Terapia: Estimulação do fonema /ʃ/

O fonema /ʃ/ é conhecido pelo som da letra “CH”

Informações sensoriais

fonema ʃTátil – Fricção da corrente de ar restrita através da língua, palato, alvéolos e dentes frontais; bordas da língua contra a face interna dos molares superiores.

Visual –  Arredondamento e protrusão dos lábios; estreita abertura entre os dentes.

Audição – Audível (chiado).

Cinestésica –  Algum feedback do estriamento e convexidade da língua, bem como de sua elevação, com a superfície frontal numa posição mais posterior do que para a produção /s/; arredondamento e protrusão dos lábios.

*************************************************************************************************

Algumas sugestões para o desenvolvimento

– Imitar o modelo do terapeuta, evitando pressão excessiva na produção. Usar espelho, se necessário, para mostrar a protrusão dos lábios e a ligeira abertura dos dentes.

– A emissão da corrente de ar contínua, sentindo o ar nas costas da mão. Compará-la com a saída de ar no fonema /s/ que ocorre em menor quantidade e /ʃ/. Mostrar o fenômeno por impressão visual, movimento de peninhas, chama, tiras de papel etc. Evitar emissão repentina do sopro.

– Desenvolver propriocepção e tonicidade adequadas dos lábios e língua.

– Treinar, em caráter preparativo , a inspiração e expiração, aumentando-se gradualmente o tempo de expiração em forma de sopro.

– Desenvolver a propriocepção dos pontos de contato do /ʃ/, passando a espátula, creme de chocolate, gelatina em pó etc., nas bordas da língua e face interna dos dentes superiores laterais, fazendo o paciente contatuar os pontos estimulados.

– Demonstrar a maneira de produção por analogia com o  /s/ : partindo da postura da língua para esse fonema, fazer o paciente retrair um pouco sua língua, elevando a ponta para a posição mediana dentro da cavidade oral. Ao mesmo tempo, protruir os lábios e soprar. Cuidar, observar, que o leve movimento para trás e para cima da ponta da língua, não prejudique a oclusão lateral da passagem do ar.

– Demonstrar o local de produção, vagarosamente, dando um exagero visual da formação do som com a boca bem aberta, o terapeuta mostra a língua com sua frente bem ampla, em posição média na cavidade oral; a seguir, com vogal, estreitar a abertura da boca, mantendo a língua no lugar, para a posição normal; protruir e arredondar os lábios. Produzir então o /ʃ/. Fazer o paciente tentar imitar sua produção usando um espelho, se necessário.

– Da mesma forma que em /s/, mostrar e estimular a área central do dorso da língua para que o paciente não toque no palato, formando , desse modo um canal central para a passagem do ar. (Veja sobre o /s/ em:  https://ericasitta.wordpress.com/2013/06/16/estimulacao-do-fonema-s/)

– Demonstrar por desenhos, os pontos de contato e a postura da língua.

– Manipular a língua para a posição apropriada usando as etapas para produção:

  • fazer o paciente imitar a abertura da boca do terapeuta (cerca do espaço de dois dedos entre os dentes).
  • Protruir a língua em ponta, colocar a ponta do dedo indicador contra a ponta da língua; suavemente empurrá-la para dentro da boca (tendo-se o cuidado para não deixá-la enrolada para cima), até que a frente da língua, ampla, seja observada.
  • Fazer o paciente, vagarosamente, protruir os lábios enquanto o dedo mantém a língua na posição anterior.
  • Aproximar, com suavidade, os dentes ao dedo e tentar produzir o /ʃ/ ainda com o dedo mantendo a língua na mesma posição. Remover o dedo, deixando a língua no lugar e emitir novamente o /ʃ/.
  • A abertura dos dentes pode ser reduzida mais adiante para que se consiga uma produção melhor.
  • Repetir o exercício até o paciente produzir o “CH” corretamente. Usar um espelho, se necessário.

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta .

Bibliografia

Spinelli VP, Massari IC, Trenche MCB. Temas em Fonoaudiologia. 9ª ed.
São Paulo: Loyola; 1989. Cap. Distúrbios Articulatórios.

3 respostas em “Terapia: Estimulação do fonema /ʃ/

  1. Se a pessoa já tem instalado o som de “s” que é em forma de um sorriso. Emitir o som de “s” e com as pontas dos dedos segurar na bochecha (polegar de um lado e os outros dedos do outro lado) e ir apeoximando os dedos fazendo o sorriso virar um bico, automaticamente sai o som desejado “ch”
    Pode-se notar q o ar no som do “s” é frio e do “ch” é quente.

  2. Oi… Alguém tem uma forma simples de como explicar pontos onde a língua encosta ao emitir o som do “ch”?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s