Terapia respiratória (parte III) – Respiratórios do Yoga

Lembre-se que a limpeza e desobstrução nasal são fundamentais na aplicação destas técnicas respiratórias para maior conforto ao paciente e aproveitamento dos benefícios dos exercícios. Estas instruções estão num post anterior (https://ericasitta.wordpress.com/2012/01/09/terapia-respiratoria-parte-ii/).

Como apresentado (https://ericasitta.wordpress.com/2011/12/26/respiracao-nao-e-apenas-um-fenomeno-fisiologico/) vimos que a respiração é mais que uma troca gasosa. Ela é também nossa fonte de energia biopsíquica que quando trabalhada de maneira consciente poderá ajudar a minimizar os efeitos do stress, a equilibrar e/ou alterar o padrão do fluxo dos pensamentos bem como as angustias mentais dando suporte para a harmonização das emoções.

O Yoga realiza a prática de exercícios respiratórios denominada Pranayama.

Pranayama é o controle (domínio e expansão) respiratório com plena capacidade de utilização consciente. É um recondicionamento respiratório. O treino desses exercícios podem conduzir o praticante a estados meditativos e de tranquilidade. Para a Fonoaudiologia, além dos benefícios citados, poderão ser exercícios aliados para a reabilitação de respiradores orais, terapias pós-cirúrgicas nasais ou até mesmo para o aprimoramento respiratório.

  • Respiração dinâmica I

Descrição:

  1. De pé, inspirar elevando lateralmente os braços estendidos simultaneamente
  2. reter o ar brevemente (1 a 5 segundos), tracionando os braços para cima
  3. expirar baixando os braços estendidos lateral e simultaneamente
  4. concluir o ciclo com uma breve retenção (1a 5 segundos) sem ar.

             

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  • Respiração dinâmica II

Descrição:

  1. De pé, inspirar elevando os braços pela frente do corpo até a altura dos ombros
  2. reter o ar fechando as mãos e movimentando os braços vigorosamente, flexionando os cotovelos e estendendo-os, trazendo as mãos até os ombros e voltando a estendê-los várias vezes antes de expirar; atenção para não estender completamente os braços, para a proteção das articulações do cotovelo.
  3. expirar lentamente, baixando os braços simultaneamente.

            

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  • Respiração dinâmica III

Descrição:

  1. De pé, inspirar elevando completamente os braços estendidos acima da cabeça na largura dos ombros
  2. reter o ar mantendo os braços estendidos, movimentá-los simultaneamente para baixo e para cima de forma circular (como uma hélice de avião), utilizando toda a articulação do ombro, executando várias vezes antes de expirar
  3. expirar lentamente, baixando os braços simultaneamente
  4. executar novamente, com a rotação dos braços no sentido inverso.
       
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  • Respiração dinâmica IV

Descrição:

  1. De pé, inspirar elevando simultaneamente os braços estendidos
  2. mantendo os braços acima da cabeça, entrelace os dedos deixando as palmas das mãos para cima.
  3. mantendo a posição de braços, expirar fazendo uma flexão lateral (da coluna ou do tronco) para a direita e retornar inspirando. Repita com a flexão lateral para o lado esquerdo
  4. depois de realizar vários ciclos para os dois lados, encerrar expirando e baixando os braços simultaneamente.

OBS: O movimento deve ser lateral, sem qualquer flexão anterior ou posterior da coluna. Exemplo com o braço estendido.

                  

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Essas técnicas aumentam a capacidade respiratória fortalecendo a musculatura das costas, abdome, e ombros bem como outros músculos utilizados nos tipos respiratórios (em razão do movimento contínuo dos braços em conjunto com a respiração).

Obs: Realizar com os pés afastados e paralelos, em respiração inferior ou completa, nasal e silenciosa.

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Bibliografia

De Rose A. Livro de Ouro do Yoga. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007. 371p.

Este livro online: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=BPjKHKTJe1wC&oi=fnd&pg=PA9&dq=De+Rose+A.+Livro+de+ouro+do+yoga&ots=tOopTAynY8&sig=c3HXsI7zr9xAhpHtsHjWLgCysko#v=onepage&q=De%20Rose%20A.%20Livro%20de%20ouro%20do%20yoga&f=true

Sinceros agradecimentos pela colaboração de Fernando Perri. http://www.yogabauru.com/

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