Terapia: Estimulação do fonema /z/

Informações sensoriais

Letra zTátil – Fricção suave da corrente de ar restrita através dos alvéolos, dentes frontais e língua; a ponta da língua toca os dentes frontais inferiores; as bordas da língua tocam os alvéolos e dentes.

Visual –  Estreita abertura entre os lábios e entre os dentes frontais.

Audição – Fricção e sonorização audíveis.

Cinestésica – Muito pouco feedback do estriamento longitudinal da língua e elevação de seu dorso.

*************************************************************************************************

Algumas sugestões para o desenvolvimento

– Desenvolve-lo por analogia com o fonema /s/, demonstrando a presença de sonorização na emissão do /z/.

– Perceber a suave corrente de ar na superfície da mãe. Esta corrente será bem mais fraca do que no fonema /s/. Fazer o paciente comparar todas essas pistas em si mesmo, ressaltando o momento em que ele trocar o /z/ para o /s/.

– Demonstrar a maneira de produção por analogia com o /v/, quanto ao sopro contínuo e constrição da corrente de ar. Constratar, então, o /v/ com o /f/ e, em seguida, o /z/ com o /s/.

– Todos os exercícios preparatórios utilizados no treino do /s/ para se conseguir boa propriocepção e tonicidade da língua e lábios, bem como sopro contínuo, podem ser considerados pré-requisitos para desenvolver o /z/.

– Podemos seguir todos os exercícios utilizados no treino na colocação do fonema /s/, acrescentando-se a todos a sonorização contínua para a produção do /z/. Evitar a produção do /z/ com força igual à do fonema /s/.

Veja as dicas do fonema /s/ em: https://ericasitta.wordpress.com/2013/06/16/estimulacao-do-fonema-s/

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta .

Bibliografia

Spinelli VP, Massari IC, Trenche MCB. Temas em Fonoaudiologia. 9ª ed.
São Paulo: Loyola; 1989. Cap. Distúrbios Articulatórios.

4 respostas em “Terapia: Estimulação do fonema /z/

  1. Muito bom!
    Meu paciente tem 5 anos e não está conseguindo fazer a vibração /z/. peço pra ele imitar uma abelha, e quando ele faz não ocorre a vibração…já mostrei a ele a diferença entre o /s/ e /z/ colocando a mãozinha dele na minha laringe, mas nada…vc tem alguma dica?

    • Oi Sara,
      Você já tentou mostrar para o seu paciente a diferença entre o som do /f/ e do /v/ ? Mesmo que este não seja o fonema alvo, acredito que valha a pena começar com esses que são mais fáceis de visualizar por terem o ponto de articulação na região anterior da boca.

      Volte sempre!
      Abraços,
      Erica Sitta

  2. Tenho grande dificuldade com esses fonemas, nossa, dessonorizar é um dos processos mais difíceis de modificar, queria dicas também, tenho feito o trabalho com consciência fonológica, usado a percepção tátil e não tem adiantado!

    • Olá Amanda,
      É muito importante você ter um correto diagnóstico de sua alteração, pois a terapia é baseada nesses achados. Se o trabalho com consciência fonológica não está surtindo efeitos positivos eu sugiro você procurar alguém especializado em Motricidade Orofacial para ver a questão fonética.

      Abraço
      Erica Sitta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s