O perfeito funcionamento da deglutição e suas fases

Para melhor compreendermos o processo da deglutição, este será dividido em quatro
fases.

Por Marchesan:

A primeira é a preparatória, momento em que preparamos o alimento mordendo-o e mastigando-o para que o mesmo possa ser transformado em um bolo homogêneo, facilitando a deglutição.

A segunda fase é a oral. Após o alimento ter sido preparado, este será posicionado sobre a língua que se acoplará ao palato duro, iniciando um movimento ondulatório de frente para trás para levar o bolo para o fundo da boca. Quando o alimento sólido, ou líquido, em conjunto com o dorso da língua, toca os pilares anteriores, desencadeia-se o reflexo de deglutição propriamente dito. Este é acionado inicialmente pelo IX par que é o glossofaríngeo. Neste momento inicia-se a terceira fase da deglutição, que é a faringeana.

              

Na fase faríngea, o palato mole se fecha, evitando a passagem do bolo para a nasofaringe. A parede posterior da faringe vem para a frente espremendo o bolo contra o dorso da língua. O alimento não poderá subir, uma vez que o palato mole está fechado, e nem retornar para a boca, uma vez que o dorso da língua está impedindo a passagem para a cavidade oral. Portanto, o alimento terá que descer. Ocorre o fechamento da glote, realizado pela epiglote e também o fechamento das pregas vocais.
Todas estas ações são necessárias para que não haja passagem do bolo para a via aérea. Neste instante, haverá a elevação da laringe facilitando este fechamento, que será concomitante à abertura do músculo cricofaríngeo para que o alimento possa entrar no esôfago. Esta passagem do bolo, da faringe para o esôfago, dá inicio à última fase, que é a esofágica.

           

A fase esofágica envolve contrações musculares que fazem a propulsão do bolo através do esfíncter esofágico superior até o estômago.

Deglutição Normal

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta .

Bibliografia

Marchesan > ttp://www.cefac.br/library/artigos/9e89fc59acbd3e0a12444e910760ba87.pdf

Imagens > http://www.wwow.com.br/portal/includes_popup/imprimir2.asp?secao=1&id=43

3 respostas em “O perfeito funcionamento da deglutição e suas fases

  1. Pingback: Qual é o controle neurológico nas Fases da Deglutição? | Fonoaudiologia por Erica Sitta

  2. Pingback: As diferentes avaliações da deglutição | Fonoaudiologia por Erica Sitta

  3. olá, sou fono e trabalho com diasfagia também, acho que podemos trocar algmas idéias!!! muito bom seu blog. Abs, Patricia (POA,RS)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s