Avaliação Clínica da Deglutição I

Durante o processo de deglutição, avaliado clinicamente e por meio de filmagem, devem ser analisados os seguintes parâmetros definidos a partir das recomendações de Marchesan (1998), Cunha et al. (1999), Schindler (2002); Berretin-Felix (2005):

Escape oral anterior: “é definido como a ocorrência de escorrimento do alimento ou líquido pelos lábios, após a captação do bolo, geralmente por insuficiência do vedamento labial” (Padovani et al., 2007).

Participação excessiva da musculatura facial: considerada presente quando observada a contração excessiva, principalmente dos músculos orbicular da boca, mentual e/ou bucinador.

Movimento de cabeça: considerado presente para o sujeito que apresente movimentos de flexão, extensão, lateralização (Fioravanti, 2007) ou inclinação da cabeça durante a deglutição, estando relacionado a uma compensação na deglutição.

Participação excessiva da musculatura cervical: considerada presente diante da contração excessiva dos músculos esternocleidomastóideos e platisma, observável visualmente, podendo ser gerada associadamente à participação excessiva da musculatura perioral.

Resíduos em cavidade oral: verificado quando presente “o acúmulo de alimento em vestíbulo anterior, lateral, assoalho bucal e superfície lingual após a deglutição” (Padovani et al., 2007).

Refluxo Nasal: identificado pelo escape de alimento para a cavidade nasal durante a deglutição, decorrente de insuficiência ou incompetência do fechamento velofaríngeo (Padovani et al., 2007).

Alteração da ausculta cervical: determinada pela presença de ruídos na ausculta cervical da respiração relacionada à deglutição.

Alteração respiratória: considerada presente quando se observa modificação do padrão respiratório do sujeito avaliado, no que diz respeito ao ritmo e velocidade dos ciclos de inspiração e expiração, sugerindo penetração laríngea (presença de alimento nas pregas vocais após a deglutição), com ou sem aspiração (Mann et al., 1999).

Cianose: considerado presente na ocorrência de coloração azulada da pele da face e extremidades, causada pressões excessivas de hemoglobina desoxigenada nos plexos capilares e venosos (Padovani et al., 2007).

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta .

Bibliografia

Marchesan IQ. Deglutição – Diagnóstico e Possibilidades Terapêuticas. In: ______. Fundamentos em Fonoaudiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1998. p.51-8.

Cunha CC, Zuccolotto MCC. Prótese total: avaliação e tratamento dos usuários. In: Felício, C.M. Fonoaudiologia aplicada a casos odontológicos: motricidade oral e audiologia.  São Paulo: Pancast; 1999. p.197-222.

Schindler JS. Swallowing disorders in the elderly. The Laryngoscope. 2002;112(4):589-602.

Berretin-Felix G. Efeito da reabilitação oral implanto-suportada sobre a deglutição, o estado nutricional e a qualidade de vida de indivíduos idosos [tese]. Botucatu (SP). Faculdade de Medicina de Botucatu. Universidade Estadual Paulista; 2005.

Padovani AR, Moraes DP, Mangili LD, Andrade CRF. Protocolo fonoaudiológico de avaliação do risco para disfagia (PARD). Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2007;12(3):199-205.

Fioravanti, M.P. Caracterização e classificação da deglutição orofaríngea do idoso institucionalizado: avaliação clínica fonoaudiológica [dissertação]. Botucatu (SP). Faculdade de Medicina de Botucatu. Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. 2007.

Mann G, Hankey GJ, Cameron D. Swallowing function after stroke: prognosis and prognostic factors at 6 months. Stroke. 1999;30:744-48.

7 respostas em “Avaliação Clínica da Deglutição I

  1. Pingback: Avaliação Clínica da Deglutição II | Fonoaudiologia por Erica Sitta

  2. Pingback: Terapia em deglutição I | Fonoaudiologia por Erica Sitta

  3. Adorei tudo muito bem explicado muito melhor do que as aulas em sala.parabéns muito feliz em poder participa obrigada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s