Avaliação da Fala: Como fazer levantamento dos dados? (parte II)

A avaliação de fala deverá nos dar informações quanto ao nível receptivo (https://ericasitta.wordpress.com/2012/09/08/avaliacao-da-fala-como-fazer-levantamento-dos-dados/) e emissivo do paciente, para podermos concluir se as alterações são devidas à má discriminação auditiva e/ou a uma impossibilidade articulatória.

Este levantamento deverá apresentar:

Ao nível da emissão

Assim como as provas apresentadas, anteriormente, para avaliação da recepção também poderão serem utilizadas para o achado das trocas articulatórias.

  • Repetição de sílabas, vocábulos e frases de vocábulos com e sem sentido.

Podem ser dadas séries de sílabas, uma lista de palavras e várias frases para que o paciente as repita.

  • Produção de vocábulos: sem modelo do terapeuta

A nomeação de gravuras ou objetos a serem emitidas devem ser apropriadas ao nível de conhecimento do paciente.

Para este teste deve-se selecionar figuras claras. Lembrando que elas devem ser apresentadas uma por vez , havendo a necessidade de recortar o quadrado com a figura a ser trabalhada.

Um erro comum é utilizar gravuras contendo vários itens de interesse ou representando uma complexa coleção de coisas. Esse tipo de material provoca confusão e a figura colorida e de um único objeto é preferível. Para as crianças pequenas, a prova pode tornar-se figuras, objetos reais, que quando pequenos ou miniaturas, podem ser presos ás cartelas, assim como as gravuras.

  • Produção de frases: sem modelo do terapeuta

– Respostas a questões de adivinhação, ainda ao nível do vocábulo.

” Depois do banho, eu me enxugo com a ……………………….”.

” Estou com o dedo na ponta do ……………………………”.

– Elaboração de frases a partir de palavras dadas ou figuras apresentadas.

  • Produção de estórias: sem modelo do terapeuta

Elaboração de estória a partir de gravuras que, colocadas numa determinada sequência, sugerem uma estória; ou a partir de uma gravura que sugere um acontecimento.

  • Conversa

Esta prova falha na precisão ema vez que, para todos os sons aparecerem, ela consumiria muito tempo. Porém é justificada para observar o comportamento fonético e fonológico do falante.

Conclusão

A validade das provas estarão na avaliação conjunta das mesmas. Executando-se as provas de emissão devem conter vocábulos que nos deem amostra dos fonemas e suas combinações nas três posições possíveis na palavra: na sílaba inicial, medial e final; tônica, pré ou pós-tônica.

Feita a transcrição fonética deverão ser anotados os acertos e arros da seguinte forma:

  1. Quais os fonemas corretos e em que posição ocorreram na palavra
  2. Quais os fonemas errados, especificando-se a posição na palavra e o tipo de desvio:

Omissão: que poderá ser anotada com um (-).

Substituição: que poderá ser anotada com um  (/), colocando -se a esquerda o som correto e a direita o som emitido.

Distorção: onde se utilizará uma descrição ou símbolo pré-estabelecido que corresponda ao som produzido pelo paciente.

Adição: que poderá ser anotada com um (+) seguido do fonema inserido pelo paciente.

Transposição: que poderá ser anotada com um (/), onde a esquerda escreve-se a palavra correta e a direita a emissão errada.

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Bibliografia

Spinelli VP, Massari IC, Trenche MCB. Temas em Fonoaudiologia. 9ª ed.
São Paulo: Loyola; 1989. Cap. Distúrbios Articulatórios.

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