Terapia: Estimulação do fonema /k/

Informações sensoriais

letra kTátil – Fechamento da parte posterior do dorso da língua, no véu ou palato, dando pequena informação por essa pista. OBS.: O ponto de contato no véu ou  palato duraria de acordo com as vogais vizinhas.

Visual – Por ser um fonema produzido na região posterior da cavidade oral, seu lugar de produção só é visível com abertura exagerada da boca.

Cinestésica – Levantamento da parte posterior do dorso da língua, dando pequena informação.

*************************************************************************************************

Algumas sugestões para o desenvolvimento

– Imitar o modelo do terapeuta, evitando a abertura exagerada da boca (se necessário segurar o queixo), o que dificultará a oclusão total do ar. OBS.: Por suas muito pobres características sensoriais, o /k/ é um fonema difícil de se desenvolver por imitação.

– Desenvolver a nível proprioceptivo o ponto de articulação. Para isso, passar espátula, creme de chocolate, groselha, etc., nos locais correspondentes no palato e dorso da língua. Ou também, fazer gargarejo para conscientização do ponto em nível inconsciente.

– Desenvolver pressão intra-oral, levando o paciente a ocluir a passagem do ar, ao colocar o dorso da língua no palato nos pontos já sensibilizados. Fazer em seguida, com que o paciente sopre o ar expirado que pressionará a cavidade ocluída. Se houver escape do ar pelo nariz, tampar as narinas.

– Desenvolver boa propriocepção e tonicidade de toda estrutura da língua.

– Fazer movimentos preparatórios, mostrando a variação da posição da língua: ora da ponta nos alvéolos com o dorso rebaixado, ora da ponta atrás dos dentes inferiores e o dorso no palato (movimento de barquinho).

– Desenvolver o /k/ em associação com a vogal /i/, em cuja produção a lígua está muito perto do véu-palato, ajudando a evitar o abaixamento excessivo do queixo na produção do /k/. O fechamento do /k/ nas sílabas ik ou ki, provavelmente, dá-se na parte posterior do palato duro mais do que no véu, evitando-se o ruído indesejado do fechamento na parte posterior do véu e úvula.

– Enquanto o paciente tenta produzir o /t/, manter a ponta da língua para baixo com o auxílio do dedo ou espátula atrás dos dentes incisivos inferiores e não deixar a parte de trás da língua mover-se para fora. Após várias repetições desse exercício, em que o paciente atuou junto com o terapeuta ou sozinho levá-lo a tentar produzir o som sem os recursos auxiliares.

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta .

Bibliografia

Spinelli VP, Massari IC, Trenche MCB. Temas em Fonoaudiologia. 9ª ed.
São Paulo: Loyola; 1989. Cap. Distúrbios Articulatórios.

30 respostas em “Terapia: Estimulação do fonema /k/

  1. Gostei muito daqui! Gostaria que você me indicasse livros ou artigos sobre essa parte de instalar e fixar os fonemas. obrigada!

    • Olá,
      Essa bibliografia consultada é antiga porém muito boa em exemplificação. Entretanto, realmente, são pouquíssimas as fontes que conheço para terapia/ prática. Tento juntar tudo o que tenho estudado para facilitar a todos, que acompanham o blog, a se inspirarem na ajuda ao seus pacientes. Apareça mais vezes por aqui… falarei de todos os fonemas!
      Abraço
      Erica Sitta

      • Eu não falo corretamente palavras como : Macaco, Café , Ganhou etc .. Emitor o K (Q) e o G
        será que você poderia me ajudar , indicando alguns exercicíos ?

      • Obrigada, encontrei o livro e ele é bem antigo mesmo! Mas muito bom!

      • Oi Luisa. Obrigada pela visita. Existem vários exercícios para a aquisição até a instalação desse fonema que você tem dificuldades… porém não sei qual é o motivo pelo qual você não o produz, então eu recomendo você passar por uma avaliação fonoaudiológica para compreender seu caso. Senão qualquer exercício poderia ser a toa e sem resultados satisfatórios. Desculpe não poder ajudar online.

        Tenha uma ótima semana.
        Abraço
        Erica Sitta

      • Hum , quando eu paro pra conversar com calma , eu consigo falar a palavra corretamente, mas mesmo assim forçando um pouco … Mais quando eu falo com calma devagar , eu falo certo, porém forçando um pouco para a palavra sair corretamente .. Se você poder me indicar alguns exercicios eu ficaria muito Feliz. Aguardo sua resposta . Òtima semana pra vc tmb, Adorei o site, Beiijos . Date: Sat, 5 Apr 2014 23:29:32 +0000 To: marialuiza1908@hotmail.com

      • Hum , quando eu paro pra conversar com calma , eu consigo falar a palavra corretamente, mas mesmo assim forçando um pouco … Mais quando eu falo com calma devagar , eu falo certo, porém forçando um pouco para a palavra sair corretamente .. Se você poder me indicar alguns exercicios eu ficaria muito Feliz. Aguardo sua resposta . Òtima semana pra vc tmb, Adorei o site, Beiijos .

      • Hum , quando eu paro pra conversar com calma , eu consigo falar a palavra corretamente, mas mesmo assim forçando um pouco … Mais quando eu falo com calma devagar , eu falo certo, porém forçando um pouco para a palavra sair corretamente .. Se você poder me indicar alguns exercicios eu ficaria muito Feliz. Aguardo sua resposta . Òtima semana pra vc tmb, Adorei o site, Beiijos .

        From: marialuiza1908@hotmail.com To: comment+rh1ytq4-d2aqj-e9ev-sqn7k955tpnpiu8-cka8w9o0oa30ww-@comment.wordpress.com Subject: RE: [Novo comentário] Terapia: Estimulação do fonema /k/ Date: Thu, 10 Apr 2014 00:54:11 +0300

        Hum , quando eu paro pra conversar com calma , eu consigo falar a palavra corretamente, mas mesmo assim forçando um pouco … Mais quando eu falo com calma devagar , eu falo certo, porém forçando um pouco para a palavra sair corretamente .. Se você poder me indicar alguns exercicios eu ficaria muito Feliz. Aguardo sua resposta . Òtima semana pra vc tmb, Adorei o site, Beiijos . Date: Sat, 5 Apr 2014 23:29:32 +0000 To: marialuiza1908@hotmail.com

      • Hum , quando eu paro pra conversar com calma , eu consigo falar a palavra corretamente, mas mesmo assim forçando um pouco … Mais quando eu falo com calma devagar , eu falo certo, porém forçando um pouco para a palavra sair corretamente .. Se você poder me indicar alguns exercicios eu ficaria muito Feliz. Aguardo sua resposta . Òtima semana pra vc tmb, Adorei o site, Beiijos .

  2. OLA ERICA, ADOREI SEU SITE!!! OTIMAS DICAS!!! ESTOU COM UMA PACIENTE DE 04 ANOS QUE APRESENTA DISTORÇÕES DOS FONEMAS, TODOS VIRAM FONEMA /K/, NAO ESTOU CONSEGUINDO INIBIR A PRODUÇÃO DO /K/. QUANDO EM TREINO ISOLADO DO FONEMA ELA O PRODUZ CORRETAMENTE, MAS NA HORA DE LEVAR PARA A SÍLABA O TRANSFORMA EM /K/. TEM ALGUMA DICA??? ME AJUDE!!! OBGDA GRAZIELA

    • É necessário compreender se está na hora de começar a trabalhar com este fonema ou se é preciso voltar um pouquinho mais e treinar os mais simples.. Lembrando que existe mesmo um tempo para ocorrer a fixação e que este tempo está relacionado a criança; tanto pela aquisição deste fonema quanto pelo tempo de treino articulatório.
      Procure investigar a deglutição desta criança, talvez tenha algum comprometimento também.
      Se a mobilidade da língua e o seu tônus estiverem adequados, bem como as funções estomatognáticas, ao trabalhar o modelo do ponto articulatório a criança logo mais aprenderá.
      Abraços
      Erica Sitta

  3. Olá Érica, tudo bem? Sou aluna de fonoaudiologia e gostaria de saber se você poderia me ajudar dando dicas de alguma terapia para instalar os fonemas /k/, /g/, /nh/?
    Pois tenho um trabalho para apresentar, e não tenho noção de como instalar esses fonemas.
    Desde já agradeço!

      • Bom dia!
        Tenho uma filha e ela faz troca de palavras que tem letra D,G,B.
        Preciso de uma orientação.
        Abraços

      • Olá Ivani. O importante é saber qual a idade de sua filha para relacionar com as trocas na fala. É fundamental uma avaliação fonoaudiológica caso a idade da criança já seja suficiente para a produção deste fonema.
        Abraços
        Erica Sitta

  4. Oi Érica, sou recém formada em fonoaudiologia e gostaria de uma ajuda. Tenho uma paciente com ronco nasal e golpe de glote, esse tipo de problema tem algum comprometimento dos nervos da laringe? Quais manobras usar para o tratamento. Desde já, obrigada.

    • Oi Mara. Obrigada por sua visita!
      Este seu paciente já passou por avaliação ORL? Qual tipo de exame foi realizado para ter chegado neste diagnóstico? Precisamos encontrar exatamente qual é o motivo deste ronco para aplicar um bom plano terapêutico.
      Abraços
      Erica Sitta

  5. Ola, adorei as dicas e já havia realizado todas com minha paciente antes mesmo de lê-las. Mas, mesmo assim minha P. não consegue realizar o K.. estou suando rsrs

    • Oi Cataryne, por ser um fonema que não dá pra ver muito bem… dificulta mesmo para eles entenderem o ponto.
      Daqui a pouco vocês conseguem… abraços.
      Erica Sitta

Deixe uma resposta

