Terapia respiratória (parte VI) – Respiratórios do Yoga

Retenções com ritmo

 Após o aperfeiçoamento das técnicas citadas no post anterior (https://ericasitta.wordpress.com/2012/01/19/terapia-respiratoria-parte-v-respiratorios-do-yoga/), o praticante deverá incluir a contagem de ritmo em seu treino respiratório.

Quando realizamos exercícios com a contagem de ritmo, trabalhamos nossa concentração e foco. Pode-se também avaliar o avanço do praticante nas técnicas respiratórias.

Utilização de ritmo no Yoga

Cada pessoa tem uma capacidade diferente para realizar os exercícios respiratórios, devido a isto deve-se levar em conta o sexo, a idade, o condicionamento físico e por fim o tempo de prática de exercícios respiratórios.

Por isso costuma-se criar uma proporção a qual poderá ser adaptada a cada praticante.

Exemplo: ritmo 3:0:3:0 (em segundos)

O primeiro numero diz respeito ao tempo de inspiração, o segundo ao tempo de retenção com os pulmões cheios, o terceiro ao tempo de expiração e o quarto ao tempo de retenção com os pulmões vazios. Ou seja, inspiramos na contagem de 3 segundos, não retemos tempo com os pulmões cheios, expiramos na mesma contagem da inspiração (3 segundos) e não retemos com os pulmões vazios.

A quantidade de segundos realizada em cada etapa deve variar entre 3 a 8 segundos dependendo do praticante e/ou da orientação dada pelo fonoaudiólogo. Quando o praticante conseguir realizar contagens adiantadas (a mais de 8 segundos) é hora de usar ritmos mais avançados (não trataremos deles aqui neste post).

Exemplo: ritmo 3:3:3:3 (em segundos)

Significa que vamos utilizar a mesma contagem em todas as etapas da respiração. Ou seja, inspira-se em 3 segundos, retem-se com os pulmões cheios em 3 segundos, expira-se em 3 segundos e retem-se com os pulmões vazios em 3 segundos.

  •  Kumbhaka – Respiratório completo com retenção e ritmo

kumbhaka é compreendido como uma apnéia voluntária e com ritmo. Em outras palavras, o exercício consiste em ritmicamente inspirar, prender o ar nos pulmões e expirar, recomeçando novo ciclo.

Variação 1 – inspiração, retenção com ar, expiração

Sugestão de ritmo 3:3:3:0 (em segundos)

  • Depois da desobstrução das vias aéreas, sente-se em uma posição confortável com a coluna ereta e os olhos fechados.
  • Inicie a inspiração (puraka) em 3 segundos, inspire lento e profundamente, observe o ar entrando.
  • Depois de ter os pulmões cheios de ar, retenha com os pulmões cheios (kumbhaka) pelo tempo de treinamento (3 segundos).
  • Comece agora a expiração (rechaka), que se completará quando você tiver esvaziado seus pulmões em 3 segundos.
  • Inicie novamente (nesta variação não realizamos a retenção sem ar)

Faça por 3 minutos.

Obs: Conforme o praticante treinar este respiratório, seu aprimoramento exigirá o aumento de tempo em cada etapa, sempre mantendo a mesma proporção. Atentando-se ao ritmo estabelecido.

Variação 2 – inspiração, retenção com ar, expiração e retenção sem ar

Sugestão de ritmo 3:3:3:3 (em segundos)

  • Depois da desobstrução das vias aéreas, sente-se em uma posição confortável com a coluna ereta e os olhos fechados.
  • Inicie a inspiração (puraka) em 3 segundos, inspire lento e profundamente, observe o ar entrando.
  • Depois de ter os pulmões cheios de ar, retenha com os pulmões cheios (kumbhaka) pelo tempo de treinamento (3 segundos).
  • Comece agora a expiração (rechaka), que se completará quando você tiver esvaziado seus pulmões em 3 segundos.
  • Uma vez com os pulmões vazios, realize a retenção sem ar (shunyaka) pelo tempo de 3 segundos. Quando precisar respirar reinicie o ciclo.

Faça por 3 minutos.

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  •  Sukha Purvaka ou Anuloma Viloma – Respiração alternada com ritmo

Sugestão de ritmo 3:3:3:3 (em segundos)

Tudo que foi dito sobre postura e ritmo é valido para o exercício de respiração polarizada. Acrescenta-se agora uma alternância, isto é, a ultilização de uma narina, enquanto a outra fica bloqueada.

Obs: Para fechar uma narina, deixando aberta a outra, dobre o dedo indicador e o médio de sua mão direita. Leve a mão à altura do nariz e, quando quiser fechar a direita, faça-o com o polegar e, quando quiser vedar a esquerda, use o anular que se acha unido com o mindinho.

  • Depois da desobstrução das vias aéreas, sente-se em uma posição confortável com a coluna ereta e os olhos fechados.
  • Obstrua a narina direita com o polegar da mão direita.
  • Inspira-se (puraka) com a narina esquerda.
  • Retenha com os pulmões cheios (kumbhaka) pelo tempo que for confortável
  • Alterne agora a narina em atividade. Obstrua a narina esquerda com o dedo anular e faça a expiração (rechaka) pela narina direita (com os pulmões cheios trocamos a narina em atividade).
  • Retenha com os pulmões vazios (shunyaka) pelo tempo que for confortável.
  • Inspire pela mesma narina que expirou, ou seja, inspire agora pela narina direita. (com os pulmões vazios não trocamos a narina em atividade)
  • Continue o exercício.

Lembre-se

Pulmões cheios – troca a narina em atividade

Pulmões vazios – não troca.

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Bibliografia

Andrade JH Filho. Autoperfeição com Hatha Yoga: um clássico sobre saúde e qualidade de vida. 48.ed. Rio de Janeiro: Nova Era; 2007. (Hermógenes)

De Rose A. Livro de Ouro do Yoga. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007. 371p.

Sinceros agradecimentos pela colaboração de Fernando Perri. http://www.yogabauru.com/

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