Qual a importância da mastigação???

Como visto anteriormente, a função respiratória nasal é responsável por aquecer, limpar, umidificar e direcionar o ar inspirado nos fornecendo a função olfatória e energia prânica.

Os distúrbios respiratórios podem variar desde obstrução nasal até um hábito adquirido (Di Francesco, R. C.; Passerotii, G.; Paulucci, B. e Miniti, A., 2004). Dentre as sequelas da respiração oral, tem-se atresia maxilar, com consequente palato ogival e mordida cruzada posterior, lábios hipotônicos posteriorização da mandíbula, vestibularização exagerada dos dentes ântero-superiores, incompetência labial quando em repouso, aumento do terço inferior da face, sorriso gengival, narinas estreitas e inclinadas para cima, acompanhadas de ângulo nasolabial aberto, ressecamento dentário, ficando mais expostos à cárie e as inflamações gengivais. (Poetsch, 2000; Ferreira, 1997; Parolo e Bianchini, 2000).  Portanto, qualquer alteração respiratória deverá ser tratada o mais rápido possível para não influenciar alterações mastigatórias.

À medida que a criança vai se desenvolvendo, começa a manifestar uma atividade alimentar mais complexa, assim, a mastigação age no crescimento e desenvolvimento deste como um estímulo na continuidade e manutenção da saúde dos músculos, articulações e periodonto, principalmente para a vida adulta.

A mastigação dá continuidade ao desenvolvimento e estimulação da musculatura

orofacial, sendo também responsável pelo desenvolvimento dos ossos maxilares e da adequada oclusão, e pelo equilíbrio muscular funcional. Seus movimentos precisos e coordenados são importantes para a deglutição normal e para a fala (TASCA, 2002).

A mastigação envolve o início do processo digestivo. É pela trituração do alimento em partículas menores a partir da movimentação mandibular, funcionamento de articulações temporomandibulares (ATM), e da atividade muscular facial e oral que o alimento poderá chegar até o estômago já em mistura alimentar por interferência da produção e assimilação de saliva.

Durante a mastigação, os movimentos mandibulares devem ter força e serem simétricos. Proporcionando um equilíbrio estético facial e harmônico. Além de que uma mastigação ineficiente leva a problemas digestivos podendo ocasionar no estômago maior produção de gazes e de azia.

Fan Page no Facebook

Para ajudar em sua pesquisa e consulta em Fonoaudiologia criamos uma Fan Page no Facebook. Nesta página, publicações serão expostas e comentadas em Educação Continuada, podendo estreitar perguntas e respostas e ainda tirar as muitas dúvidas de sua terapia fonoaudiológica. Venha participar você também!

Curta: https://www.facebook.com/fonoaudiologiaericasitta .

Bibliografia

Di Francesco Renata C., Passerotii Gustavo, Paulucci Bruno, Miniti Aroldo. Respiração oral na criança: repercussões diferentes de acordo com o diagnóstico. Rev. Bras. Otorrinolaringol.  [serial on the Internet]. 2004  Oct [cited  2012  Feb  10] ;  70(5): 665-670. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72992004000500014&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992004000500014.

Poetsch, H.: Hábitos orais. RJ: Rev Bras Odonto, Vol 25, Número 150, p. 72/77, 2000.

Ferreira, M. A.: Hábitos bucais no contexto da maturação. Curitiba: J Brás Ortodont Ortop Max, Vol 2, Número 9, p. 11/16, 1997.

Parolo A. M. F.; Bianchini, E. M. G.:  Pacientes portadores de respiração bucal: uma abordagem fonoaudiológica. Maringá: Rev Assoc Paul Cir Dent, Vol 5, Número 2, p. 76/81, 2000.

Tasca EMT. Programa de aprimoramento muscular em fonoaudiologia estética facial (PAMFEF). Barueri: Pró-Fono; 2002.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s