente tem que realizar adequadamente os movimentos de mobilidade de língua.
      Colocar alguma coisa de sabor na região do ponto articulatório também ajuda muito na percepção.😉
      Abraço
      Erica Sitta

  9. Oie Erica estou desespera pois tenho um filho de 4 anos ele fez a cirurgia de freio lingual mais mesmo assim ele não consegue falar direto ele faz terapia com a fono ela passou varios exercicios mas ele não consegue fazer ficou muito trite com essa situaçao pois os coleguinha da creche com a mesma idade falam muito bem me ajude por favor

    • Oi Beatriz. Obrigada por sua visita.
      Se seu filho já está em terapia fonoaudiológica, logo mais ele irá conseguir a reabilitação, não precisa sentir-se ansiosa. Porém, se após uns 4 meses você não ver avanços, te aconselho a procurar outra profissional.
      Tenha um ótimo dia,
      Abraços
      Erica Sitta

  10. Oi, Érica! Meu filho tem 4 anos e não fala o R em algumas palavras, ele troca o R pelo L. Por exemplo, fala baLata ( barata ), mas fala perfeitamente rato, carro… Queria saber se na idade que ele está já era pra ter corrigido?! Vou mensalmente a São Paulo, capital, você indica algum profissional que eu possa levá-lo? Vi que você só atende em Bauru, infelizmente…
    Grata, Marina

    • Oi Marina, obrigada por sua visita!
      A idade de seu filho é mais ou menos a faixa etária da aquisição deste fonema. Se ele acabou de fazer 4 anos pode ser que daqui uns meses ele fale o /r/ , mas se ele já estiver com quase 5 anos pode ser importante procurar uma avaliação fonoaudiológica.
      Não sei quem te indicar, que pena.
      Abraços
      Erica Sitta

  11. BOM DIA ÉRICA!
    É MUITO BOM PODER CONTAR E COMPARTILHAR NOSSAS DÚVIDAS COM UMA OUTRA PROFISSIONAL.ACOMPANHO SUAS ORIENTAÇÕES E PEÇO AJUDA PARA INSTALAR O ARQUIFONEMA R:JÁ TRABALHEI DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA.MAS NÃO CONSIGO TRABALHAR A INSTALAÇÃO DO FONEMA.OBRIGADA PELA ATENÇÃO.ABÇS

  12. Adorei ler os depoimentos aqui, já estava desesperada por achar que estava demorando a conseguir instalar o fonema R, mas vejo que não estou sozinha. O meu paciente tem 10 anos agora ele até faz o som da letra mas projeta a língua para fora, estou fazendo tentando que ele faça direito, meu problema também é igual a muitas colegas, a família não ajuda muito.

    • Oi Cátia! Obrigada por sua participação!
      Vamos seguindo juntas dando nosso melhor para atender nossos pacientes sempre com o maior amor❤
      Abraços
      Erica Sitta

  13. ola bom dia meu filho tem 6 anos ele nw promuncia a letra r vai na fone faz uns 2 anos to desesperado como faço pra ajuda-lo obrigada

    • Oi Maria, obrigada por sua visita.
      Se seu filho já está em acompanhamento fonoaudiológico não precisa se preocupar. Cada criança tem seu tempo de desenvolvimento e evolução.
      Abraços
      Erica Sitta

  14. Olá Erica boa tarde.
    Minha filha de 5 anos tem um rico vocabulário, o problema e que as palavras com prato,grato,branco em fim todos os fonemas que possui r no meio ela não fala o r por ex.prato fala pato,degrau fala deguau,tem algum exercício que possamos fazer em casa para corrigir essa falha nos fonemas?

  15. Olá Erica, recentemente recebi um paciente de 4 anos que possui a língua bifurcada, ainda não comecei a terapia, mas estou em busca de ideias, pois este caso é novo para mim! Se puder me dar algumas dicas ficarei grata!

    • Oi Joedila. Obrigada pela visita!
      Nossa, que caso diferente!!! Eu também não atendi alguém assim ainda… Depois passe aqui e me conte as alterações encontradas. também fiquei curiosa!

      Abraços
      Erica Sitta

  16. Olá Érica. Tenho uma filha de 5 anos e ela troca o “R” pelo “L”. Exemplo: ao invés de falar arara, ela diz “alala”, ao invés de laranja, ela diz “lalanja”, palavras como: trabalho, porta, favor, prefeito, ela fala corretamente o som do “R”. Quais exercícios posso realizar para estimular a pronuncia correta?
    Estou tentando marcar uma consulta com a Fonoaudióloga, mas enquanto não consigo queria ajudá-la.
    Parabéns pelo blog e por ajudar muitas pessoas(adultos e crianças)!

    • Oi Luis, Obrigada por sua visita!
      Os exercícios descritos neste post servem para este tipo de alteração. Porém nem todos os exercícios valem para um mesmo caso. Há a necessidade de uma investigação Fonoaudiológica para reconhecer qual é a causa específica da alteração que sua filha vem apresentando. Só assim o exercício escolhido será eficaz.
      Abraços
      Erica Sitta

  17. Muito bom!
    Erica,
    Tenho um pacientinho de 4 anos com diag de DEL que não consegue articular o /f/ e nem o /v/. Sou psicopedagoga e gostaria de saber como ajudá-lo. Ele tb faz fono.
    Obrigada!

  18. OLÁ ERICA MINHA FILHA TEM 6 ANOS ESTOU COM DIFICULDADE DE ACHAR FONO PRA ELA, ELA TAVA FAZENDO NO PUBLICO, MAS AI FICARAM SEM PROFESSOR.ANTES ELA TAVA COM DIFICULADE COM O SOM DO S, ELA MELHOROU MUITO MAS AGORA VEIO O SOM DO R E D L NÃO CONSEGUI FALAR, EM FEZ DELA FALAR BRASIL ELA DIZ BASIL, FLAVIO ELA FALA FAVIO,BICICLETA BICIQUETA, ESTOU PREUCUPADA PÓS ELA ESTA APRENDENDO A LER, ESTOU COMEDO DE PREJUDICA NA ESCOLA O QUE EXERCICIOS EU POSSO FAZER POR ENQUANTO COM ELA EM CASA ATÉ ELA CONSEGUI A FONO,

    • Oi Lilian, obrigada por sua visita.
      É muito complicado falar qual exercício você poderá fazer para ajudar sua filha, pois cada criança precisa de um diagnóstico específico para compreender de onde vem a alteração do fonema.
      Oriento você tentar procurar atendimento fonoaudiológico privado então. Só com uma avaliação que será possível ter orientações.
      Abraços
      Erica Sitta

  19. Erica, super adorei todas essas dicas tenho me informado bastante sobre esse assunto pois observo o meu filho desde quando começou a falar e já tinha colocado em mente q ele iria puxar ao pai que demorou muito a falar corretamente. Hoje meu filho Benício tem 4 anos e ainda não desenvolveu a fala como esperava, troca muito o G pelo D, o C pelo T Coca (tota). A noite falta pouco é quebrar os dentes rangendo, ele é ansioso e sente dores de barriga. Como pode me ajudar? Obrigada.

    • Oi Antonia, obrigada pela visita!!!
      Se seu filho está passando por algum tipo de ansiedade e ele ainda é novinho assim, pode ser que ele esteja sentindo essas emoções dos pais. Talvez fazer um acompanhamento psicológico familiar ajudaria bastante a harmonizar a questão😉

      Sobre as trocas na fala, uma avaliação fonoaudiológica poderá lhe orientar à uma boa reabilitação. E trabalhando seu filho agora evitaria problemas futuros , tais como trocas de letras na escrita.

      Abraços
      Erica Sitta

  20. Olá Erica, tenho 20 anos desde que entrei para a escola (com 7 anos) que não consigo produzir o som do “r” entre uma ou duas vogais, como por exemplo “era”, “fera”, “palavra” ou “falar” (por mais que os meu professores e os meus pais me tentassem ajudar), como actualmente tenho uma profissão que lida com o publico preciso rapidamente de corrigir este problema de fala. Será que me podes passar algum exercício que me ajude a corrigir este problema?

    • Olá João, obrigada por sua visita!
      Existem algumas características que precisam ser avaliadas por um fonoaudiólogo para que o diagnóstico de sua alteração seja esclarecido. Não existe um exercício que sirva para todos os casos, por essa razão eu o aconselho a procurar um profissional para te avaliar e assim juntos vocês conseguirem trabalhar a aquisição deste som.
      Abraços
      Erica Sitta

  21. Dr.me ajudar meu filho tem nove anos tem dificuldade para fala correta.a língua dele não é pregada oque eu faço. É urgente tem dificuldade na escola

    • Olá Sabrina, tudo bem?
      Eu aconselho você levar seu filho a uma avaliação fonoaudiológica. Possivelmente trocas na fala são transferidas para a escrita também. Um fonoaudiólogo poderá ajudar seu filho a se reabilitar.

      Abraços
      Erica Sitta

    • Oi Dulcimar, obrigada por sua visita.

      Se seu filho está apresentando apenas esta troca na fala vai ser rapidinho de corrigir.
      Te oriento a levá-lo para uma avaliação fonoaudilógica para saber qual é a causa dessa alteração e saber como reabilitar.

      Abraços
      Erica Sitta

  22. Olá, Mto boas as orientações!
    Meu filho tem dificuldade de
    Pronunciar os encontros consonatais em L e R. Gostaria de saber se teria algum exercicio específico para esse problema?
    Obrigada!

    Marlua.

    • Olá Marlua, tudo bem? Que bom que você passou por aqui, obrigada por sua visita.

      É muito difícil orientar exercícios em saber qual é a causa original do problema. Pois crianças podem ter a mesma alteração de fala por diferentes motivos.

      Eu te oriento a levá-lo para uma avaliação fonoaudiológica para depois do diagnóstico, poder ter um trabalho de reabilitação adequado.

      Abraços
      Erica Sitta

Deixe uma resposta

