Quais músculos usamos para mastigar? E como eles funcionam?

Os músculos da mastigação são pares e se inserem na mandíbula. São eles:

  • Masseter
  • Temporal
  • Pterigóideo Medial
  • Pterigóideo Lateral

Estes músculos agem na articulação temporomandibular (ATM) e são responsáveis pelo fechamento da boca, deslizamento da mandíbula para frente ou para trás e por seu desvio lateral.

Todos os músculos da mastigação são inervados pelo nervo mandibular, ramo do trigêmeo ou V par craniano.

Anatomia e Funções:

  • Músculo Masseter: ergue a mandíbula e tem ação de fechar a boca.

O músculo masseter apresenta uma forma retangular, sendo um músculo extremamente forte. É constituido por duas partes: uma superficial (1) e outra profunda (2). A inervação do masseter provém do nervo massetérico (n. trigêmeo), e sua irrigação arterial da artéria massetérica (a. maxilar).

  • Músculo Temporal: levanta a mandíbula; ação de fechar a boca; retrusão da mandíbula: ação de tracionar a mandíbula para trás.
O músculo temporal apresenta a forma de um leque, sendo coberto por uma fáscia muito densa, denominada fáscia temporal. Suas fibras apresentam 3 sentidos: anterior (1), média (2) e posterior (3). Sua inervação provêm dos nervos temporais (nervo trigêmeo), e sua vascularização das artérias temporais profundas posterior e anterior, ambas ramos da artéria maxilar.
          
  • Músculo Pterigóideo Medial: elevação da mandíbula: ação de fechar a boca.
O músculo pterigóideo medial também é um músculo retangular, com fibras curtas e trançadas. Na sua origem o pterigóideo medial relaciona-se lateralmente com o músculo pterigóideo lateral. A inervação deste músculo é dada pelo nervo pterigóideo medial (trigêmeo), e a vascularização pelos ramos pterigóideos da artéria maxilar.
  • Músculo Pterigóideo Lateral: protrusão, lateralização e depressão da mandíbula.
O músculo pterigóideo lateral apresenta duas cabeças, a superior (1) e a inferior (2). Ambas as cabeças se inserem por meio de fibras tendinosas na fóvea pterigóidea do colo da mandíbula. Uma pequena parte das fibras da cabeça superior (1) insere-se também na porção anterior da capsula articular e dai no disco articular da ATM. A inervação deste músculo é dada pelo nervo pterigóideo lateral (trigêmeo), e a vascularização pelos ramos pterigóideos da artéria maxilar.
Para assistir 
Visualize os músculos da mastigação em vídeo.

 

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta .

Bibliografia

14 respostas em “Quais músculos usamos para mastigar? E como eles funcionam?

  1. me parece muy bueno! me gustaría a demas conocer algunos ejercicios que ayuden a fortalecer los procesos de masticación, como movilidad mandibular entre otros😀

  2. Eu as vezes sinto dores no meu ouvido, e o médico disse q é devido ao formato da minha arcada dentária q é projetada para frente. Eu teria q fazer uma cirurgia.

    • Oi Adriana! Se quiser receber o material do nosso blog no seu e-mail , basta se inscrever na caixinha SEGUIR…😉 Assim fica mais fácil de acompanhar as novidades.
      Obrigada por sua visita!
      Erica Sitta

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s