Estimulação do fonema /G/

Informações sensoriais

letra gTátil – Fechamento do dorso da língua no véu ou palato dá pequena informação; vibração da sonorização pode ser sentida antes da explosão. OBS.: o ponto de contato do véu ou palato duro varia de acordo com as vogais vizinhas.

Visual – Lugar de posição visível apenas com abertura exagerada da boca.

Audição – na sílaba, a vibração da laringe pode ser ouvida, mas a duração é muito breve.

Cinestésica – O fechamento é mais leve, com menor pressão e duração do que no /k/

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Algumas sugestões para o desenvolvimento

– Imitar o modelo do terapeuta em sílabas; evitar a abertura exagerada da boca e pressão excessiva na produção. Produzir uma série de fechamentos /G/ com voz contínua (gugugugugugugu).

– Demonstrar o ponto e modo de articulação do /G/ por analogia com o som /k/, diferenciando-o deste pela ausência de explosão forte e presença de sonorização.

– Demonstrar por impressão tátil, a vibração da sonorização, colocando a mão do paciente no pescoço e bochechas do terapeuta e em seu pescoço e bochechas para perceber a diferença. Essa diferença é importante quando o paciente substitui o /G/ pelo /k/. Fazê-lo tentar a sonorização com os OFA (órgãos fono articulatórios) posicionados para a produção do /k/ e então, explodir o ar. Veja mais em https://ericasitta.wordpress.com/2012/07/27/descubra-o-que-e-traco-de-sonoridade/

– Desenvolver /G/ em associação com a vogal /i/, na qual a posição da língua está muito próxima ao véu-palato.

– Todo o trabalho de propriocepção e tonicidade de língua, propriocepção de palato e pressão intra oral desenvolvidos no treino do /k/ são necessários para se desenvolver o /G/. Assim, também serão de ajuda movimentos e posturas de OFAs.

– Enquanto o paciente tenta produzir o /d/, manter a ponta da língua para baixo atrás dos incisivos inferiores com o auxílio do dedo ou espátula. O dorso da língua não deve mover-se para frente. Após várias repetições desse exercício fazer o paciente tentar a produção sem a ajuda dos recursos citados.

– Levar o paciente a produzir o /n/. Enquanto está sendo produzido, fazê-lo ocluir as narinas rapidamente com os dedos, continuando a sonorização e forçando, assim, a separação do véu e dorso da língua.

OBS.: Pode-se utilizar todos os artifícios para se desenvolver o /k/ no emprego do /G/ acrescentando sonorização continuada.

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Bibliografia

Spinelli VP, Massari IC, Trenche MCB. Temas em Fonoaudiologia. 9ª ed.
São Paulo: Loyola; 1989. Cap. Distúrbios Articulatórios.

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Sobre Erica Sitta

Sou Fonoaudióloga formada pelo Centro Universitário de Araraquara (UNIARA). Pós-graduada em Motricidade Orofacial; Atuação em Motricidade Orofacial em casos Odontológicos; Voz; Neurociência e processo de envelhecimento cerebral pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). Formação em Thai Massagem, Massagem com pedras frias e quentes e também em Bambuterapia. Pós-graduada em Biopsicologia: Ciência do corpo e da mente pelo Instituto Visão Futuro. Mestre em Ciências (Atuação em Saúde Coletiva) pela Universidade de São Paulo (FOB/USP). Professora de Hatha e Tantra Yoga.

3 respostas em “Estimulação do fonema /G/

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